TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE CURVELO[pic 1]

Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis

Fernanda da Conceição Caldeira

Izabel Paixão Souza Cruz

Maria Luiza Rocha Martins

Maryana Gabriela Alcântara Lima Sousa

Mateus Henrique de Araujo

Natália Cândida Gomes da Silva

Waleska Fabrícia Diniz

AS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS

Curvelo/MG

2017

Fernanda da Conceição Caldeira

Izabel Paixão Souza Cruz

Maria Luiza Rocha Martins

Maryana Gabriela Alcântara Lima Sousa

Mateus Henrique de Araujo

Natália Cândida Gomes da Silva

Waleska Fabrícia Diniz

AS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS

Curvelo/MG

2017

  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral

Analisar a importância da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho e na sociedade.

1.1.2     Objetivos Específicos

  • Analisar a estrutura organizacional da APAE, sua missão e objetivos.
  • Identificar o trabalho que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realizam para a formação social dos assistidos.
  • Investigar os desafios enfrentados pela entidade e os resultados obtidos.

Justificativa

A elaboração do presente projeto sucedeu-se com base na análise do ambiente organizacional da APAE, instituição criada com o intuito de oferecer a melhor qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, capacitando-os e preparando-os para serem inseridos ao meio social, vivendo uma vida “normal” levando-se em consideração os cuidados necessários que se deve ter de acordo com cada deficiência.

O tema acima descrito tem por finalidade demonstrar que a APAE, realiza um trabalho de grande importância na cidade Corinto, por ser a única entidade filantrópica que atende ás pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e um dos seus principais objetivos é demonstrar aos familiares e a sociedade que independente da sua excepcionalidade, os assistidos  possuem a capacidade de aprender, de ser independente, de exercer a sua cidadania e ser preparado para integralizar na sociedade ocupando seu lugar, sem sofrer discriminação ou qualquer outro tipo de retaliação.

A sociedade atual busca um modelo de trabalhador que tenha uma formação mais firme, mais produtiva e que esteja pronto para atender as exigências impostas, e que principalmente tenha o espírito de liderança para exercer e ocupar diferentes cargos dentro de uma instituição. Diante dessa hipótese nota-se que essas são características que portadores de deficiências precisam desenvolver, assim o objetivo principal da instituição é fazer com que os mesmos acompanhem a sociedade moderna.

Segundo Maximiano (2015), as organizações assumiram grande relevância sem antecedentes na sociedade. Na vida moderna há poucos aspectos não influenciados por alguma espécie de organização, assim a sociedade moderna é denominada uma sociedade organizacional.

Dessa forma podemos analisar que a APAE é caracterizada como um ambiente organizacional, formada com aspectos de sistema social, incluindo pessoas, afetos e motivações dentre outras características.

Conforme apresentado acima o trabalho irá auxiliar como instrumento norteador na busca da compreensão das entidades beneficentes de assistência social no contexto das organizações modernas. Poderá ainda contribuir para a formação profissional e humanística dos bacharéis de Administração e Ciências Contábeis que buscam desenvolver-se profissionalmente e acima de tudo socialmente pois o tema proposto está ligado ao contato permanente com pessoas de diferentes aspectos, pois, as organizações são compostas por pessoas que são vistas como partes importantes no desenvolvimento e no desempenho das organizações modernas.

 2 REFERENCIAL TEORICO

2.1 Ambiente Organizacional

O Ambiente Organizacional pode ser definido como todos os elementos internos e externos que compreende determinada entidade e tem a capacidade de influenciar no desempenho.

De acordo com Robbins (1943), o ambiente organizacional é o campo de desenvolvimento das atribuições dos executivos que está relacionado com as necessidades das organizações em conseguirem colaboradores com alta performance.

O Ambiente Organizacional de uma entidade contempla toda sua estratégia organizacional, ou seja, como é organizada, dividida e coordenada, para que de forma coesa possa atender todas as demandas e atingir o objetivo final da instituição.

2.2 Definição de Entidades Beneficentes de Assistência Social

Define-se como uma sociedade sem fins lucrativos, sendo ela associação ou fundação, aquela que tem por finalidade levar assistência aos menos favorecidos além de promover habilitação, reabilitação e integração ás pessoas portadoras de deficiência à sociedade e ao mercado de trabalho.

 De acordo com PAES (2001), as entidades de interesse social são aquelas sem fins lucrativos, que possuem finalidade objetiva de natureza social e assistencial.

Tem-se associação quando não há fim lucrativo ou intenção de dividir o resultado, embora tenha patrimônio, formado por contribuição de seus membros para a obtenção de fins culturais, educacionais, esportivos, religiosos, recreativos, morais etc. (PAES, 2001, p.54).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com