TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Centro de Educação á Distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE LOGÍSTICA

Carlos Eduardo da Silva

Damiane Rafaela Muniz

Renata Souza de Moraes

Vinícius de Souza

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

Professor Tutor Presencial: Fernanda Silva Alves

                             

OSASCO- SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Centro de Educação á Distância

Carlos Eduardo da Silva      RA: 7581614190

Damiane Rafaela Muniz      RA: 7367565356

Renata Souza de Moraes     RA: 7581612110

Vinícius de Souza            RA: 8332015946

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

Professor Tutor Presencial: Fernanda Silva Alves

                             

A Atividade Prática Supervisionada do Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, é uma importante ferramenta para pesquisa e capacitação, e um requisito da Disciplina de Gestão de Custos Logísticos para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa do 2°semestre.

OSASCO- SP

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO___________________________________________________

CUSTOS LOGÍSTICOS______________________________________________

CUSTOS LOGÍSTICOS NO TRANSPORTE E SEUS DIVERSOS MODAIS_____

MODO RODOVIÁRIO_____________________________________________________

MODO FERROVIÁRIO____________________________________________________

MODO AEROVIÁRIO_____________________________________________________

MODO DUTOVIÁRIO_____________________________________________________

MODO AQUAVIÁRIO_____________________________________________________

INTERMODAIS E MULTIMODAIS_________________________________________

PAPEL DAS EMBALAGENS NA LOGISTICA________________________________

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo de identificar as necessidades de outros, destacamos distribuição física, movimentação de cargas, planejamento de operações físicas Nacionais, logística dos transportes nacionais etc. Todos esses termos se referem essencialmente ao mesmo; gerenciamento de fluxos de mercadorias desde o ponto de origem ao ponto de consumo. O crescimento da população mundial dos mercados nacionais e internacionais passa-se a exigir mais alternativas e qualidade nos serviços de coleta e entrega. As diferenças de objetivos interesses e de responsabilidade pelas atividades logísticas, tanto que a falta de coordenação entre ela torna, por vezes, mais difícil uma empresa exportar ou importar.

Custos Logísticos

Custos logísticos são todos os custos relacionados com o processo logístico de uma empresa, dentre eles os mais preocupantes: armazenagem e a distribuição, buscando sempre reduzir custos e melhoria na qualidade de produtos e serviços prestados.  A logística é composta por três processos básicos: Abastecimento, Planta e distribuição, como subprocessos podem citar a (Armazenagem e o transporte), e nestas como atividades, respectivamente acondicionar e movimentar materiais.

O subprocesso de Armazenagem exerce as atividades de colocar os materiais e componentes a disposição da produção ou distribuição, usando técnicas de estocagem, transporte e fluxo de informações. Uma de suas maiores dificuldades é para que o custo não se eleve e traga prejuízos para a empresa.

Na planta, são desenvolvidas todas as atividades realizadas no suporte da produção, envolvendo todo o fluxo de materiais e componentes. A logística de distribuição tem seu inicio no recebimento e estocagem dos produtos acabados que vem da fabrica.

Todo o processo se inicia com a venda do produto através da área do Marketing, que recebe a solicitação de pedido do cliente que lança essas informações em um sistema de informação integrado, onde será verificado o estoque daquela mercadoria, caso não tenha o estoque necessário à produção através dos mesmos sistemas de informações será informada de que produto e da quantidade necessária. Após todo esse processo a distribuição entra com sua parte recebendo, armazenando e organizando esse produto para a distribuição.

As operações logísticas em uma empresa independente de seu segmento ocorrem de acordo com os processos estabelecidos para, basicamente, mover, transportar, estocar e entregar materiais e produtos, a quem deles necessita, de acordo com o tempo e local acordado. Todos os processos logísticos geram custos como consequências de suas atividades, que necessitam ser identificados, aos gestores da Logística para que esses possam analisar melhorias de forma que a cada vez seus gastos possam ser reduzidos sem perder sua qualidade.

Custos Logísticos no Transporte e seus diversos modais

O transporte é considerado com um dos processos mais importantes da logística. Ele faz a ligação entre as diversas áreas da empresa como também da empresa com o cliente.

Os principais objetivos da qualidade do transporte estão associados aos objetivos finais da empresa; portanto, deve ser tratado de modo a corresponder às expectativas previstas em termos de qualidade, fazer com que o produto chegue ao seu destino final sem qualquer avaria, cumprir os prazos previstos, entregar a mercadoria no local certo, bem como facilitar a descarga da mercadoria, reduzir custos nos transportes, levando em consideração a satisfação do cliente.

As empresas tem que estar atentas ao gerenciamento do transporte, visto que sua eficiência esta diretamente relacionada com a satisfação do cliente e na redução dos custos finais do processo logístico.

Os custos de transporte são influenciados basicamente, pelos seguintes fatores econômicos: distancia: é o que tem maior influencia no custo, volume: segue o principio da economia de escala, ou seja, o custo do transporte unitário diminui a medida que o volume da carga aumenta; densidade: é a relação entre peso e volume e incorpora considerações de peso a ser transportado e espaço a ser ocupado. Facilidade de acondicionamento: refere-se às dimensões da carga e de como estas possam afetar o aproveitamento do espaço do veiculo. Produtos com tamanhos ou formas desarmonizadas levam ao desperdício de espaço, o que gera custos desnecessários facilidade de manuseio: para agilizar e facilitar a carga/descarga, também afeta o custo de manuseio/movimentação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com