TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Gerencial Etapa

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 13

7º PERÍODO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE GERENCIAL

        Anápolis-GO        

Março/2016[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATPS ETAPA 1 E 2

Anápolis-GO

Março/2016[pic 2]

SUMÁRIO

DESAFIO        

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1 - PASSO 1 AO 4        

ETAPA 2 - PASSO 1 E 2        

ETAPA 2 - PASSO 3 E 4        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

[pic 3]

DESAFIO

Uma multinacional estrangeira com sede no Brasil considera a hipótese de lançar produtos específicos para o mercado interno. Para saber o quanto o projeto é viável e levantar informações relevantes à qualidade de seu desenvolvimento, deve utilizar a Contabilidade Gerencial. Desta forma, estarão facilitadas as condições que permitem encontrar as respostas adequadas para a tomada de decisão correta dentro da empresa. Sua equipe é a responsável em elaborar um relatório que demonstre de que forma a Contabilidade Gerencial pode ser utilizada dentro da organização, para a finalidade deste estudo de caso.

Com a realização deste desafio a equipe compreenderá a função estratégica da Contabilidade Gerencial dentro das empresas.

 INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial significa gerenciar informação contábil, ou seja, é uma ação, pois a partir do momento que se tem a informação deve-se usá-la como ferramenta para a administração.

Há algumas vantagens na contabilidade gerencial como: Apuração de custos, projetar orçamentos, analisar desempenho, determinar preço de venda, entre outros que auxiliam diretamente no processo decisório.

Este trabalho visa compreender a importância da contabilidade gerencial e a primeira etapa será para aprimorar o entendimento sobre as informações necessárias para o planejamento e controle da empresa e também fixar os conceitos de como identificar os resultados da empresa de uma maneira direcionada.

ETAPA 1 - PASSO 1 AO 4

  • Arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial

A seguir, um painel com os principais e mais relevantes aspectos na elaboração de um sistema de informação contábil.

  • Pressupostos básicos

A informação contábil precisa atender primariamente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade no processo de gestão administrativa:

  • Sua necessidade como informação;
  • Seu planejamento e controle.

Necessidade da informação

A informação deve ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo. Cabe aos contadores gerenciais construir essa mercadoria com qualidade e custos competitivos.

A necessidade da informação é determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores. Assim, a informação deve ser construída para atender a esses consumidores e não para atender aos contadores.

Para que um sistema de informação contábil seja vivo dentro de uma empresa, é preciso o apoio da alta administração da companhia.

A necessidade de informação, aliada ao absoluto respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil.

Planejamento e controle

O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários. Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido.

  • Fundamentos de um sistema de informação contábil

Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade perene dentro de uma entidade. São os seguintes: operacionalidade, integração e custo da informação.

Operacionalidade

As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional. O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva.

São características básicas da operacionalidade:

  • Relatórios concisos;
  • Elaborados de acordo com as necessidades do usuário;
  • Coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário;
  • Que não permitam uma única dúvida sequer, ou possibilitem pergunta indicando falta de alguma informação do objeto do relatório;
  • Apresentação visual e manipulação adequada.

Integração e navegabilidade dos dados

Consideramos um sistema de informação contábil como integrado quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação contábil estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil. Todos devem utilizar-se de um mesmo e único sistema de informação.

O que caracteriza um sistema de informação contábil integrado é a “navegabilidade” dos dados. A partir do momento em que um dado é coletado, este deverá ser utilizado em todos os segmentos do sistema de informação contábil.

Custo da informação

O sistema de informação contábil deve ser analisado na relação custo-benefício para a empresa. Com a incorporação definitiva dos recursos computacionais, de macro e microinformática, na administração das empresas, entendemos que qualquer entidade, de microempresa a grandes corporações, tem condições de manter um sistema contábil de informação.

  • Abrangência do sistema de informação

Um sistema de informação contábil gerencial tem necessariamente que abranger todas as áreas de contabilidade de que se vale o conceito de contabilidade gerencial. Além disso, o sistema tem que incorporar todos os dados quantitativos necessários para mensuração e análise concatenada das informações com o movimento operacional da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (290.6 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com