TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.979 Palavras (16 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Bruna Maria dos Santos - RA: 5560123625

Márcio Oliveira Rufino da Rosa RA: 3808615303

Miller de Oliveira Barbosa RA: 4300078598

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                                                            Professor EAD:  Prof.ª Me. Hugo David Santana

                                                            Tutor EAD: Prof.ª Gisele Bafume Quierelli

Taubaté-SP

Abril de 2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................................3

2.1 Etapa 1...................................................................................................................................3

2.2 Etapa 2...................................................................................................................................4

2.3 Etapa 3...................................................................................................................................5

2.4 Etapa 4...................................................................................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho apresenta os conceitos e definições necessários à aplicação de recursos em títulos e valores mobiliários e outros ativos, por uma empresa, identificando a classificação contábil de cada modalidade de investimento; as formas possíveis para a “união” de uma empresa com outra; os pontos necessários para se poder apurar e contabilizar o Imposto de Renda e a Contribuição Social e as definições dos Juros Sobre Capital Próprio, com exemplo de contabilização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Etapa 1

Títulos de crédito

        São papéis emitidos por entidades financeiras ou não financeiras que tem por objetivo a captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós fixados.

        Classificação Contábil: Ativo Circulante, geralmente classificado sob o aspecto do conteúdo da sua natureza e da circulação.

Valores Mobiliários

        São papéis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio ou de direitos sobre a participação em um patrimônio.

        Classificação Contábil: Ativo Circulante (pela lei 11.638 de 2007), pelo seu valor do mercado ou valor equivalente quando se trata de aplicações destinadas a negociação ou disponíveis para venda. Valor de custo de aquisição ou de emissão atualizada conforme disposições legais ou contratuais.

Aplicações Financeiras

        Aplicações de recursos em papéis de natureza monetária, representados por direitos ou títulos de crédito, com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós fixados.

        Classificação Contábil: Ativo Circulante, entre a disponibilidade, no caso das aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação, determinando prazo, como investimento temporário, se resgatáveis em prazo de até 12 meses pós a data.

Investimento

        Aplicações de recursos em bens de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxas de rendimentos pré-determinados. O rendimento desses investimentos está relacionado diretamente às oscilações de cotações de preços de compra e de venda.

        Classificação Contábil: Ativo Não Circulante, no subgrupo investimento do ativo não circulante devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim compreendidas as importâncias aplicadas no ato de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de característica permanente, seja para se obter o controle societário, seja por vantagem econômica, entre eles, como fonte permanente de renda. Essa intenção será manifestada no momento em que se adquire a participação, por meio de auxilio, sua inclusão no subgrupo de investimentos no ativo circulante.

2.2 Etapa 2

        A negociação de empresas é uma excelente oportunidade para grandes ganhos de capital. Os especialistas afirmam que, alguns investidores fizeram fortuna com as tais compras alavancadas de empresas. Os processos de aquisição e fusão de empresas podem envolver valores elevados. É importante que os profissionais da área estudem o assunto, para que haja um preparo técnico e que possibilite a adequada prestação de serviço.

Incorporação

        A Incorporação é um processo no qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. As incorporações de entidades são realizadas com base no acerto liquido a valor contábil. As incorporações entre partes não relacionadas à efetiva transferência de controle, são efetuadas com base no acerto liquido a valor justo.

        Alguns passos geralmente são seguidos pelo processo de Incorporação, tais como:

        - Elaboração do papel de trabalho da Incorporação;

        - Encerramento de contas de receita, custo e despesas da DR;

        - Encerramento das contas do ativo, passivo e PL, contra uma conta denominada Incorporação;

        - Reconhecer os ativos, passivos e aumentos de Capital Social, em contrapartida com a conta Incorporação.

Fusão

        A fusão é um processo no qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com