TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Demonstrações Financeiras

Por:   •  2/4/2021  •  Abstract  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina – Análise das Demonstrações Financeiras

Curso: Ciências Contábeis

UNIESP  – 1º semestre letivo / 2021 – Turno: Noite

Prof. Norberto Devulski Verderame

Análise de Demonstrativos Financeiros

Uma das técnicas de análises mais simples de aplicação e que, ao mesmo tempo, mais importante no que se refere a riqueza de informações é a análise horizontal e vertical. As análises de empresas são baseadas em comparações, sejam elas efetuadas por índices passados ou mediante algum indicador setorial. No entanto, este processo se completa com valores afins obtidos de uma mesma demonstração financeira, e também, pela evolução dos montantes e de resultados absolutos ao longo do tempo, permitindo verificar-se tendências futuras e suas evoluções. Deste modo, comparações dos valores através do tempo e relacionais na mesma demonstração, são desenvolvidos, respectivamente, por análise horizontal e vertical.

Análise Horizontal

  • Comparação que se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes exercicios sociais.
  • É um processo de análise temporal, feito através de números índices
  • Ela permite que se analise a tendência passada e futura de cada valor contábil.

Metodologia:

a) Evolução dos Ativos (investimentos) e Passivos (financiamentos) de curto prazo

- Avalia-se a existência de folga financeira ou aperto na liquidez

b) Evolução do Ativo Permanente Produtivo

- Grupo que reflete a capacidade instalada de produção / vendas de uma empresa, devendo corresponder um nível maior de investimento em bens fixos a um adequado aumento nas vendas

c) Evolução da estrutura de capital

- Como a empresa está financiando seus investimentos em ativos, se houve maior / menor preferência por empréstimos m relação ao uso de capital próprio, se há desequilíbrio na estrutura de capital (dívidas de curto prazo em relação à longo prazo)

No DRE:

Ela precisa identificar a evolução dos custos e despesas em relação às vendas e seus reflexos sobre o resultado do exercício.

Exemplo – Aumento menor no custo dos produtos vendidos em comparação às receitas pode ser interpretada:

- Redução no custo unitário de venda causada por maior nível de produção e vendas (aproveitamento da estrutura de custos fixos)

- Houve aumento nos preços de vendas em percentual proporcionalmente superior ao aumento ocorrido nos custos

- Uma evolução mais significativa das vendas em relação aos custos / despesas mostra melhor desempenho na administração dos ativo da empresa.

-  Despesas Financeiras: podem ser destacadas na análise caso haja altas nas taxas de juros

A análise horizontal é obtida através de números-índices. Primeiramente é necessário estabelecer uma data-base. No exemplo utilizaremos o ano 20X1 como data-base que terá o valor índice 100. Para encontrarmos os valores dos próximos anos efetuamos a regra de três para cada ano, relacionado com a data-base. Para o ano 20X2 obtivemos o índice 173,0 (($397.900/$230.000)x100) e em 20X3 o índice 126,0 (($289.800/$230.000)x100).

[pic 1]

As vendas líquidas cresceram 1,73 ou 73% e 1,26 ou 26% em 20X2 e 20X3, respectivamente, tomando como base os valores do ano 20X1. Com uma rápida análise podemos verificar que o aumento do lucro bruto no ano 20X2 (69%) não acompanhou o aumento das vendas (73%), denotando-se maior consumo dessas receitas pelos custos de produção. Porém, no ano 20X3 ocorre a situaçao inversa, ocorrendo evolução proporcionalmente maior do lucro bruto em relação às receitas.

Importante ressaltar que os valores para análise horizontal devem estar convertidos em uma mesma moeda, de forma a apurar os resultados reais.

Há outra maneira mais simplificada de se calcular a análise horizontal, seria pegando o valor do último ano no caso dividindo pelo ano anterior a ele e do resultado subtrai-se 1 e depois multiplicaria por 100, tendo assim o valor desejado

Análise Vertical

A análise vertical é também um processo comparativo expresso em percentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo.

Dessa forma, dispondo-se dos valores absolutos em forma vertical, pode-se apurar a participação de cada item contábil no ativo, no passivo ou na demonstração de resultados, e sua evolução no tempo. Tomando como exemplo, obtemos os valores percentuais de cada item pelo ativo total que corresponde 100%:

[pic 2]

No exemplo acima podemos verificar, a partir do ativo total da empresa, um decréscimo da participação relativa dos investimentos de curto prazo (Ativo circulante), que passaram a representar de 50% para 46% do ativo total em 20X2. De maneira inversa verificamos que aplicações de longo prazo (realizável e permanente) aumentaram suas participações relativas de um ano para o outro.

A análise vertical, apesar de poder ser utilizada para todas as Demonstrações Financeiras, ganha mais importância na utilização de Demonstração de Resultados (DRE), onde podemos expressar os vários itens em relação às vendas, brutas ou líquidas, e, dentro das despesas, representar cada uma delas em relação ao total de despesas.

Exemplo:

Demonstrativo de Resultados

2011

2012

Receitas de Vendas

100%

100%

Custo das Mercadorias Vendidas

60%

64%

Lucro Bruto

40%

36%

Despesas Operacionais

15%

17%

Despesas Financeiras

10%

11%

Receitas Operacionais

5%

5%

Lucro Operacional

20%

13%

Imposto de Renda / C. Social

7%

4%

Lucro Líquido

13%

9%

Análise Horizontal e Vertical com Inflação

Quando se analisam as demonstrações contábeis de uma empresa, principalmente quando se relacionam dois ou mais exercícios, um problema surge à vista do analista: os diferentes níveis de poder aquisitivo da moeda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com