TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Análise de Investimentos

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. ETAPA 1: Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações; o mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil. 3

2.1 Passo 1: Cenário da economia brasileira para o ano de 2015. 3

2.2 Passo 2: Modalidades de aplicação financeira. 5

2.3 Passo 3: Investimento com o prêmio ganho na loteria. 7

2.4 Passo 4: Escolha da área empresarial para aplicar o prêmio. 7

3. ETAPA 2: A montagem do fluxo de caixa relevante para a análise de investimentos; A técnica de análise: Payback Period; A técnica de análise: Valor Presente Líquido (VPL). 8

3.1 Passo 1: Desenvolvimento do fluxo de caixa após a abertura da empresa. 8

3.2 Passo 2: Fluxo de caixa detalhado. 8

3.3 Passo 3: Comparação de investimentos. 9

3.4 Passo 4: Taxa mínima de atividade (TMA) e a sua fundamentação para analisar investimentos. 10

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho está sendo desenvolvido através das propostas das Atividades Praticas Supervisionadas (ATPS); que propõe a discussão a respeito da análise de investimentos.

Aqui abordamos investimentos financeiros e empresarias; procurando analisar, no momento atual, investimentos que tragam um retorno tanto do investimento (Payback) quanto de todo o prazo (VPL) em que valha a pena abrir mão do recurso para adquirir mais no futuro.

Investimentos clássicos como a poupança são populares, porém não traz retorno interessante; apesar de ser assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em até R$ 250.000,00.

Veremos também que a escolha em um setor na economia não é fácil porque existem riscos em diversos níveis; daí a observação em acertar um investimento com o menor risco para com o melhor retorno monetário/imobilizado.

2. ETAPA 1: Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações; o mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil.

2.1 Passo 1: Cenário da economia brasileira para o ano de 2015.

Anderson Elias

A economia vem sofrendo ano a ano com aumentos em todos os setores mais do que estamos vendo, e ainda o que está por vir não é nada animador, pois essa e só a ponta do iceberg que ainda iremos sofrer com os impactos da economia mediante a uma política mediana onde, governos só olham para o próprio umbigo não defendendo os interesses do povo e sim, apenas os pessoais, deixando para nós, pessoas com menor poder aquisitivo apenas uma fatia do bolo, apenas migalhas que são revertidos em programas sociais.

O cenário brasileiro não e nada otimista, pois hoje vivemos uma crise que não será esquecida por muito tempo onde o preço das coisas essenciais só aumentam deixando o brasileiro de mãos atadas. Essa crise esta afetando todos os setores da economia, seja no setor industrial, automobilístico e setor de serviços. Não importa, estamos todos sofrendo com essa crise que nos assombra, foi dito pela atual presidenta que não seria necessário mexer nos preços e nos juros, pois foi necessário alterar muita coisa para que o Brasil continuasse a tentar se desenvolver, o que esta difícil, pois nossos juros internos só aumentam, nossa divida externa só aumenta o salário mínimo para trabalhadores poderem adquirir maior poder aquisitivo e assim poderem comprar para movimentar a economia não sai do lugar, fica difícil nesse cenário desanimador procurar meios de investimentos ou meios de rentabilidade para o dinheiro, o dólar aumentando cada vez mais impossibilitando de fazermos compras no exterior ate mesmo dentro do nosso próprio território.

Para que possamos confiar em algum meio de investimento com o nosso dinheiro é preciso analisar cada caso, com sabedoria e prudência; pois não temos prazo de quando isso irá melhorar e quando os juros voltarão a serem estáveis como antes, talvez a hora não seja de investir em algo de risco ou até mesmo a curto prazo pois esses investimentos podem não dar certo mediante ao cenário econômico que estamos vivendo hoje, seja melhor esperar a alta do mercado para se fazer investimentos, mais há uma boa opção que podemos fazer para que tenhamos fundos para investir quando essa maré passar, podemos guardar nosso dinheiro na poupança, onde mesmo com um dos menores juros do mercado ainda fica sendo a melhor e mais usada opção do brasileiro, outra opção que vem crescendo a cada dia mais e o investimento em tesouro nacional, que também tem uma rentabilidade modesta diante de outras, porém não irá quebrar com facilidade fazendo com que o investimento valha a pena. Há ainda a possibilidade de investimentos a longo prazo em ações, pois mesmo sendo um investimento de risco para o curto prazo a longo prazo pode ser um investimento que dará bons frutos.

Gustavo Gregnanin de Freitas

O cenário da economia brasileira para o próximo ano não é animadora, principalmente para quem quer investir, pois com o índice de juros elevados em conjunto com um aumento considerável nos preços resultam no retraimento dos investidores. Como dito a seguir, a inflação é uma média de aumento de todos os segmentos empresariais do país, portanto para investir devemos prestar atenção na qual área aumentará menos o valor de aquisição e terá uma demanda maior de procura.

Projetar o futuro não é algo que desejamos saber antecipadamente somente por curiosidade ou capricho, mas também para determinar rendimentos financeiros e saber onde, quando, o quê e por que investir. Sendo assim, o site ‘Valor Econômico’ fez uma projeção do valor inflacionário até 31 de dezembro de 2014. Considerando juros e cotações estáveis, o fechamento no ano de 2014 terá a inflação de 6,1%; isso significa que em média, todos os produtos e serviços prestados terão um aumento neste índice no período de um ano. Podemos perceber com a afirmação anterior que a inflação é influenciada pelos juros e o valor de moedas estrangeiras.

Os juros influenciam diretamente nos investimentos como a poupança e na aquisição de títulos públicos, na disponibilidade de crédito e o poder de compra da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com