TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente dos negócios no Brasil

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

  1. Introdução.........................................................................................4

 

  1. Desenvolvimento...............................................................................5

2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas  provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil ...5

2.2 Medidas macroeconômicas e medida microeconômica ..................6

2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil.6-7

2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia..7

2.5 A carga tributária no Brasil................................................................7

2.6 Inabilidades administrativas..............................................................8

  1. Conclusão..........................................................................................9

  1. Bibliografia.........................................................................................10

INTRODUÇÃO

        Este trabalho nos leva a compreender como funciona as áreas políticas e econômicas do nosso país, áreas essas que estão em um momento de decadência. É de extrema importância para o contador compreender como funciona o mundo econômico, seus pontos fortes e fracos e as leis que o compões, e estar atualizado sobre como anda a economia.

DESENVOLVIMENTO

       

O ambiente de negócios no Brasil, quando comparado com os demais países, vemos que há grandes atrasos em algumas áreas, e isso vem causando decadência e impedindo o crescimento econômico tão almejado por todos. Uma das áreas mais críticas é a falta de transparência, principalmente em relação ao governo, o que nos leva também a falta de um sistema adequado de informação, que é tão indispensável na área financeira e muito usado no departamento de recursos humanos. Também há atraso na área de simplificação e integração de processos de interesse das empresas nacionais que contribui para a melhoria do ambiente de negócios, como a obtenção e renovação de licença para as empresas, cumprimento tributário e previdenciário e operação e importação.

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

Em relação a empresa as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantes :
- na continuidade: a questão econômica, política e normativa do país afeta as possibilidades de negócios e sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerenciar e administrar a economia do país de uma forma que gere um bom ambiente de mercado e de negócios, compromete a sobrevivência e a continuidade das empresas no país;  

- nos valores dos ativos e das ações: quando um ambiente político, econômico e normativo não favorece o mercado e os negócios, inicia-se um processo de decadência e os ativos e as ações perdem seu valor.
Já no universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias geram mudanças de critérios e de técnicas de escrituração contábil, alterando os valores dos resultados apurados, podemos identificar isso na incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade, também nas diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

2.2 MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MEDIDA MICROECONÔMICA

- Microeconomia estuda a formação dos preços, da oferta, pela qual são responsáveis os produtores, da procura, que depende do comportamento, motivações e reações dos consumidores; também estuda o mercado, em suas várias formas e estruturas, examinando as condições gerais de equilíbrio das empresas em cada uma das situações concorrenciais possíveis e na esteira dos mercados e da produção, os salários pagos no mercado de trabalho e os lucros atribuídos à capacidade empresarial.

Seu fosco é na análise da Economia. Oque diferencia ela da macroeconomia,é o fato de ela ser seletiva,  busca explicar o funcionamento dos mercados para produtos individuais e o comportamento do comprador e do vendedor individuais.

- A macroeconomia tenta responder a questões realmente relevantes da economia: como emprego e desemprego, produção, taxa satisfatória ou insatisfatória de desenvolvimento, inflação ou estabilidade dos níveis de preços

A macroeconomia está voltada para o estudo do comportamento da economia, sendo o todo a unidade de referência, diferentemente da microeconomia que considera as partes individualizadas.As metas básicas macroeconômicas e microeconômicas temo mesmo objetivo: o máximo de bem-estar para a população como um todo.

2.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

 A economia brasileira é influenciada pela microeconomia, o poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido grandemente, ocupando um grande espaço no mercado de negócios.  As microempresas empregam a maioria da população com pouca experiência e escolaridade.
A contabilidade teve que se adaptar as leis, onde antes não precisa livro-caixa hoje precisa de BP, DRE, lançamentos,análise vertical e horizontal.

A microeconomia procura explicar como é gerado o preço dos produtos. Divide-se em: Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda. Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações com o objetivo de aumentar os lucros. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.  Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e sua conseqüência no produto final. Determina as curvas de custo.  Por isso ela é tão utilizada hoje em dia, e indispensável na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com