TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alocação dos custos indiretos

Por:   •  12/9/2016  •  Resenha  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS[pic 1]

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

COT0266

[pic 2]

Aline Medeiros Farias amfarias@ucs.br

ALOCAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO: IMPACTOS NO CUSTO FINAL E NA FIXAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE PINTURA AUTOMOTIVA

ECKERT, Alex.; MECCA, Marlei S.; BIASIO, Roberto. ALOCAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO: IMPACTOS NO CUSTO FINAL E NA FIXAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA EM UMA

EMPRESA DE SERVIÇOS DE PINTURA AUTOMOTIVA. Revista de Informação Contábil,Recife, v. 8, n. 2,p.1-28, 01 abr. 2014. Trimestral. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2016.

Segundo o artigo “Alocação dos custos indiretos de fabricação”, escrito por Alex Eckert, possui mestrado em Administração, Marlei Salete Mecca,com doutorado em Administração e Elisandra Novello com bacharel em ciências contábeis , apresentaram uma pesquisa de caso, que teve como objetivo a análise de que forma a alocação dos custos indiretos de fabricação impactaram no custo total e nas estratégicas de formação dos preços  de venda de uma empresa de pintura automotiva.

O foco de interesse na pesquisa dos autores está voltado averiguar os impactos que uma mudança nos mapas de rateio dos custos indiretos pode causar em um processo produtivo de uma empresa.A metodologia utilizada foi o estudo de caso único, e uma abordagem qualitativa, foi apresentada também uma revisão bibliográfica, contemplando dados já publicados acerca do objeto de estudo. A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa do ramo de automotivo situada na cidade de Caxias do Sul, RS, chamadas pelos autores de pinturas automotivas.No estudo do artigo, foi constatado que a alocação dos custos indiretos de fabricação é um dos principais pontos estratégicos das empresas, uma vez que podem fazer toda a diferença se mal elaborados os critérios de rateio.A empresa que sofreu o estudo apresentava uma situação onde a pintura por submersão é a base do processo, seguido de   um

acabamento em tinta em pó. Se uma dessas peças não passar pelo acabamento, a pedido do cliente, não é justo que ela receba a parcela de custo indireto referente ao departamento de pintura em pó, com isso a empresa estava com bastante dificuldades na trativa dos custos indiretos, sendo que eles são decisivos quando mal alocados, impactando desde o preço fixado até mesmos as decisões de retirada de itens de linha.

O método usado pela empresa pinturas automotivas, para apurar o custo é uma forma de rateio utilizando a unidade de medida metro quadrado (m2).Segundo estudos esse tipo de método pode distorcer a proporção de custo indireto que incide sobre algumas peças.São muitos os tipos de peças pintadas pela empresa, desde ferragens até peças de maior porte com área plana, sendo elas caracterizada das como sendo de pequeno e médio porte.A  problemática detectada pelos autores envolve os aspectos físicos das peças ,essas são  dispostas em gancheiras, presas a barras de carga( que transportam as peças via aéreo). Por isso, algumas dessas peças podem agregar valores que não competem a elas, em comparação  a outras peças que não absorvem o custo real que é necessário para seu processamento.Essa situação poderá gerar problemas no momento que se é dado o preço ao serviço e repassado  aos clientes. Através desses dados, os autores utilizaram o método de custo por absorção, tendo em vista de ser o sistema que é mais utilizado quando se trata de sistemas de custos integrados a contabilidade, alem de ser o mais pratico e adequado para o estudo da empresa.

Sendo assim, aplicaram a nova proposta de calculo de rateio, consideraram a quantidade de peças que eram dispostas em uma única barra de carga.Ou seja, dividiram o total dos custos indiretos pelo total de barras de cargas carregadas e processadas em determinado período .Desta forma, foi possível um novo modelo de rateio especifico para a pinturas automotivas e também evidenciar os custos dos produtos e serviços podem  ter valores diferentes em função do uso de outros métodos de rateio dos custos indiretos.Pode-se notar que o modelo existente não seria o mais justo de apropriação ,conforme os autores, uma vez que o desgastes dos dispositivos que são utilizados para inserir as peças na linha de produção e os demais custos indiretos são e tem muito mais relação com o número de barras de carga que são processados do que em função de espaço que as peças ocupam.O correto seria ao invés de os custos indiretos serem divididos pelo total de M2 pintados, surgiu o rateio pela quantidade de barras de cargas carregadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com