TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Por:   •  7/4/2018  •  Resenha  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  2.191 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Capítulo 4 – Contabilidade Introdutória 11ª ED. FEA-USP

4. AS VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Despesas, Receita e Resultado

O Patrimônio Líquido pode variar. As principais formas para tal, são:

  1. O investimento inicial de capital e seus aumentos posteriores ou desinvestimentos feitos na entidade;
  2. Confronto entre contas de receitas e despesas no resultado obtido dentro do período contábil.

Receita

De natureza credora, representa a entrada de elementos em forma de dinheiro ou direitos a receber para o ativo, resultado da venda de mercadorias, produtos ou prestação de serviço, aluguéis, e outros. Pode ocorrer em função da redução de um passivo. Aumenta o Patrimônio Líquido.

Despesas

De natureza devedora, é o consumo de bens ou serviços , utilizados na produção de uma receita. Diminuindo o ativo, ou amentando o passivo, é realizada para se obter uma receita.

Resultado

Se as receitas superarem as despesas incorridas, o resultado do período contábil será positivo (aumento do Patrimônio Líquido = lucro). Já se as despesas forem maiores que as receitas, haverá diminuição do Patrimônio Líquido (prejuízo).

Mecanismos de débito e crédito

As receitas obtidas devem ser creditadas em contas de receita, pois aumentam o resultado (e consequentemente o Patrimônio Líquido); e as despesas, por diminuírem o Patrimônio Líquido (e consequentemente, o resultado), serão debitadas em contas de despesas.

Para que as informações de uma empresa sejam analisadas detalhadamente, receitas e despesas, instituem apenas os grupos principais, sendo distribuídas em cada classe, segundo a natureza e o tipo de cada uma delas.

Período Contábil

A Contabilidade registra e resume todas as mudanças no Patrimônio Líquido que ocorrem durante um período (escolhido pela administração da organização) e apresenta o resultado obtido (quando este período é de um ano, é também chamado de exercício social).

Para fins internos, as informações dos resultados devem ser mostradas mês a mês, para o acompanhamento do desenvolvimento por parte de sua administração. Para objetivo externo, o período de tempo máximo legal é de um ano.

Encerramento de contas de receita e despesa

Para apurar o resultado da empresa, todas as contas de receita e de despesa devem possuir saldo zero no início dos períodos contábeis.

Ao final de cada período deve-se encerrar as contas de resultado, através de lançamentos de encerramento. Tal encerramento das contas de receita é realizado por meio da transferência de seus saldos credores para crédito da conta Resultado. As contas de despesas são encerradas mediante a transferência de seus saldos devedores para débito da conta Resultado.

Distribuição de resultados

Se o total dos créditos da conta Resultado for maior que o total de débitos, obteremos um lucro líquido, caso contrário, chegaremos a um prejuízo. De qualquer forma, o resultado será transferido para a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Mesmo com saldo devedor (no caso dos Prejuízos Acumulados), a conta deverá aparecer no Balanço, no grupo Patrimônio Líquido.

Demonstração do resultado do exercício

Na demonstração do Resultado do exercício, aparecerão as contas de Receita, Despesa e o Lucro ou Prejuízo Líquido, detalhadamento e dentro de critérios de classificação. O cabeçalho deve compor: a) nome ou denominação da empresa; b) nome da demonstração; e, c) o período coberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com