TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO CRICIÚMA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANALISE DE INVESTIMENTOS

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTOS

CRICIÚMA / SC

Abril / 2015


Introdução

Este trabalho tem por objeto a construção de um estudo financeiro para investimento no setor de transportes, mais precisamente na aquisição de implementos rodoviários para formação de frota própria para suprir a logística da empresa.


Capitulo 1 - Descrição do Investimento Pretendido

A palavra “Investimento” é originária da Economia e nos dias atuais é muito comum se ouvir falar de investimentos ou análise de investimentos, pois eles tem uma grande importância para as organizações. Deste modo, para melhor entendimento acerca de Investimentos, explicaremos desde o seu conceito.

O Investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis no presente para gerar mais recursos no futuro. Os Investimentos podem ser realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo, e são muito importantes para as organizações porque a própria sobrevivência das organizações (à longo prazo) está condicionada ao volume de investimentos realizados por elas.

Todo Investimento deve ser considerado em valor monetário, normalmente em reais (R$) para serem comparados.

O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimentos, mesmo sendo tão diversos.

É muito vasto o rol de opções para investir, alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabe ao administrador, analisar (de forma racional) os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções.

Para realizar um Investimento, o administrador deve levar em consideração três aspectos:

Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

Ambiente empresarial: São considerações políticas sociais e culturais que afetam o investimento.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Fundo De Investimento: é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos. Os fundos de investimentos são classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente usa-se os termos conservador, moderado ou ousado para identificar o perfil do investidor e assim escolher o fundo mais adequado.

Caderneta de Poupança: muito conhecida, principalmente pelo fato de poder ser feita por qualquer cidadão, necessitando apenas ir a um banco juntamente com seu CPF, RG, comprovante de renda e comprovante de residência atualizado. A Caderneta poupança é um investimento muito tradicional, paga juros bem baixos, porém é um investimento seguro.

Câmbio: Consiste na compra de moedas estrangeiras (como o Dólar, Euro ou Libra). Na compra de uma moeda o investidor espera que esta tenha uma valorização em relação à moeda corrente, o Real, e assim vendê-la por um valor acima do valor de compra.

Ouro: é um investimento reconhecidamente seguro e pode ser feito através dos bancos. As barras de ouro compradas podem ficar com o comprador ou ele poderá contratar um serviço de custódia ou guarda nos bancos.

CDB e RDB: Certificado de Depósitos Bancários, é o mesmo que financiar um valor para o banco, em que ao final do prazo estabelecido o banco pagará o valor que foi emprestado acrescido de juros, ou seja, receberá o dinheiro investido mais um lucro do tempo passado.

Títulos Públicos: Investimento criado pelo governo federal com o intuito de financiar as atividades do governo. É uma opção de investimento. A venda de títulos públicos geralmente é feita por leilão ou diretamente no Tesouro Nacional.

Ações: São ativos de empresas com capital aberto ou Sociedade Anônima. São negociados em bolsas de valores e, em outras palavras, podemos dizer que ações são pedaços ou partes das empresas que são vendidas na bolsa de valores.

Os tipos de investimento são muitos, contudo os três principais são:

1. Investimento Público

        Os investimentos públicos são recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas a fim de gerar o bem estar social e não tem por objetivo gerar retorno monetário. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outras.

2. Investimento Privado

        Os investimentos privados são os principais geradores de empregos e tributos em um país capitalista. São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço, lojas de varejo, shopping center, dentre outros.

3. Investimento Misto

        Esses recursos são disponibilizados parte por entidades sociais ou governos e a outra parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem como objetivo gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.

Produto e Serviço a ser comercializado

        Nosso investidor, aqui ficticiamente chamado de João, atua no seguimento de Mineração, e gostaria de apresentar ao conselho de administração da empresa uma analise de investimento para aquisição de frota de veículos própria.

        A aquisição será de 190 veículos para transporte próprio da extração de carvão da empresa, isso se dará durante 05 anos, e ao final o mesmo irá vender a frota.

        A empresa através da frota também irá locar os veículos para outras empresa, podendo assim obter um faturamento extra com tais serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (241.8 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com