TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Por que uma empresa necessita de um administrador financeiro?

É necessário que um profissional capacitado sempre esteja a frete dos negócios de uma empresa, um administrador financeiro é a peça chave de uma empresa, pois é ele que tomará as principais decisões para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Ficando também responsável por organizar provisões financeiras, contábeis, controlar o fluxo de caixa e captação de fundos para que a empresa possa provisionar medias visando o crescimento e estabilidade, para que possa vencer a concorrência.

2 – A finalidade dos Índices de Liquidez:

Os Índices de Liquidez mostram como está a estabilidade financeira da empresa, tendo como principal finalidade a avaliação da capacidade que a empresa tem para cumprir seus compromissos de pagamentos de dívidas á seus credores.

Os Índices de Liquidez mais utilizados são: Índices de Liquidez Geral (ILG), Índices de Liquidez Corrente (ILC), Índices de Liquidez Seca (ILS) e Índices de Liquidez Imediata (ILI).

As indicações acima relacionam as obrigações com os bens e direitos que a empresa tem para com seus credores.

3 – A finalidade dos Índices de Atividades:

Os Índices de Atividades são utilizados na análise da empresa para medir as vendas efetuadas no período, comparando os prazos médios de pagamentos com os recebimentos, verificando se há divergência entre ambos.

Os Índices de Atividades são: Prazo Médio de Estocagem (PME), Prazo Médio de Recebimento (PMR) e o Prazo Médio de Pagamento (PMP).

 Para calcular o PME, divide-se a média do estoque de dois anos pelo Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e multiplica-se por 360 para achar a média anual.

 Para calcular o PMR, divide-se a média do cliente em dois anos pela receita bruta, menos as devoluções de vendas e multiplica-se por 360.

Para achar o PMP, divide-se a média do fornecedor pelo CMV e multiplica-se por 360.

4 – O uso e as prerrogativas da alavancagem financeira:

A alavancagem financeira é o uso de recursos financeiros com uma vantagem bem maior sobre as taxas financeiras pagas atualmente, podendo assim aumentar os lucros antes mesmo dos pagamentos  de juros  e imposto de renda.

5 – A consideração do risco econômico:

Devemos ter por risco econômico a incerteza do rendimento esperado de um determinado investimento, pois no mercado financeiro pode-se correr o risco econômico de mercado, que está ligado com as oscilações do preço do investimento escolhido e o risco econômico de crédito, que está ligado a chance de um título financeiro ser pago.

6 – A consideração do risco financeiro:

Devemos ter por risco financeiro o risco de uma possível mudança futura de uma ou mais taxas de juros, apresentando ao investidor financeiro o risco associado em investimentos em determinados negócios.

7 – Aspectos gerais do administrador:

O administrador deverá tomar decisões de gestão quanto a estrutura financeira da empresa, onde as decisões de caráter financeiro poderão ser favoráveis para a rentabilidade do ativo ou induzirem a um risco sobre a rentabilidade dos capitais próprios, sendo assim as decisões de investimento e financiamento da empresa devem ser tomadas em comum acordo, com o planejamento de cumprir os objetivos dos proprietários da empresa e seus acionistas.

Referências Bibliográficas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com