TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIENCIAS SOCIAIS

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.081 Palavras (17 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS[pic 1]

Nome

                                               ATPS – Ciência Sociais

                                                     

                                                                CAMPINAS

2013

Apresentação

Esta Atps foi desenvolvida através de pesquisas realizadas em livros e sites para obter conclusões sobre os conceitos das principais Ciências Sociais e seus estudiosos, visando compreender melhor o princípio dos estudos que iniciaram a administração e as contradições sofridas através das revoluções e os diversos pontos de vista de cada um. Como iniciou e como chegou aos dias de hoje.

                                                                    Desenvolvimento em Grupo;

Sumário

Introdução..........................................................................................................................pag. 4

Capitulo 1

Concepções da Sociologia no cotidiano...............................................................................pag.5

Capitulo 2

Relatório do Filme Classe Operária...................................................................................pag.10

Capitulo 3

Relatório do documentário Bumbando .............................................................................pag.12

Relatório do documentário Ilhas das Flores.......................................................................pag.13

Capitulo 4

Relatório do documentário Pajerama.................................................................................pag.16

Considerações Finais......................................................................................................pag. 17

Referências Bibliográficas..............................................................................................pag. 18

Introdução

A sociologia é a parte da Ciências Sociais que estuda o comportamento humano perante a sociedade. Na qual envolve culturas, raças, religião etc, com a função em interagir o individuo com a sociedade.

Neste trabalho foram abordados os significados de cultura, conceitos de indivíduo, sociedade e as influencias do dia a dia.

Os relatórios de documentários Bumbando da dura realidade dos moradores no morro Bumba no Rio de Janeiro, no qual retrata as dificuldades do cotidiano. No relatório do documentário Ilha das flores relata os problemas sócio e econômico e o preço da sobrevivência.

E por fim, o relatório do documentário Pajerama, que mostra o comportamento da sociedade mediante as atuais mudanças do mundo.

As pesquisas foram realizadas através de livros e artigos referente ao assunto abordado, contribuindo para melhor formação profissional e pessoal.

CAPITULO 1

Concepções da Sociologia no cotidiano

O Conceito de Cultura:

Cultura significa cultivar,

 Segundo o site de significados: Cultura é tudo o que compreende conhecimento, arte, crença, lei, moral e costumes hábitos e aptidões adquiridos pelo homem em sua família e em uma sociedade da qual faz parte.

Cada país tem sua própria cultura

Nas ciências sociais a cultura é definida com um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais que são aprendidas de geração para geração. Chama-se também de herança social.

O ser humano tem sua cultura cultivada desde a infância, estabelecida pela sociedade e moldado pela família, basta criar o respeito para diversas culturas. A sociedade hoje prega vários tipos de culturas, sociais, ambientais etc, porém não prega a educação e ao respeito do ser humano e suas culturas.

Conceito do Indivíduo: 

Segundo dicionário: O conceito de Individuo é: Pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres.

Sociedade: 

A sociedade é formada por pessoas, comunidades, ou melhor, uma reunião de indivíduos. De acordo com conceito de sociologia: Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade.

Conhecimento da Vida Cotidiana

Neste texto os autores consideram que o ser humano desde seu nascimento ate sua morte faz parte de uma realidade social, ou seja, tudo o que vive e conhece faz parte de uma realidade já existente e formulada independente de nossa vontade.

Para resumir a idéia central do livro diria que a realidade que temos conhecimento e consciência, é um produto da sociedade e a sociedade por sua vez é construída pelo próprio individuo.

Existem diversas realidades, porém a que é considerada com maior intensidade é a realidade da vida cotidiana, que é aquela que experimentamos no estado total de vigília e que está organizada em torno do aqui e agora. A sociedade baseada na realidade da vida cotidiana se apresenta de duas perspectivas que seriam a realidade objetiva e a realidade subjetiva.

Estão presentes na realidade da vida cotidiana a questão da intersubjetividade ao participar do mundo junto com os demais indivíduos Assim, mesmo existindo uma visão já estabelecida, cada um tem experiências pessoais diferentes que acabam dando uma nova forma pessoal ao conhecimento existente, permanecendo, entretanto uma visão comum, um senso comum.

A temporalidade que influencia no posicionamento do indivíduo na sociedade, assim aspectos relacionados ao “quando” o indivíduo pode isto ou aquilo sempre estão presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (663.1 Kb)   docx (492.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com