TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONÔMICA FINANCEIRA

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE ECONÔMICA FINANCEIRA

RESUMO

Através da análise das demonstrações contábeis de uma empresa podemos visualizar a sua situação econômica, patrimonial e financeira dentro do período analisado, gerando informações tanto para os gestores como também para a sociedade financeira, permitindo verificar a visão estratégica da empresa. Neste trabalho vamos apresentar ferramentas para que se possam fazer esses cálculos e assim também fazer a análise com maior probabilidade de confiança em seus resultados. Dentro deste trabalho foram utilizados indicies que evidenciam a real situação econômica financeira da empresa. A análise das demonstrações contábeis é como se fosse um instrumento gerencial, pois se bem realizado ajuda o administrador nas tomadas de decisões.

Palavra-chave:Análise das Demonstrações Contábeis, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

1. UNIVAG – Centro Universitário. Grupo de Produções Acadêmicas de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de CIC. Aluno da Disciplina projeto integrador IV, turma CIC 14/1 B. E-mail -marcio-pinho@hotmail.com

2. UNIVAG – Centro Universitário. Grupo de Produções Acadêmicas de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de CIC. Aluno da Disciplina projeto integrador IV, turma CIC 14/1 B. E-mail-rodolfo_leo25@hotmail.com

3. UNIVAG – Centro Universitário. Grupo de Produções Acadêmicas de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de CIC. Aluno da Disciplina projeto integrador IV, turma CIC 14/1 B. E-mail-rose.ax@hotmail.com

4. UNIVAG – Centro Universitário. Grupo de Produções Acadêmicas de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de CIC. Aluno da Disciplina projeto integrador IV, turma CIC 14/1 B. E-mail-wanessa.meireles@hotmail.com

5. UNIVAG – Centro Universitário. Grupo de Produções Acadêmicas de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de CIC.  Orientador Rodrigo Campos Martins Rodrigues.  E-mail r.campos.rodrigues@hotmail.com

INTRODUÇÃO

O artigo mostra a Análise das Demonstrações Contábeis, e sua importância para evidenciar a situação econômico-financeira das organizações. Tem como objetivo central fazer o estudo de caso da Companhia e assim podendo demonstrar através de cálculos e análises realizadas a partir das demonstrações repassadas pela a empresa e demonstrando um panorama econômico-financeiro da empresa.

Em um mercado competitivo todas as informações tem que ser precisas rápidas e eficazes, e assim buscando um melhor domínio acerca da organização e metodologia para incrementar os resultados. Baseando-se nas tendências de mercado pode-se observa o aprimoramento das empresas através das  Análises das Demonstrações Contábeis a fim de alcançar o patamar de excelência em seu negócio.

Com os resultados das análises das demonstrações contábeis, em mãos os administradores poderão usa-la como ferramenta muito importante que os auxiliarão a tomarem decisões as quais poderão alavancar a empresa para um patamar maior.

Mostrado assim para toda a sociedade investidora a capacidade da empresa em honrar compromissos assumidos e também a sua capacidade de ser uma empresa rentável geradora de rendimentos para os seus investidores. Já que dentro de todos os coeficientes analisados dará essa informação com um bom grau de confiabilidade.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 Conceito Balanço Patrimonial

Segundo Ribeiro, Osni Moura (2015, p.39)o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio Líquido da Entidade.

Essa demonstração deve compreender todos os Bens e Direitos, tanto Tangíveis (materiais) como Intangíveis (imateriais), as Obrigações e o Patrimônio Líquido da Entidade.

Conforme Neto Assaf Alexandre(2015, p.63) O balanço apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa em dado momento. A informação que esse demonstrativo fornece é totalmente estática e, muito provavelmente, sua estrutura se apresentara relativamente diferente algum tempo após o encerramento. No entanto, pelas relevantes informações de tendências que podem ser extraída de seus diversos grupos de contas, o balanço servirá como elemento de partida indispensável para o conhecimento da situação econômica e financeira de uma empresa.

  1. Estrutura do Balanço Patrimonial

[pic 1]

1.3 DRE - Demonstração do Resultado do Exercício

Conforme Neto Assaf Alexandre(2015, p.83) a demonstração de resultados do (DRE) visa fornecer, de maneira esquematizada, os resultados(lucro ou prejuízo) auferidos pela empresa em determinado exercício social, os quais são transferidos para contas de patrimônio liquido. O lucro(ou prejuízo) é resultante de receitas, custos e despesas incorridos pela empresa no período e apropriados segundo o regime de competência, ou seja, independentemente de que tenham sido esses valores pagos ou recebidos.

Segundo Ribeiro, Moura Osni (2015, p.58) a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil destinado a evidenciar a composição do resultado formado num determinado período de operações da empresa.

1.4Elaborações da DRE

Ainda segundo o Ribeiro, Moura Osni (2015, p.59) no momento da elaboração da DRE, todas as contas de resultado já estão com seus saldos devidamente zerados (encerrados).

Portanto para elaborar a DRE, o contabilista deve coletar dados diretamente do livro Razão. Para facilitar os trabalhos, pode-se extrair os dados dos últimos lançamentos efetuados no livro Diário, que registram a apuração dos resultados Bruto e Líquido, as Deduções e participações dos Resultados.

1.5 Estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício

[pic 2]

2.0ANÁLISE DAS DEMOSNTRAÇÕES POR QUOCIENTES

MARION, José Carlos (2012, p.2) assim são os três pilares principais nas decisões empresariais (tripé decisório): a situação financeira (que corresponde à capacidade de pagamento da empresa, o folego, os pulmões); a estrutura de capital, o dinheiro dos proprietários ou de outros financiadores (que equivale à entrada  recursos na empresa, ou seja, ao aparelho digestivo); e a posição econômica (relativa ao grupo, à rentabilidade, à vida da empresa, ou seja, ao sangue, pois nele está a vida).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (977.8 Kb)   docx (853 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com