TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Analise de Investimento

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

 DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO

 Investimentos

  investimento é um conceito de origem na Economia. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, na atualidade, para criar recursos maiores no futuro. Os investimentos são de diversos tipos, porém são amplamente classificados em três categorias básicas: Investimento Público, Investimento Privado e Investimento Misto.

Os Investimentos Públicos têm por finalidade o bem-estar social, são exemplos: escolas, hospitais, pavimentação de ruas, saneamento básico.

Os Investimentos Privados ao contrário do Investimento Público tem como finalidade gerar retorno financeiro aos investidores (pessoas jurídicas ou pessoas físicas de direito privado), são exemplos de investimentos privados: as fábricas, as empresas de prestação de serviço, lojas, ou ainda, a troca de maquinários ou expansão dos negócios; esses modelos de investimentos são os maiores de empregos e tributos.

Investimentos Mistos são recursos disponibilizados em parte pelo governo ou entidade pública e em parte por pessoa física ou jurídica de direito privado, estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto este tipo de investimento e tem por objetivo gerar retorno monetário e bem-estar social, são exemplos o Banco do Brasil e a Petrobrás.

 Análise de Investimentos

A análise de investimentos deve ser pautada em três tipos de considerações que influenciam nas decisões: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial, vislumbrando sempre a melhor obtenção de lucro com a análise racional.

- Econômica: levam em conta rentabilidade e risco, sobretudo, cabe ao administrador escolher o melhor retorno e o menor risco para a organização, também conhecido por custo capital onde os valores são expressos em moeda e assim comparados.

- Financeira: consideram apenas os recursos disponíveis para o investimento atual, pois não trabalha com hipóteses.

- Ambiente Empresarial: faz parte deste grupo as considerações políticas, sociais, culturais e de meio-ambiente, dentre os pontos a analisar é o mais complexo, pois em diversas situações não há como mensurar as ocasiões em moeda. Os incentivos fiscais têm como ser mensurados, mas como será o processo de adaptação de um grupo de pessoas não.

 FLUXO DE CAIXA

 o fluxo de caixa pode ser resumido em entradas e saídas de caixa, em determinadas datas no tempo, representada por uma linha reta para demostrar o tempo, e com setas, na qual para cima, representa fluxo positivo, e para baixo, negativo. O fluxo de caixa utiliza o princípio de caixa, considerando os valores apenas quando são pagos ou recebidos.

         o fluxo de caixa é um instrumento que permite diagnosticar eventuais excedentes ou escassez de recursos, sendo importante para tomadas de decisões.

Para analisar a viabilidade de um investimento é necessário fazer um fluxo de caixa relevante, ou seja, projetado estimando ganhos e perdas futuras.

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

 os fluxos de caixas relevantes são aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações. A composição desse fluxo é basicamente formada por três partes:

- Investimento inicial ou nos períodos iniciais: composta tanto na forma de bens físicos (prédio e equipamentos), quanto na forma de investimento em capital de giro. São saídas de caixa, portanto, deve ter o sinal negativo no fluxo.

- Retorno de caixa do investimento: após alguns períodos, o projeto tem rentabilidade, gerando fluxos de caixa positivo.

- Valores residuais: ocorre no final do investimento, na maioria de forma positiva, com a venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributária adquirida, ou eventualmente também pode ser negativa, como a obrigação de reflorestar.

Também conhecido como Fluxo de Caixa Incremental para havendo proposta de investimento e realizando o fluxo de caixa projetado será possível determinar a viabilidade do projeto, bem como a redução ou não do investimento inicial, devido à diferença entre ingressos e desembolsos projetados pela empresa.

 

  1. MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Técnicas de Análise de Investimentos

  1. existem diferentes técnicas para determinar se um projeto é aceitável ou fazer uma classificação de projetos. As abordagens mais comuns envolvem a integração de procedimentos de valor do dinheiro no tempo, considerações quanto ao risco e o retorno e conceitos de avaliação para selecionar investimentos de capital condizentes com o objetivo da empresa de maximizar a riqueza dos proprietários.
  2. A avaliação de projetos de investimentos envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira. Existem diversas técnicas de investimentos, das mais simples as mais sofisticadas, porém, destacam-se três principais, as quais são mais utilizadas e disseminada:
  3. - Período de retorno (payback);
  4. - Valor Presente líquido (VLP);
  5. - Taxa Interna de Retorno (TIR).
  6. Período de retorno (PAYBACK)
  7.  determina o período de tempo necessário para que a empresa recupere o valor inicialmente investido. É uma técnica bastante conhecida, devida sua facilidade de ser calculada. Assim o payback sempre deve ser mensurado em tempo. Quanto menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento.
  8. Sua principal desvantagem é não considerar o valor do dinheiro no tempo, ou seja, não descontar os valores futuros dos fluxos de caixa, sendo simplesmente um valor de período máximo de tempo aceitável, determinado subjetivamente, através de entradas de caixa no momento em que ocorrem e quando o fluxo alcança o ponto de equilíbrio (as entradas se igualam ao investimento). Outra desvantagem é que o payback não reconhece os fluxos de caixas que ocorrem após o período de recuperação de capital, portanto, ignora todo o retorno projetado para o projeto

Valor Presente Líquido (VPL)

        O critério do valor presente líquido (VPL) fornece indicação a respeito do potencial de criação de valor de um investimento em relação a uma taxa mínima de atratividade (TMA), que na prática é a qual taxa o investidor pode aplicar seus recursos de forma garantida e segura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com