TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de Negócios no Brasil

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e                  medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil................................................................................................................4...4 e 5

2.1.1 Medidas Macroeconômicas        45 e 6

2.1.1.1 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil e Seus Benefícios Socioeconômicos        46

2.1.1.1.1  A Carga Tributária No Brasil x Inabilidades Administrativas.................4.6 e 7

3 CONCLUSÃO        78

REFERÊNCIAS        89



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho propiciará um assunto muito importante para a Contabilidade que é como está O Ambiente de Negócios hoje no País. Para entender melhor, neste trabalho serão tratados assuntos como: O excesso de burocracia, cargas tributárias, medida macroeconômica e medida microeconômica, mudanças políticas e econômicas benefícios e prejuízos, tudo isso influenciando na economia do Brasil e no mundo dos negócios gerando assim perdas para empresas nacionais.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Economia é o estudo da alocação de recursos escassos, engloba a noção de como a sociedade utiliza os recursos para a produção de bens como valores e a forma como é feita a distribuição destes bens entre indivíduos. Pode – se dizer que o Brasil em comparação a outros países está atrasado em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interesse das empresas nacionais, no que diz respeito à aquisição e renovação de licença para as empresas, cumprimento tributário e previdenciário, operação e importação.

  1. AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.

As mudanças no Ambiente de Negócios atingem a todos, a questão é como fazer, desenvolver metodologias de inovação nas empresas que desvie dos problemas e ameaças e crie oportunidades e assim criar resultados que seja sustentável na empresa.

O excesso de burocracia e a falta de transparência nos serviços que estão sendo prestadas pela administração pública aos cidadãos, pessoas físicas e jurídicas, causam enormes danos que abalam diretamente a competitividade brasileira. Ao longo dos anos foram criadas maneiras de diminuir a burocracia, como, simplificar processos, aumentar transparência e melhorar o atendimento ao público.

 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias refletem em dois fatores mais importantes, entre outros que existem. Uma delas é o fator da continuidade que olhando para o panorama econômico político e normativo do país afeta possibilidades e sobrevivência de uma empresa; governos desqualificados são incapazes de administrar a economia nacional de forma que compromete continuidade das empresas no país. Outro fator agravante é o valor dos ativos e das ações; onde em um ambiente político, econômico e normativo é desvantajoso ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Na Contabilidade, as mudanças políticas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias incidem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, assim como nos resultados apurados. São exemplos:

- a recente implementação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, nas quais houve mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade facilitando o entendimento por parte dos usuários;

 - as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

  1. Medida Macroeconômica.

A medida macroeconômica tem como meta aumentar o nível de emprego agregando a estabilização de preços, distribuírem melhor a renda, fazer crescer a economia. Ela se compõe de cinco mercados importantes:

- Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção juntamente ao nível de preços;

- Mercado de Trabalho: comporta a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determina a taxa de salários e o nível de emprego; - Mercado Monetário: analisa a busca e oferta da moeda pelo Banco Central que define a taxa de juros;

- Mercado de Títulos: analisa agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda;

- Mercado de Divisa: depende das exportações e das entradas de capitais financeiros, determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

                      Uma vez que a empresa deve operar no ambiente macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sal estrutura institucional. Necessita estar atento nas conseqüências de diferentes níveis de atividade econômica e de mudanças na política econômica que afetam seu ambiente de decisão. Sem conhecer a economia o Administrador Financeiro não pode esperar obter sucesso financeiro para empresa, precisa perceber conseqüências de política monetária e a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas, precisa também conhecer as várias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potencias de investimento e financiamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com