TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de Negócios no Brasil e Exterior

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTABÉIS

DÊNIS FERREIRA COELHO

[pic 3]

Araçuaí

2014

Ambiente de negócios no Brasil.


O Brasil está escasso e atrasado na transparência dos serviços prestados pela administração pública juntamente com a integração de processos de interesse das empresas nacionais para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

Um diagnóstico comparativo feito com outros países mostra os instrumentos usados e colocados em prática que retratam que o Brasil ainda está muito burocrático em processos cotidianos das empresas em procedimentos envolvendo órgãos estaduais e municipais dificultando a vida dos empresários.

O Governo Federal adotou a ideia de que reduzindo a despesas de custeio, irá combater o excesso da demanda gerando um superávit e expandindo o investimento, que abrirá caminho na redução dos juros básicos pelo fato das despesas altas serem geradas pelos juros altos. Em termos de desenvolvimento econômico e social , a redução ora depende da redução da SELIC que abrirá espaço para elevar investimentos e programas de distribuição de renda. Não há nada mais desgastante na política e na economia do que a inflação, pelo fato de atingir a todos e em especial os de renda média e baixa, por isso ocorre a  implementação do governo em eleger com prioridade a absoluta formulação da politica econômica.

A alta elevação da inflação leva a base de apoio ao governo no Congresso Nacional passa a ser mais exigente em questão de aprovação na criação ou modificação nas propostas do Executivo e a mídia passa a martelar duramente o governo o que irá força-lo a modificar sua política inicialmente traçada na posse da presidente de crescer com a inflação sob controle e reduzir a Selic para conter o alto crescimento do dólar no nosso país o que ocasiona estragos na competividade  das empresas e ampliação dos rombos nas contas externas.

O Brasil possui um processo legislativo bastante refinado que é desenvolvido numa dinâmica entre as duas Casas do Congresso Nacional a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. As regras gerais desse processo estão na Constituição Federal, que estabelece os tipos de normas existentes e suas características, como iniciativas, restrições, quóruns e prazo de tramitação. Casos de relevância e urgência tem força de lei e vigência imediata. Perdem a eficácia  se não convertidas em lei pelo Congresso Nacional em até sessenta dias, prorrogáveis por igual período.  Leis são instrumentos essenciais e de mera importância para o convívio humano e para manter a sociedade ,tornando um grupo social mais democrático, aberto e pluralista .

O preparo, suporte e planejamento, juntamente com ideias boas, força de vontade e determinação são pontos necessários para que o empreendedor se fortaleça e se torne saudável, além disso o trabalho do contabilista é fundamental para o controle e crescimento seguro do negócio.

Registros contábeis serão feitos onde irá fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos. O reconhecimento do mercado implica também em preparo dos contabilistas no atendimento de seus clientes. O contato pessoal e a confiança, acrescidos de uma visão estratégica do negócio, são apontados pelos empresários como requisitos para uma relação de parceria.

Uma pesquisa feita pelo SEBRAE mostra que o serviço contábil é o mais procurado entre os empreendedores. Muitas empresas fecham suas portas em até dois anos onde a principal razão é a falta do capital de giro, seguida da falta de clientes e de problemas financeiros.
O contador irá exercer uma função de extrema importância quanto a organização da empresa, a escrituração contábil e ao planejamento fiscal financeiro.

O contabilista participa do desenvolvimento da empresa desde sua constituição, acompanha o registro na Junta Comercial ou no cartório civil e providencia a regularização em vários órgãos, como Receita Federal, INSS, e Prefeitura.
A falta de informações específicas pode fazer diferença quando o negócio já estiver no mercado, determinados profissionais liberais que atuam como prestadores de serviços não podem optar pelo Simples, por exemplo. E as cooperativas têm legislação específica, exigindo adequação contábil e fiscal própria.


A primeira preocupação é checar a viabilidade da empresa no mercado, já que muitas iniciativas empreendedoras se devem ao desemprego. Apesar da maioria dos empreendedores terem consciência do peso dos tributos no orçamento, os custos com aluguel e funcionários podem passar despercebidos e não serem embutidos no preço final.
Recomenda-se que todo empreendedor procure orientação profissional antes de formar a empresa, para conhecer os encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais a que estará sujeito suas atividades.


A contabilidade deve ser vista como ferramenta de gestão, para que possa projetar os resultados da empresa a partir de metas. Muitos empresários desprezam dados e avaliações, e perdem uma excelente oportunidade de contar com a experiência, formação e competência do contabilista.

Em Janeiro de 2003, Lula tomou posse do cargo de Presidente da Republica, afirmando que o principal pilar de sua politica seria o Programa Fome Zero baseado na transferência de renda que beneficia famílias em situação de baixa renda. Este programa abrangia uma serie de iniciativas e vários setores e ficou conhecido como Programa Bolsa Família.


Na época, foram criados programas cujos benefícios eram concedidos mediante condicionalidades, como a obrigatoriedade da presença na escola e o regular acompanhamento da saúde básica. São exemplos os Programas Bolsa Escola, Cartão Alimentação, Bolsa Alimentação e Auxilio Gás. A sua administração não era centralizada, estando cada programa submetido um Ministério. Embora o programa de Lula parecesse uma continuação do governo anterior, apresentava características diferentes e se destacava por sua abrangência e seu impacto. Em 2003, o Governo criou o Programa de conta simplificada, que reduziu as exigências para a abertura de conta corrente. Em consequência, aumentando acesso ao credito popular para pessoas de baixa renda. Houve uma especie de“barbarização" nacional: aumento da participação dos correspondentes bancários no sistema de credito nacional, abertura das contas simplificadas, o acesso popular ao credito e ao microcrédito.
Em abril de 2004, o Copom (Comitê de política Monetária) reduziu a taxa Selic para16% (dezesseis por cento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com