TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  23/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

1 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

São as formas de apresentação que a contabilidade utiliza para informar a situação de uma empresa, em termos patrimoniais, financeiros ou econômicos, em uma determinada moeda (EXPRESSÃO DE VALOR).

1.1 - BALANÇO PATRIMONIAL

Nesta demonstração estão evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido de uma empresa. Nela podemos atestar a situação patrimonial e financeira numa determinada data (POSIÇÃO ESTÁTICA).

1.1.1 - ATIVO

Compreende os bens e direitos de uma empresa (PATRIMÔNIO DA EMPRESA).

1.1.2 - PASSIVO

Compreende as obrigações a pagar que a empresa deve a terceiros (CAPITAL DE TERCEIROS).

1.1.3 - PATRIMÔNIO LÍQUIDO

É a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Compreende os investimentos realizados pelos proprietários (sócios ou acionistas) e os resultados acumulados por uma empresa desde sua fundação (CAPITAL PRÓPRIO).

1.2 - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

Nesta demonstração estão evidenciadas as Receitas, os Custos e Despesas e o Resultado entre eles (lucro ou prejuízo). Nela podemos atestar o desempenho econômico de uma empresa durante um certo período de tempo (POSIÇÕES ACUMULADAS).

1.2.1 - RECEITAS

São as entradas de elementos para o ativo, sob a forma de dinheiro ou de direitos a receber. A obtenção de receitas resulta no aumento do Patrimônio Líquido (ACRÉSCIMO DE PATRIMÔNIO).

1.2.2 - CUSTOS E DESPESAS

São o consumo de bens ou serviços que, direta ou indiretamente, deverá produzir uma receita. Podem ser a saída de elementos do ativo ou a entrada de elementos para o passivo. A apresentação de despesas resulta na diminuição do Patrimônio Líquido (DECRÉSCIMO DE PATRIMÔNIO).

1.3 - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

É uma demonstração contábil auxiliar que evidencia, de forma resumida, toda a movimentação ocorrida nas contas que formam o Patrimônio Líquido (capital, reservas e resultado acumulado) de uma data para outra (EVOLUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO CAPITAL PRÓPRIO).

1.4 - DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

É também uma demonstração auxiliar que evidencia as mutações ocorridas com as contas patrimoniais não circulantes e os seus efeitos no capital de giro (capital circulante líquido) de uma empresa em um determinado período. Nela constam elementos do Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado do Exercício e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido ordenados em forma de um fluxo de entradas e saídas de recursos dentro de uma empresa (FLUXO DE CAIXA).

1.5 - NOTAS EXPLICATIVAS

São informações que complementam as peças contábeis e fornecem os critérios contábeis utilizados para sua confecção (INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com