TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração financeira

Por:   •  20/8/2015  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

1. Porque uma empresa necessita de uma administrador financeiro

O administrador financeiro é aquele quem controla as finanças de uma empresa, ou seja o que busca tomar a melhor decisão nos assuntos financeiro da empresa, pois para realizar a tomada de suas decisões é necessário conhecer e analisar os processos de produção evidenciando assim os gastos descessarios e os desperdícios e os eliminando em todos os setores da empresa e suas respectivas áreas abrangendo o marketing, produção, e utilizando os dados da contabilidade no planejamento do nível estratégico, gerencial e operacional. É a partir deste profissional que a empresa se movimenta em busca de seus objetivos, é considerado o cérebro da empresa pois para que iniciemos uma empresa é necessário saber quanto iremos gastar de aluguel, ou se irá construir o próprio prédio para se livrar do pagamento deste aluguel, quanto gastaremos de despesas com o produto produzido, quanto lucro nos trará esse produto, qual a quantidade de funcionários necessários, para que não tenhamos mão de obra ociosa, gerando prejuízo, quanto pagaremos de imposto, enfim sem a presença deste profissional na empresa a mesma não haveria como existir, pois um corpo não vive sem o funcionamento de seu cérebro. E dentro de toda essa importância a respeito deste profissional elencamos alguns tópicos mais detalhados a respeito dessas características como:

2. A finalidade dos índices de liquidez

A liquidez de uma empresa é a capacidade do pagamento de suas obrigações com terceiros e baseadas nos índices de liquidez que são quatro e os quais dependem de como a empresa apresenta a ser lucrativa, do ciclo financeiro como é administrada, e as decisões estratégicas tomadas em relação aos financiamentos e investimos feitos a curto e longo prazo. Os índices 4 índices de liquidez são, liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata, liquidez geral.

A. Na liquidez corrente ela é calculada pelos direitos da empresa a curto prazo como caixa, banco, estoques e clientes e as obrigações também a curto prazo como fornecedores, impostos, financiamentos e empréstimos.

B. Na liquides seca é igual a liquidez corrente com exceção do cálculo do estoque, o que promoverá um resultado menor ao da liquidez corrente.

C. Na liquidez imediata é considerada o caixa os saldos bancários e os financiamentos a curto prazo, mas exclui as contas a receber e os estoques.

D. Liquidez geral inclui no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo, os quais são obtidos a no balanço patrimonial. Sendo esses os 4 índices da liquidez.

3. A finalidade dos índices de atividades

São aqueles que demonstram um rápido ciclo operacional de caixa, ou seja quanto maior for a rapidez de conversão de ativos em dinheiro melhor será para a empresa e fazem parte dos índices de atividade o contas a receber, estoque de mercadorias e o volume de negócios total de ativos.

4. O uso e a prerrogativa de alavancagem financeira

é a utilização de capital de terceiros ou próprio da empresa com a finalidade de obtenção de aumentar o lucro dos sócios, onde essa alavancagem operacional é quando ocorre o aumento das receitas e lucros antes do juros , pois vender mais nem sempre aumento dos rendimentos, pois consequentemente com o aumento das vendas pode se aumentar as despesas operacionais ocasionando com isso maiores risco, já a alavancagem financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com