TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Noções Atuariais

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA - SÃO BERNARDO DO CAMPO

CURSO: CIENCIAS CONTÁBEIS

7º SEMESTRE

DISCISPLINA: NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

PROFESSOR: EDUARDO BELLI NETO

ATPS – NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

ETAPS 1 E 2

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 2014.

FACULDADE ANHANGUERA - SÃO BERNARDO DO CAMPO

GRUPO/ALUNOS

Débora Alcântara – RA: 3241524189

Evandro Costa – RA: 6814011013

Ezequias Ferreira – RA: 3214515948

Fauzer Fortes – RA: 2033002462

Francisco de Assis Araujo – RA: 0000044059

Maria Nunes – RA: 3218530320

Curos: Ciencias Contábeis

7º Semestre

ATPS

DISCIPLINA: NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera como requisito parcial para aprovação na disciplina de Noções de Atividades Atuarias, sob a orientação do Professor Eduardo Belli Neto.

        

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 2014.

Análise e Comparação das Ferramentas de Gestão de Riscos entre Mercado Financeiro e Seguradora.

Grupo de Trabalho

Débora Alcântara

Evandro Costa

Ezequias Ferreira

Fauzer Fortes

Francisco de Assis Araujo

Maria Nunes

Setembro de 2014

Mostraremos neste trabalho uma análise comparativa nos riscos dos ramos de diversos investimentos e Seguradora. Para tal o grupo fez pesquisa em diversas Instituições nos ramos de investimentos e de seguradoras. Não iremos fazer tabelas comparativas, porém, iremos elaborar um relatório simples mostrando os fatores econômicos, políticos e ambiental dessas atividades econômicas, sabendo que os membros do (Grupo) responsável pelo desafio não tem nenhuma experiência em tal atividade que possa envolver altos riscos para o empreendimento (Investimento financeiro ou no seguimento seguradora).

Para a realização deste desafio, o grupo realizou pesquisa no site do Banco do Brasil, no Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal e no site do Marítimo Seguros para melhor entendimento a respeito do assunto e analisamos dois (2) investimentos financeiros: Poupança e Tesouro Direto e sobre o ramo de Seguradora. Fizemos uma análise de riscos, pontos fortes e pontos fracos para assim chegarmos a um entendimento de tomada de decisão de como aplicar o valor herdado.

Bem, sobre os riscos da poupança mesmo sendo leigos no assunto, sabemos que tem menos rendimentos, porém é mais seguro e todos podem fazer uma aplicação em poupança. Um risco é a hipótese de redução da taxa de juros, ao mês, ou numa possível alteração no cálculo da Taxa Referencial de Juros (TR). Há também outro possível risco no caso de uma instituição bancaria não honrar o resgate da aplicação em poupança e neste caso de risco, tem ainda a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante o valor de até R$ 60 mil por CPF, e por instituição.

Ponto Forte: é fácil (qualquer banco tem), não precisa de valor mínimo para investir, não tem taxa de administração, e é isenta de imposto. Toda pessoa física ou jurídica pode fazer aplicação em Poupança.

Ponto Fraco: o rendimento é limitado a 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial de Juros (TR), calculada pelo governo.

Já o Tesouro Direto é uma alternativa nova no mercado de investimento. Foi criado em 2002, e é uma ferramenta de venda direta de títulos do Tesouro Nacional aos investidores até então. Esses investimentos estavam somente disponíveis para bancos, corretoras e outros do gênero. Atualmente, oferece dois tipos de títulos pré-fixados são: (Letras do Tesouro Nacional e Notas do Tesouro Nacional Serie F) e dois tipos de papéis pós-fixados que são: (Notas do Tesouro Nacional Serie B e Letras Financeiras do Tesouro), Por serem títulos do governo, são considerados investimentos de baixíssimo risco e são apropriados para investimentos de longo prazo. Os títulos podem ser negociados no mercado secundário, porém, semanalmente, a preços de mercado. O investidor paga Imposto de Renda por tabela e quem mantém o dinheiro aplicado por menos de seis meses paga a alíquota máxima, que é de 22,5% sobre o rendimento da aplicação; quem ficar mais dois anos, paga o mínimo, que é de 15%.

Pontos Fortes: baixo risco, possibilidade de aplicar por longos períodos.

Pontos Fracos: é um pouco mais complicado de se entender do que a poupança e exige a contratação de um agente de custódia, por exemplo, banco ou corretora.

Analisando agora o ambiente externo e interno de uma Corretora de Seguros Análise Externo Consiste na atividade de levantamento e análise dos principais fatores externos que, direta ou indiretamente, influenciam a empresa ou são por ela influenciados.

Pontos Fortes e Pontos Fracos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com