TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - 6/7 SEMESTRE

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.044 Palavras (29 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 29

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Organizações como entidade social

A organização como entidade social é um grupo estruturado de pessoas que atuam em conjunto e interagem entre si afim de alcançar objetivos comuns de modo eficaz e eficiente. Nesse modo, a palavra organização se reflete em qualquer empreendimento com recursos humano formado e moldado intencionalmente para atingir objetivos. Essas organizações podem ser empresas, bancos, universidades, órgãos públicos, lojas e comércio em geral, prestadoras de serviços e outros.

As organizações como entidades sociais são orientadas por objetivos ou metas, esboçadas como sistemas de atividades, que são ligadas ao ambiente externo.

São chamadas "Entidades Sociais" pelo fato de apresentarem o resultado de um agrupamento social (funcionários), que seria impossível individualmente.

2.1.2 Definições

A organização é uma unidade social coordenada, composta por duas ou mais pessoas que trabalham com relativa constância de propósito para alcançar uma meta ou um conjunto de objetivos comuns.  Por esta definição, as empresas produtoras e de serviços são organizações, assim como as escolas, hospitais, igrejas, unidades militares, lojas de varejo, departamentos de polícia e agências governamentais locais, estaduais e federais. As pessoas que monitoram as atividades e são responsáveis pelas organizações são os seus gestores ou administradores.

Segundo Maximiano (1992)- "Uma organização é a combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis por uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações, que costumam se classificar desde micro- organizações, as pequenas, a médias, a grandes e até mega organizações"

2.1.3 As organizações como Empresas

As organizações como empresas é a junção do sistema que integra pessoas para o alcance de um determinado objetivo, com a missão de oferecer ao mercado (clientes) a eficiência e eficacia de um determinado serviço, produto ou consultoria de alta qualidade, a fim de levar consigo a satisfação e reconhecimento.

A forma como as empresas são organizadas é estudada por uma ciência chamada gestão e administração de empresas, que estuda a maneira pela qual os recursos e processos são geridos. A boa administração destes recursos é considerada como a base da gestão de uma empresa de sucesso.

Para que uma organização ou empresa seja reconhecida no mercado é necessário que a estrutura organizacional da empresa esteja bem elaborada. Alguns elementos que influenciam essa estrutura são a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de descentralização da mão de obra e a formalização.

2.2 Organização como função da Administrativa

O processo de organização são organizar cada função que o funcionário irá exercer na empresa, e sobre as tomadas decisões. Existem dois tipos: As Diferenciação e Integração que são os que se precisam ser divididas em departamentos e se especializar em integrar e coordenar os esforços de todos a atingir seus objetivos.

  1. Diferenciação: a divisão da organização em subsistemas ou departamentos onde qual desempenha uma tarefa especializada em um contexto ambiental também especializado.
  2. Integração: refere-se ao processo oposto, isto é, ao processo gerado por pressões vindas do ambiente global da organização para alcançar unidades de esforços e coordenação entre os vários departamentos.

2.2.1 Organograma

Os elementos que definem a estrutura organizacional são muitos complexos e difíceis de serem transmitidos aos membros internos da organização. Por este motivo, os administradores fazem o uso de uma forma visual de representação da estrutura organizacional.

Unidades de trabalho, departamento ou cargos.

[pic 1]Figura 1: Modelo de Organograma

O organograma mostra todas as funções, sobre o departamento e cargos dos funcionários da empresa, cada atividade representa a forma de dividir o trabalho, usado pela organização. Cada quadrado representado no organograma são os níveis que mostram a Hierarquia da organização. As linhas que ligam cada função referem-se à divisão de autoridade ou comando, indicando quem está subordinado a quem.

Os organogramas são úteis da estrutura organizacional, mas não consegue ser representados totalmente. Pode-se entender que todos os funcionários estão no mesmo patamar de cada função da empresa, sendo que isso não é verdade. As autoridades e responsabilidades formais, a organização são espaços de poder que modifica e transforma a estrutura formal da organização.

2.2.2 Níveis organizacionais

A Organização tem como função ser presente em todos os níveis organizacionais. Apenas os administradores terem o poder para mudar ou redesenhar a estrutura organizacional, todos os gestores são influenciados por ela. A ação de todos é delimitada pela estrutura organizacional, mas pelo outro lado, todos são independentes pela sua posição na Hierarquia, tem o dever de estruturar e organizar as atividades de suas responsabilidades. A compreensão e organização dos administradores são essenciais para o sucesso.

Os administradores definem a estrutura organizacional como um todo, todos buscam estruturar e organizar diferentes atividades de forma para alcançar os objetivos da organização da forma mais eficiente possível.

[pic 2]

Figura 2: Níveis Organizacionais

2.3 Estruturas Organizacionais Tradicionais

Estruturas organizacionais são todos os aspectos da organização formal, e abrange divisão do trabalho, especialização e hierarquia. São definidas na estratégia organizacional, pela gerência, diretoria ou qualquer outro conceito que seja ligado ao conceito de “alta cúpula da organização”.

  • Faz parte da estratégia organizacional;
  • Faz parte da organização formal;
  • É definida pela alta cúpula da organização (e não pelos funcionários de um modo geral, ou seja, não se pode afirmar que a estrutura organizacional é democrática);
  • Não é a mesma coisa de hierarquia, mas a hierarquia pode ser encontrada na estrutura organizacional;
  • É dificilmente alterada;

As estruturas organizacionais formais podem ser dos seguintes tipos:

Funcional – é estruturada por função da empresa. Ex: Departamento de Produção, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing etc.

Geográfica  é usada quando a empresa é dispersa. Ex: região norte, região sul etc.

Produtos/Serviços – quando a empresa tem várias linhas de produtos. Ex: têxtil, farmacêutico, químico etc.

Clientes  por tipo de cliente. Ex: feminino, infantil etc.

Processos  etapas de um processo. Ex: em uma indústria, tem os setores de corte, montagem, estamparia etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (862.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com