TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EADF etapa 3

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Análise de Rentabilidade: Margem x Giro

Qualquer empresa ou organização é formada com objetivo principal de se obter lucro, ou seja, o lucro é razão pela qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos se reúnem em sociedade para desenvolver uma atividade econômica. As análises financeiras são importantes ferramentas para os administradores, gestores ou empresários, pois, destas analises serão extraídos dados que fornecerão apoio à tomada de decisão destes indivíduos, além de proporcionar conhecimento sobre a saúde econômico-financeira da organização.

Os índices quando calculados esporadicamente proporcionam uma visão limitada do que de fato está acontecendo na entidade. Por esse motivo diversos autores sugerem a utilização dos índices em conjunto, sendo esta a melhor forma de utilizá-los como ferramentas de auxílio.

Marion (2002, p.166) define Margem da seguinte maneira:

 “Significa quantos centavos de cada real de venda restaram após a dedução de todas as despesas (inclusive Imposto de Renda). [...] Estes indicadores de Lucro sobre Vendas são conhecidos como lucratividade, ou seja, apuram quantos centavos se ganha por real vendido”.

A definição de Giro também é dada por Marion (2002, p.166) como:

 “Significa a eficiência com que a empresa utiliza seus Ativos, com o objetivo de gerar reais de vendas. Quanto mais for gerado de vendas, mais eficientemente os Ativos serão utilizados”.

Matarazzo (2003, pg. 420) define a relação Giro x Margem da seguinte maneira:

“[...] o Giro (V/A) é um índice de medição da eficiência de vendas em relação ao investimento total, enquanto a Margem representa a eficiência de despesas em relação às vendas, pois quanto menores as despesas maior será a margem de lucro.”

 As análises de rentabilidade se baseiam principalmente na relação Ativos x Receitas da empresa, no Balanço Patrimonial o Ativo representa os bens e direitos da empresa, estes são utilizados para gerar receitas para a empresa, ou seja, o Giro do Ativo é o que impulsiona todo o processo organizacional no intuito de obter lucratividade.

Método Dupont

O Método Dupont consiste em obter os resultados do uso dos Ativos na empresa, para verificar a eficiência da utilização do Patrimônio é necessário realizar um cálculo em que devem ser excluídos os valores dos custos dos produtos e/ou despesas que de certa forma ainda estão inclusos no Passivo, ou seja, para calcular o Giro do Ativo devemos utilizar a fórmula:

Receita de Vendas[pic 1]

Ativo Líquido (Ativo Total – Passivo Operacional)

        Quando se utiliza o Lucro, como indicador de eficiência, deve-se considerar o Lucro antes das Despesas Financeiras, pois se entende que estes encargos ou despesas financeiras são necessários para gerar Capital de Giro para a empresa, ou seja:

 

Lucro Líquido + Despesas Financeiras

        Da mesma forma, para realizar o cálculo do Giro e da Margem, é necessário obter o resultado das Vendas Líquidas, que é obtido na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ou realizando o seguinte cálculo:

Vendas Brutas – Devoluções e Cancelamentos

Cálculo da Rentabilidade do Ativo pelo Método Dupont

Fórmulas:

RA = Vendas Líquidas / Ativo Líquido x Lucro / Vendas Líquidas

Vendas Líquidas = Vendas Líquidas – Impostos sobre vendas

Ativo Líquido = Ativo Total – Passivo Operacional

Lucro = Lucro Líquido + Despesas Financeiras (ou Lucro antes das despesas financeiras)

Ou seja:

Giro = Vendas Líquidas / Ativo Líquido

Margem = Lucro (antes das despesas financeiras) / Vendas Líquidas x 100

RA = Giro x Margem

Termômetro de Insolvência

        São diversos os índices e Demonstrações Financeiras que possibilitam visualizar a situação das empresas em geral. Entretanto os Analistas das áreas Contábeis, Econômica e Financeira sempre buscaram obter um resultado final para todas as informações obtidas com os cálculos dos índices, ou seja, procuravam saber se os resultados obtidos representavam tendência à falência ou não da empresa.

        Por esse motivo, Stephen C. Kanitz desenvolveu um estudo com empresas em boa situação e outras predispostas a falência ou falidas. Neste estudo, Kanitz combinava alguns quocientes e lhes atribuía pesos de medida, assim após diversas análises chegou a uma escala que media a possibilidade de Insolvência de uma empresa.

        Essa escala é chamada de Termômetro de Insolvência de Stephen Kanitz e funciona através de cálculos realizados com os indicadores de controle do Balanço Patrimonial e ainda atribuindo pontos que resultam em solvência ou insolvência da entidade.

Fórmula:

A = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido x 0,05

B = AC + RLP / PC + ELP x 1,65

C = AC – Estoques / PC x 3,55

D = AC / PC x 1,06

E = Exigível Total /Patrimônio Líquido x 0,33

FI = A + B + C – D – E

-7

-6

-5

-4

-3

-2

-1

0

1

2

3

4

5

Insolvência

Penumbra

Solvência


Cálculo da Rentabilidade do Ativo da empresa Natura S/A pelo Método Dupont

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com