TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  10/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.883 Palavras (24 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

Curso de Ciências Contábeis

DP - DEPENDÊNCIA

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PINHEIROS-CONTABILIDADE DE CUSTOS APS.4º./5º Semestre/2021

SÃO PAULO 2021

Lucas Bento Coelho – F10201-3

PINHEIROS-CONTABILIDADE DE CUSTOS

APS.4º./5º Semestre/2021

Industria de Torneiras Ltda

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) PIPA ll apresentada como exigência para a avaliação 4º/5º semestres, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação do professor Maurício Silva .

São Paulo 2021

 Deus por ter nos concedido saúde, coragem, sabedoria e determinação ao longo da jornada.

Agradecemos a instituição Universidade Paulista, em especialmente a Unip de Pinheiros, à sua administração e diretoria pelo didático que nos foi proporcionado, por toda preocupação com o nosso bem-estar dentro e fora da instituição, pela ética aplicada diariamente e confiança a quem nos foi

“Não importa o quão brilhante é a sua ideia ou a sua estratégia: se você está entrando sozinho no campo de batalha, vai acabar perdendo para uma equipe.”

REID HOFFMAN,

cofundador do LinkedIn.

Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos o Account – Contabilidade Didática, onde foi feita diversas obrigações e controle do processo da empresa.

Ao decorrer e desenvolvimento do trabalho foram feitas: Plano de Contas, Diários, Razonetes, Mapa Apuração dos CIFs, apuração dos Custos dos produtos acabados Ficha de Estoque de Matéria Prima e produtos acabados (utilizado, Custo Médio), Balancete, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

O controle e as informações ocasionadas pela contabilidade de custos ajudam para o auxílio na tomada de decisões, para o auxílio da parte financeira e para ajudar a alcançar bons resultados.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        13
  2. REFERENCIAL TEÓRICO        14
  1. Conceito de Contabilidade de Custos        14
  2. A Quem se destina        16
  1. TERMINOLOGIA DE CUSTOS        17
  1. Gastos, Desembolso e Investimento        18
  1. Custos, Despesas e Perda        18
  1. CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS        19
  1. Custos Diretos e indiretos        19
  1. Rateio        20
  2. Custos Fixos e Variáveis        21
  1. METODOS DE CUSTEIO        22
  1. Custeio ABC        22
  2. Custeio Variável        23
  1. FORMAÇÃO PREÇO DE VENDA        25
  1. Estrutura preço de venda        25
  2. Mark-Up        25
  3. Margem de Lucro        25
  1. APURAÇAO DOS CUSTOS        26
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        28

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as transações contábeis da empresa APS – Indústria de Torneiras LTDA, que tem como atividade a industrialização de torneiras, e principalmente a maneira que os custos da produção são alocados ao produto acabado. Tais transações estão contabilizadas por meio de Partidas de Diário, Ranhetes, Balancetes, Mapas de Apuração para os Custos Indiretos, e as demonstrações contábeis Balanço e DRE. Além da parte prática, ao decorrer do trabalho estão alguns conceitos teóricos utilizados, como as terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos (classificação de gastos, custos, despesas e investimentos), diferenças dos custos fixos e variáveis, as formas de custeio que existem, entre outros.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Conceito de Contabilidade de Custos

A contabilidade de custos é uma subdivisão da Contabilidade Geral de uma empresa. Contabilidade de custos é um meio de interpretar todas as despesas de uma companhia e a partir disso tomar decisões precisas sobre possíveis melhorias e identificando erros.

É por conta da contabilidade de custos que é possível saber por qual valor o produto deverá ser vendido para poder gerar lucros consistentes. Sua missão também é encontrar os Custos para a produção do mesmo produto.

Por conta disto, podemos dizer que o objetivo principal da contabilidade de custos é encontrar o CPP (custo de produção do período).

A Contabilidade Financeira já não supria mais às questões dos processos s produtivos, pois estava bem estruturada para servir as em presas comerciais, mas a partir da Revolução Industrial (século XVIII) as matérias-primas adquiridas eram transformadas em produtos, agregando valores (mão de obra mais gastos gerais de fabricação) originando assim novos produtos e serviços que precisam ser valorizados. Hoje é a área da contabilidade que fornece dados detalhados sobre custo usando o controle e decisão. “Contabilidade de custos é um a técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem a função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões. É voltada para a análise de gastos da entidade no decorrer de suas operações (CRE PALDI, 2009. Pg. 2)” De acordo com OLIVEIRA, et. al. (2008), há tempos a Contabilidade de Custos deixou de ser uma simples ferramenta para valorizar estoques, e passou a desempenhar um papel essencial dentro das organizações, contribuindo o assim com informações para a Contabilidade Gerencial e para todo um processo decisório. Para ele uma da s funções da Contabilidade de Custos é fornecer opções e dados confiáveis para escolha da melhor estratégia, isto é, para a tomada de decisão. A Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas bem como a melhor utilização dos recursos econômicos através de um adequado controle de insumos. Procurando estabelecer e determinar o futuro no desenvolvimento de uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (293.5 Kb)   docx (798.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com