TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Economica e Mercado

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Vera Santos Moreira


[pic 2][pic 3][pic 4]

Vera Santos Moreira

Matricula 183001557

ANALISE ECONÔMICA E MERCADO

TRABALHO DA DISCIPLINA – AVA2

Trabalho apresentado

junto ao curso de Ciências Contábeis.

Trabalho: Crise Econômica Mundial

Professores: Ana Monica Hughes de Paula

Maria Lucia Pereira de Souza Barauna

Ricardo Silva Garcia

Sylvia Dalcon Bastos Barreto

Vitória da Conquista – BA

2019


INTRODUÇÃO

        Economia é a ciência da escassez. Uma crise econômica é um período de escassez do nível de produção, da comercialização e do consumo de produtos e serviços.

Ao longo deste trabalho, vai ser notável perceber que um dos principais motivos das crises econômicas mundiais é o excesso de confiança das instituições financeiras, mas nesta introdução é bom trazer alguns conceitos e fases destas. As fases de um ciclo económico são o boom (onde aumenta a atividade econômica até ao seu auge), a depressão (caem os indicadores), a recessão (quando a depressão se estende por mais de dois trimestres consecutivos) e a recuperação ou estagnação (os índices voltam a subir e começa e o boom do ciclo seguinte inicia).

Mudanças bruscas e repentinas no sistema econômico de um país ocasionam em situações onde o sistema econômico alterna fases de expansão com fases de redução ou estagnação.

No mais, vamos conceituar e aprender mais sobre alguma das principais crises econômicas mundiais, os impactos e de qual maneira foram superadas.


AS PRINCIPAIS CRISES ECONOMICAS QUE ABALARAM O MUNDO

1929 – A Grande Bolha

        Com a Europa completamente arrasada com o conflito da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos entrou em uma fase de grande prosperidade. Porém, em 1925, a Europa começou a se reerguer e reconquistar seus consumidores, com isso, nos Estados Unidos as vendas começaram a cair. Com os estoques altos e os preços em queda, várias empresas faliram. O auge da crise foi a surpreendente queda das ações da Bolsa de Nova York, em outubro de 1929.

        As medidas adotadas pelos países pós crise resultaram no encolhimento de 70% o comércio exterior americano, 6% o britânico, 54% o francês e 6% o alemão.

        Os Estados Unidos só começou a se recuperar quando uma das medidas foi deixar o Estado intervir na economia, controlando os preços dos produtos, realizando obras públicas gerando emprego, dentre outras ações.

        Já no Brasil a crise também chegou a afetar, e uma das medidas adotadas do governo brasileiro para supera-la, foi comprar e queimar toneladas de café (principal produto exportado pelo Brasil que tinha os Estados Unidos como principal comprador) que com a diminuição da importação temiam pela sua desvalorização excessiva, e com tal atitude o governo conseguiu manter o preço do seu produto estável, e com a crise diversos cafeicultores começaram a investir também no setor industrial.

1985 –

        Em 1980 o PIB (Produto Interno Bruto) no Japão cresceu 66,2% o que, para os especialistas, o tornou um dos maiores economistas no mundo e isto deve-se também a abundância de créditos e aumento do consumo.

        A crise deu-se a partir do momento em que as instituições financeiras começaram a restringir os créditos imobiliários, e muita gente que contava com o elevado valor dos aluguéis para pagar os juros dos financiamentos se viu endividados. Isso fez com que muitos começassem a vender seus imóveis com preços bem abaixo do mercado e fez cair também o preço das ações.

1987 –

        Ano de mais uma crise na Bolsa de Valores de Nova York, porém essa não teve tamanho desdobramento como a de 1929. Assim como as demais crises, essa também teve como pontapé inicial o excesso de confiança dos investidores nos novos negócios e lançamento de ações que surgem no mercado com promessa de valorização.

        O mecanismo de circuit breaker foi estabelecido pelo então atual presidente para superar tal crise, suspendendo assim por um tempo os pregões se as ações caíssem além de um determinado limite. Crise superada.

BRASIL – Anos 80

        No que se refere à economia brasileira nos anos 80, foram verificada reduções no PIB de 7% (anos 70), para 2% (anos 80). Ocorreu também o crescimento da dívida do Brasil com os EUA devido ao aumento das taxas internacionais de juros, e devido a política fiscal expansionista do governo brasileiro, cresceu também a nossa dívida interna.

        Diante disso, surgiram diversas tentativas de reforma monetárias e ocorreram a adoção de planos como o Plano de Verão, Plano Bresser e Plano Cruzado para reverter a situação, porém sem êxito, todos fracassados. Com isso e com diversos outros descontentamentos levaram Collor a sofrer processo de impeachment.

1984 –

        O primeiro mercado ao sentir o impacto desta crise foi o México, porém ela atingiu diversos outros mercados emergentes a partir deste ano. Assim como nas demais: PIB crescendo e investidores empolgados... Títulos mexicanos de curto prazo, emitidos em pesos, garantiam seu pagamento em dólares. Mas a instabilidade política crescia: conflitos agrários e com movimentos indígenas no Sul do país e o assassinato do líder nas pesquisas para as eleições presidenciais, Luís Donaldo Colosio. 

        Visando o alto risco a qual estavam se expondo, os investidores começaram a retirar rapidamente seu dinheiro do México, em contrapartida, para manter o valor da moeda o BC mexicano começou a queimar suas reservas, o que não adiantou muito, pois no final do ano teve que desvalorizar seu peso.

        Devido a facilidade dos países do Sudoeste Asiático em conseguir liberação de recursos para estimular o crescimento, eles se afundaram em dividas tanto internas quanto externas, sendo assim também afetados com a crise, e a situação piorou quando, em 1995, um acordo internacional resultou na desvalorização do iene japonês e do renmimbi chinês frente ao dólar americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (642.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com