TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COMPENTENCIA PROFISSIONAIS

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS




COMPENTENCIA PROFISSIONAIS



Daniele Aparecida Rodrigues dos Santos        RA: 5560125426

Ricardo Oliveira de Azevedo                            RA: 5570156181

  

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “NOÇOES DE ATIVIDADES ATUARIAS”, sob orientação do professor-tutor à distância Olney Bruno da Silveira de Junior.

Valparaiso/Goiás

2015

Profº Tutor Presencial: Mayko

Profº Tutor a Distância: Eionyr Barbosa

 

ÍNDICE

Índice........................................................................................................2

Introdução.................................................................................................3

Apresentação da oportunidade de negócios e justificativa..............................4

Apresentação da empresa e orgonagrama........................................................6

Descrição da estrutura, suprimentos e fornecedores da empresa..................7

Estimativa de custos e preços.............................................................................8

Considerações Finais...............................................................................10

Referências Bibliográficas........................................................................11

INTRODUÇÃO

Atualmente se fala bastante na palavra empreendedorismo. O que seria então o significado desta palavra? As pessoas sabem como e quando colocar o uso desta?

Às vezes, na sua grande maioria, esta palavra não tem seu verdadeiro significado explicito. Empreendedor não será simplesmente uma pessoa que abrirá um negócio e terá lucro ou prejuízo em determinado período e sim aquele que verá uma oportunidade de ganhar e a cada nova chance de melhorar ele aproveitará cada nova chance que surgir.

Empreendedor é aquele que está disposto a correr riscos e que sabe quando poderá correr, estará sempre disposto aos desafios impostos pelo mercado e pela globalização e quebrará seus paradigmas sempre que necessário para que consiga superar os obstáculos que aparecerem.

Que este trabalho abranja de forma precisa e de fácil absorção um pouco deste tema e que sirva como base aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio ciente de tudo o que é necessário para ser vencedor no mercado atual.

Apresentação da oportunidade de negócios e justificativa

Normalmente se ouve que pessoas nascem empreendedoras, nascem pra determinado sucesso na área que escolheu para montar seu negocio ou "já está no sangue "determinada habilidade de empreender e obter sucesso. Engana-se quem pensa desta forma. O empreendedor de sucesso não nasceu para trabalhar naquele ramo, ele viu uma oportunidade de negócios até em algo diferente do que ele já trabalhava e tirou dali uma forma de ser seu próprio patrão e dono de seu negócio.

Temos o exemplo do advogado Gilberto Espinosa que antes e abrir uma pousada trabalhava a 22 anos na assessoria jurídica de universidade estadual no Paraná e viu uma oportunidade de negócios ao abrir uma pousada. No começo a idéia esbarrou na falta de planejamento e recursos, mas com a ajuda de consultores do SEBRAE/PR ele fez seu planejamento e as viabilidades do pequeno negócio que o possibilitou buscar o recurso junto ao BNDES para que tonas se possível a realização do seu desejo de ter uma "aposentadoria" garantida.

Exemplos como Gilberto mostram que uma das muitas características dos empreendedores é de conseguir ver uma oportunidade de negócios em determinado ramo ou área. Outras características é a coragem de arriscar para conseguir realizar seus sonhos.

O consultor do SEBRAE/SP Sérgio Diniz apontou as principais características que um empreendedor deve ter, se preza pelo sucesso de seu negócio. São elas: 

1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar; 

2. Perseverança: as dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário. "Não se pode desistir", insiste Diniz; 

3. Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Têm-se as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado; 

4. Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está aonde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. "Isso pressupõe que se avaliem as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento", afirma o consultor; 

5. Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços; 

6. Rede de contatos: é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. "A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências”, diz Diniz. “Deve-se trazer isto para a sua realidade de negócio." 

7. Liderança: "O empreendedor deve ser o líder na sua empresa", afirma Diniz. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida. "Ele deve também ser um gestor de pessoas", completa o consultor. 

A oportunidade de negócios escolhida foi no ramo de salgados e lanches devido ao fluxo constante de pessoas no local e devido ao preço de consumo não ser alto e atingir principalmente jovens estudantes e pessoas que trabalham próximos ao local escolhido.

Com uma análise de mercado macro cambial, podemos definir que o público ao ser atingido pelo nosso comercio é bem distinto, não reúne classes nem idade, por exemplo, qualquer pessoa deverá consumir salgados ou terá fome passeando no local estando a trabalho ou a resolver algum assunto num banco, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com