TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NORMAS E PRÁTICAS DE AUDITORIA OPERACIONAL

Por:   •  15/9/2021  •  Artigo  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Avaliação a Distância – AD

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  Avaliação a Distância (Peso 35%)

Disciplina: NORMAS E PRÁTICAS DE AUDITORIA OPERACIONAL

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Professor:

Nome do aluno:        

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

  1. Ao fazer a avaliação do controle interno por meio de questionário, como auditor interno, você elaborou o diagnóstico dos pontos fracos nos setores de recebimento e compras.

De acordo com o seu diagnóstico, explique o porquê é um ponto fraco e sugira as recomendações a serem apresentadas no relatório de auditoria. Identifique, também, qual o princípio de controle interno que não foi adotado. (5,0 pontos)

1) Observamos que na ausência do caixa o contador ocupa as funções deste executando o recebimento de clientes.

Comentário e

Sugestão

A administração deve limitar o acesso dos funcionários aos ativos da empresa para estabelecer um restrito movimento por todos em relação ao manuseio de numerários, emissão de cheques, manuseio de envelopes de dinheiros e etc.

Princípio de controle

a ser adotado

Princípio da Responsabilidade - As atribuições dos funcionários ou setores internos da empresa devem ser claramente definidas e limitadas, de preferência por escrito, mediante o estabelecimento de manuais internos de organização.

2) Verificamos que o responsável pela área de compras faz o recebimento, a conferência e a devolução das mercadorias.

Comentário e

Sugestão

Para obter-se um controle interno eficiente com relação aos procedimentos de compras, é fundamental que estas estejam segregadas das funções de recepção de mercadorias, contabilização e pagamento.

Princípio de controle

a ser adotado

Princípio da Segregação de funções - A estrutura de um controle interno deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação, de operações, execução, controle e contabilização de tal forma que nenhuma pessoa detenha competência e atribuições em desacordo com este princípio.

3) Notamos que o controle dos estoques é feito periodicamente, o levantamento do inventário físico ocorre de seis em seis meses.

Comentário e

Sugestão

Fazer a verificação de Inventário Físico em periodicidade menor e adotar sistema de controle que permita levantamento de estoque diário. 

Princípio de controle

a ser adotado

Princípio de Procedimentos que permitam confrontação periódica com registros contábeis: com vistas a garantir a confiabilidade dos dados;

4) Observamos que a contagem física dos estoques é efetuada pelo próprio funcionário do setor sem acompanhamento de outros profissionais de outros setores.

Comentário e

Sugestão

Com a finalidade de prevenção de fraudes a pessoa responsável pela conferência do estoque, com as informações registradas, deve ser efetuada por auditor interno diferente de funcionário do próprio setor, e, em caso de ocorrência de fraudes, descobri-las o mais rapidamente possível e determinar sua extensão.

Princípio de controle

a ser adotado

Princípio de Controles de acesso e salvaguarda dos ativos - A custódia dos bens da organização ou empresa é uma das principais responsabilidades de uma administração. Evidentemente, um sistema contábil bem estruturado, sólido e que conte com pessoal suficiente é um meio eficaz de proteger os bens da organização ou empresa. Ao mesmo tempo, existem outros tipos de proteção que aumentarão a eficácia do controle interno, quais sejam as medidas físicas e intrínsecas de proteção.

  1.  QUESTIONÁRIO DE CONTROLE INTERNO – GERAL (5,0 pontos)

Empresa: ALFA LTDA.

Período: Dezembro de 2019

Item

Resposta

Observação

Sim

Não

1. A empresa prepara periódicas conciliações para todas as contas bancárias?

 

X

 

 

Ao aplicar o Questionário de Controle Interno, você como auditor operacional constatou que a empresa Alfa Ltda. não realiza conciliação bancária. No que segue, apresenta-se o extrato do bancário e o razão analítico (empresa) do Banco Sul S.A.

 

Item

Resposta

Observação

Sim

Não

1. A empresa prepara periódicas conciliações para todas as contas bancárias?

 

X

 

Comentários com os resultados sobre os Pontos Fracos / Pontos Fortes e recomendação p/ relatório:

Ponto fraco: Sem um acompanhamento diário das conciliações bancárias, a empresa fica desprovida de controle financeiro e impossibilitada a tomada de decisões e previsões futuras para gastos e investimentos. A conferência diária é fundamental para gerar informações reais e verdadeiras. Sem esse acompanhamento sequer tem a certeza de ter fundos ou previsões de entradas para realizar pagamentos e saldar seus compromissos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (262 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com