TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração financeira

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

Adm. Financeira – Tema 1

A administração financeira trata de dinheiro. Assim, o resultado de qualquer atividade é expresso em moeda. Desta forma, a administração financeira tem por finalidade medir o resultado de tudo o que a empresa faz em dinheiro. Isso é feito por meio dos sistemas de informação de controladoria, contabilidade e tesouraria.

Administração Financeira é o ramo da ciência da administração de empresas que congrega os fundamentos das ciências sociais, econômicas e contábeis com o objetivo principal de maximizar o valor econômico da empresa, por meio da otimização dos impactos econômicos, financeiros e patrimoniais da utilização dos recursos operacionais da empresa.

[pic 1]Figura 1.2 Fluxo operacional, econômico, financeiro e patrimonial das atividades.

Verifica-se pelo fluxo da Figura 1.2 o alcance da administração financeira. As empresas, para o processo de produção e venda de seus produtos e serviços, consomem recursos no processamento das operações para obter os produtos e serviços finais que serão vendidos. A partir daí, são aplicados os conceitos econômicos, financeiros e contábeis para o processo de mensuração dos eventos econômicos deste processo.

Primeiramente, obtém-se o fluxo econômico, que é a mensuração econômica das transações dos eventos econômicos para apuração do lucro ou prejuízo do período, conforme os princípios contábeis geralmente aceitos, gerando a demonstração do resultado do período. Em seguida, identifica-se o impacto financeiro desses eventos econômicos para a administração do caixa da companhia, uma vez que este elemento patrimonial é o principal elemento restritivo da gestão empresarial, por meio da demonstração dos fluxos de caixa. Os fluxos econômicos e financeiros são canalizados para o fluxo patrimonial, que identifica todos os elementos patrimoniais ativos e passivos, evidenciando o valor atual da riqueza da empresa, que é representado pelo balanço patrimonial ao final do período.

1. Habilidades Especiais de Administração Financeira

As funções financeiras são desempenhadas por dois setores da companhia, o setor de controladoria e o setor financeiro (ou tesouraria), que respondem normalmente ao gerente ou diretor administrativo financeiro, conforme mostra a Figura 1.3:

[pic 2]

A grande ligação da Controladoria com a Tesouraria consiste no processo orçamentário. O orçamento nasce na Controladoria, e, após sua conclusão, os dados são enviados à Tesouraria para montar seu Planejamento Financeiro em várias projeções de tempo (Figura 1.4).

[pic 3]

Tesouraria

A função da tesouraria ou de finanças é uma atividade de linha e operacional, que basicamente tem como função o suprimento de recursos para as demais atividades desenvolvidas internamente na companhia, conforme apresentado na Figura 1.5.

[pic 4]

Figura 1.5 Atividade de finanças como supridora de recursos financeiros às demais atividades operacionais da empresa.

As principais atividades ou funções de tesouraria, também denominada Diretoria ou Gerência Financeira, são as seguintes, conforme evidenciado na Figura 1.6.

[pic 5]

3. As Metas do Planejamento Financeiro

A meta central do planejamento financeiro é a maximização do valor da empresa, por meio da obtenção de lucros sustentáveis ao longo dos anos. Para atender esse objetivo principal, faz-se necessário um adequado processo de gestão.

O processo de gestão compreende:

 Planejamento estratégico.

 Planejamento operacional.

 Programação.

 Execução.

 Controle.

O administrador financeiro deve trabalhar com o planejamento estratégico e operacional da empresa, subsidiando os responsáveis com os fundamentos financeiros para determinação da estrutura do ativo e passivo dos projetos especiais e planos estratégicos da companhia.

Os instrumentos financeiros para subsidiar o processo de planejamento e programação mais importantes são o planejamento orçamentário, as projeções econômicas e as simulações.

Na etapa da execução, as metas do planejamento financeiro centram-se em criar instrumentos para que todos os gestores da empresa realizem as transações com a maior eficiência financeira, otimizando os eventos econômicos de compra, venda, estocagem, produção, pesquisa e desenvolvimento etc.

Há a necessidade de um monitoramento permanente, que cabe à etapa do controle econômico e financeiro das atividades empresariais. Assim, instrumentos como apuração dos resultados por áreas de negócio, formação de preços de venda, planejamento do fluxo de caixa de curto e longo prazo etc. permitem ao administrador financeiro cumprir suas metas.

4. As Decisões Financeiras Fundamentais

As principais funções de finanças decorrem das decisões fundamentais que os administradores são levados a tomar com o objetivo de criação de valor para a empresa e acionistas. São elas as decisões de investimento, de financiamento e dividendos.

a) Decisão de Investimento

É considerada a mais importante das três decisões, uma vez que é a própria razão de ser de um empreendimento – investimento para gerar produtos e serviços, e, consequentemente, por meio destes, resultados. A decisão de investir é a mais complexa das decisões financeiras, pois envolve incertezas em todo o seu processo, uma vez que trabalha com o intervalo de tempo entre o investimento hoje para recuperação no futuro.

O investimento de capital é a alocação do capital em propostas de investimentos, cujos benefícios serão realizados no futuro. Uma vez que os benefícios futuros não são conhecidos com certeza, as propostas de investimentos necessariamente envolvem riscos. O capital investido tem um custo – custo financeiro ou de capital –, e este deve ser recuperado para justificar o investimento e o risco. Assim, as variáveis fundamentais para a decisão de investimento são:

 O empreendimento ou o projeto de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (281.1 Kb)   docx (184.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com