TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II - Contabilidade

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  3.479 Visualizações

Página 1 de 2

UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO


 

AP II - PORTFÓLIO

CONTABILIDADE E FINANÇAS

ROSIANE DE OLIVEIRA

RGM 14123622

Polo Tatuapé – São Paulo

Outubro de 2015

        Já sabemos que a Contabilidade é muito importante para qualquer empresa; ela se apresenta como uma importante ferramenta de gestão para seus usuários.

  1. Partindo desse princípio, quem são os usuários das informações contábeis e o que eles procuram?

As informações contábeis são de interesses de usuários internos e externos, cada qual com interesse e objetivos específicos, podendo ser pessoa física ou jurídica, entidades ou órgãos governamentais.

Os usuários internos, no geral são pessoas que participam da empresa, proprietário individual ou sócios, acionistas, auditoria interna, controladoria interna, diretores e funções gerenciais numa especificação mais abrangente. Necessitam de informações detalhadas, que demonstrem a evolução financeira e patrimonial da empresa, a saúde econômica e com também com base nessas informações a projeção financeira da empresa com vistas a investimentos ou mesmo a captação de investidores.

No caso de usuários externos teremos interessados nas informações contábeis os fornecedores, bancos e instituições de fornecimento de crédito, órgãos do governo de fiscalização, controle e auditoria, investidores, entidades sindicais, entre outras. Esses buscam informações menos específicas, que estão expressas de forma clara e geral nas demonstrações contábeis.

  1. Além disso, qual sua opinião sobre a utilização das informações contábeis no dia a dia das empresas? Cite exemplos.

A importância das informações contábeis varia de acordo cada situação, por isso é necessários que elas apresentem-se de forma:  confiável, pois na maioria das vezes é utilizada na tomada de decisões, como base essencial na relação entre aquele e a própria informação; tempestiva, para que o usuário possa recebe-la em tempo hábil ao fim que se destina; de forma compreensível e ao nível do conhecimento técnico de quem as receberá para análise, em geral contabilistas ou profissionais com mesmo nível de discernimento; comparável, contemplando dados que possibilitem uma análise numa trajetória de tempo.

São empregadas diariamente e para necessidades diversas, nos setores: financeiro, crédito, fiscal, no setor compras na necessidade de obtenção de margem de lucro satisfatória; no setor de vendas para a acreditação de clientes em potencial, enfim, em todas as áreas da empresa as informações contábeis são amplamente utilizadas e necessárias, assim como no campo externo, possibilitando negócios diversos.

WEBGRAFIA

http://www.crcba.org.br/boletim/edicoes/carac.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com