TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Normas e Práticas de Auditoria Operacional

Por:   •  13/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

Curso:

Ciências Contábeis

Unidade de Aprendizagem:

Normas e Práticas de Auditoria Operacional

Professor(a):

Jardel Mendes Vieira

Data:

2020/B

QUESTÕES PARA ESTUDO

1. Descreva sucintamente sobre Auditoria Contábil (Externa), bem como seus objetivos, operacionalização e produto final.

R: A Auditoria Contábil é realizada por profissionais independentes da empresa auditada, ela pode ser contratada de livre vontade pelas empresas, porém geralmente, é realizada por exigências legais. O objetivo do auditor independente é emitir um relatório de opinião sobre as demonstrações financeiras da companhia auditada, a auditoria feita nas demonstrações visa identificar se estão em conformidade com as normas contábeis e legislações aplicadas na empresa. O processo de auditoria evita que as companhias divulguem uma informação errada ou fraudulenta. A auditoria externa é mais voltada para os usuários externos da informação.

2. Sobre a Auditoria Operacional, levando-se em consideração que é denominada Interna, aponte seus principais objetivos, forma de operacionalização e produto final.

R: A Auditoria Operacional é realizada por profissionais vinculados à empresa, seu objetivo não se limita às demonstrações contábeis, é também examinar os controles operacionais da companhia. A atuação do auditor interno não é restrita as normas de auditoria, como seu trabalho é voltado para o desempenho da empresa e a prevenção de fraudes e erros, o auditor também leva em consideração as normas internas da companhia. Espera-se que o auditor interno promova melhorias nos controles operacionais da companhia.

Obs.: Não precisa ser respondido de forma técnica, e sim de acordo com os conhecimentos adquiridos durante o curso e/ou atividade profissional que atua.

3. Levando em consideração os conhecimentos adquiridos sobre a Auditoria Externa, faça um breve relato com as principais diferenças entre a Auditoria Externa e Operacional.

R: No que diz respeito a relação com a empresa, a auditoria interna é realizada por empregados da empresa ou por empresas contratadas, como consultorias, já a auditoria externa é realizado por empresa ou profissional sem vínculo empregatício com a empresa auditada. Em se tratando do grau de independência, o Auditor externo em suas atribuições possui um grau maior de independência do que o auditor interno, isso não que dizer que o auditor interno não atue com liberdade dentro da organização, mas sim a sua subordinação apenas ao mais alto nível de administração, ao contrário do auditor interno que não possui subordinação a administração da empresa. No que se refere aos objetivos, o audito interno assisti à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, já o auditor externo emiti uma opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis. No que tange os tipos de auditoria, a auditoria interna realizada a auditoria contábil e operacional enquanto a auditoria externa, somente a contábil. Em relação ao publico alvo a auditoria interna se preocupa com os usuários interno, enquanto a auditoria externa com os usuários internos e externos. A auditoria interna é continua e exige um número maior de testes enquanto a auditoria externa é pontual e tem um menor números de testes, como regra geral.    

 

4. Controles Internos são comumente conhecidos como procedimentos que visam assegurar a proteção do Patrimônio da Entidade. Nesse sentido, qual relação pode ser estabelecida com a Auditoria Operacional?

R: O controle interno é uma função básica da administração e tem como objetivo garantir que os diferentes processos e atividades institucionais estejam de acordo com o que foi planejado, permitindo que sejam efetuadas correções sempre que necessárias. A auditoria interna não tem o mesmo significado que controles internos, a primeira é uma espécie do segundo. Auditoria interna é o trabalho organizado de revisão e apreciação das atividades organizadas desenvolvidas por um departamento específico das empresas, enquanto os controles internos referem-se aos procedimentos adotados por toda a empresa para a consecução dos seus objetivos estratégicos

 

5. Conceitue Custo x Benefício, exemplificando de forma prática. (Direcione para a Auditoria Operacional).

R: Segundo a Doutrina, o custo dos controles internos de uma entidade não deve ser superior aos benefícios por ela gerado. Por exemplo uma entidade poderia eliminar a perda decorrentes de cheques sem fundo se parasse de aceitar essa forma de pagamento, contudo, os efeitos adversos que isso poderia ter sobre as vendas podem causar um prejuízo ainda maior.

6. O objetivo geral da auditoria operacional com o staff da administração é assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os sistemas, os controles, as funções ou as operações estão atingindo os objetivos da empresa ou da organização. Também é preciso considerar como premissa a busca dos três “Es”, sendo eles: Eficiência, Economicidade e Eficácia. Caracterize os três “Es” da Auditoria Operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com