TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  7/6/2017  •  Dissertação  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

Aluna(s):

Nayara C. M. Gomes _         RA 1729666        

 _         RA _        

 _         RA _        

 _         RA _        

 _         RA _        

 _         RA _        

POLO

          Rio Verde - GO[pic 2]

2017

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ATUAÇÃO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

NAYARA CRUVINEL DE MORAES GOMES

Trabalho Referente à Avaliação Parcial da Disciplina de Estudos Disciplinares II do Curso Superior em Ciências Contábeis.

Rio Verde – GO

                                                                        2017

ATUAÇÃO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

Antigamente, as mulheres não ocupavam nenhum espaço no mercado de trabalho. Elas eram vistas como a dona do lar, e suas responsabilidades se restringiam a cuidar da casa, dos filhos e do marido. Enquanto aos homens cabia o dever de cuidar da parte financeira da casa, conseqüentemente trabalhando fora. Essa situação começou a mudar após a Primeira Guerra Mundial, onde grande parte dos homens foi para os campos de batalha, deixando abertas as suas vagas de trabalho, que aos poucos foram sendo ocupadas pelas mulheres.

Outro fator que contribuiu para a ascensão da mulher no mercado de trabalho foi a Revolução Industrial, onde a Indústria Têxtil, deixou de ser um negócio praticado em casa para ser realizado nas grandes empresas. Nessa época as mulheres e as crianças conseguiam emprego, pois eram vistos como mão de obra barata. Mesmo com o surgimento de oportunidades de trabalho, as mulheres sempre foram colocadas em situações inferiores a dos homens, um exemplo disso, é que elas eram punidas severamente caso fossem encontradas conversando em horário de trabalho, alegando estar diminuindo o rendimento, fato que não acontecia com os homens.

 O surgimento do desemprego contribuiu muito para que as mulheres começassem a procurar trabalho para auxiliar nas despesas domésticas. No entanto, esse trabalho era visto apenas como uma ajuda extra. O que não é bem a realidade nos dias atuais, pois hoje, em muitas famílias, são as mulheres que levam o sustento para casa. Atualmente, as mulheres têm muito mais oportunidades de estudo, nas universidades, e também possuem um poder de ambição e crescimento profissional maior.

Entretanto, ainda existe muita discriminação, e a maior culpa disso tudo pode ser considerada das empresas, pois elas muitas das vezes desestimulam a mulheres alegando que elas não têm a mesma capacidade e ate competência que os homens. A significativa diferença de salários também é um fator que desanima muito as mulheres no mercado, pois muitas possuem o mesmo grau de qualificação, ou até mesmo maior que alguns homens, e ainda assim possuem suas oportunidades restritas. Principalmente quando se fala em atingir cargos de alto prestígio, como gerência e presidência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com