TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente dos Negócios no Brasil

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 POLITICAS ECONOMICAS        

1.1 EDIÇÕES DE LEIS        

1.2 DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS        4

2 ECONOMIA        9

2.1 MACROECONOMIA        10

2.2 MICROECONOMIA        10

3 INFLUENCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGOCIOS E NO UNIVERSO CONTABIO        14

4 BENEFICIOS SOCIOECONOMICOS DA MICROECONOMIA        16

5 CARGA TRIBUTÁRIA DO BRASIL        16

5.1 INABILIDADES ADMINISTRATIVAS        16

6.1 A CAUSA MORTIS DE EMPRESAS NACIONAIS        16

CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20



INTRODUÇÃO

Em sua plenitude, a contabilidade é indispensável para a gestão de negócios, uma vez que condiz ao controle financeiro, econômico e patrimonial das empresas. E, em suas especificidades a Contabilidade Comercial está relacionada o acompanhamento de vendas, com o faturamento, com o recolhimento de impostos e com as despesas operacionais e administrativas das organizações.

Para o desenvolvimento de tais atividades comerciais é fundamental a aplicação de um sistema de registro e acompanhamento dos eventos ocorridos na empresa, de forma que as operações de comercialização sejam ágeis quanto às oscilações que porventura possam ocorrer e suas possíveis correções.Assim, o processo contábil comercial é uma ferramenta de suma importância em uso adequado das informações quanto ao gerenciamento dos recursos aplicados e na tomada de decisão.

Portanto, este estudo visa demonstrar os Princípios da Contabilidade em suas competências para um bom desenvolvimento empresarial, em foco à contabilidade comercial. Pois, esta, está diretamente relacionada às atividades financeiras equiparadas à avaliação de retorno do capital investido no negócio e no lucro das atividades.

E ainda, este trabalho de pesquisa, tem por objetivo orientar o futuro contador quanto aos processos contábeis comerciais correlacionados com o sistema e desenvolvimento das atividades contábeis de apuração e métodos aplicáveis em parâmetros de análise de mercado considerando as variáveis econômicas e financeiras do mercado.


  1. Analizando o perfil do cliente

Como grande parte das empresas existentes no país, o caso dos irmãos Júlio Cesar e Marcos Vinicius não poderia ser diferente. Eles iniciaram suas atividades no ramo de manutenção de computadores e outros equipamentos voltados a informática, passando alguns anos com o alvará de autônomo. Nesta condição surge dificuldades como o acesso a empréstimos e a comprovação de rendimentos como pessoa física. A solução a se tomar seria a formalização com a constituição da empresa, mas qual seria a opção mais indicada e vantajosa para o caso dos irmãos Silva é o questionamento para um bom profissional da área contábil solucionar.

Cada opção tem suas particularidades, requisitos, vantagens e desvantagens. Tudo isso deve ser levado em consideração para uma escolha sensata e correta.

Dentre as opções que atendem as necessidades dos irmãos estão a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e a Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada, que hoje é chamada de Sociedade Limitada. A EIRELI foi cogitada, pois o irmão Júlio Cesar é empregado pelo regime estatutário e estatuto desta empresa não permite que seus colaboradores participem como sócio administrador de empresas, mas esse mesmo estatuto não menciona a proibição de seu colaborador ser sócio minoritário de empresa. Adiante veremos as características e particularidades das duas possíveis opções para abertura da empresa dos irmãos Silva.


  1. caracteristicas da empresa individual de responsabilidade ltda

A Lei n 12.441, de 2011, instituiu a EIRELI ( Empresa Individual de Responsabilidade Ltda ), acrescentando novos dispositivos ao Código Civil, passando a considerar pessoa jurídica de direito privado as empresas individuais de responsabilidade limitada, constituída por um único titular possuidor do total de cotas do capital social integralizado que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salario mínimo vigente no país. Os bens pessoais do titular não poderão ser reclamados em caso de dividas da empresa.

No nome empresarial terá que ser incluído a expressão “EIRELI” após a firma ou denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.

O sócio titular de uma Empresa Individual de Responsabilidade Ltda  terá que ser uma pessoa natural e somente poderá participar de uma empresa desta modalidade.

A Empresa Individual de Responsabilidade Ltda será regulada pelas normas aplicáveis as sociedades limitadas.

Esse tipo empresarial poderá optar por se enquadrar como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), desde que atenda a Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006. O enquadramento será efetuado mediante declaração para essa finalidade, cujo arquivamento deve ser requerido em processo próprio. O Departamento Nacional de Registro do Comércio, por meio da Instrução Normativa n 103, de 30 de abril de 2007, disciplinou, para as juntas comerciais, os procedimentos e atos necessários para a formalização do enquadramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com