TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Econômica de Mercado

Por:   •  20/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Bacharelado em Ciências Contábeis

Aluna: Jamile Matrícula:

Disciplina: Análise Econômica de Mercado

Tutor: NELITON

AVA2 - Crise Econômica Mundial

Rio de Janeiro/RJ

2023

  • A Crise de 1929

Logo após a Primeira Guerra Mundial, a crise de 1929 foi o maior abalo na economia internacional, sendo iniciada com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, gerando aumento da pobreza nos EUA e falência de empresas e bancos. Com as suas principais causas, uma delas foram os empréstimos sem garantia de retorno, falsa sensação de crescimento e a consistência do ritmo acelerado da produção.

Qual o impacto da crise no Brasil?

A principal atividade afetada pela crise no Brasil foi a desvalorização do café, onde tinha os EUA como seu maior comprador. Com o intuito de reverter a crise, o Brasil comprou sacas de café, aguardando a valorização, mas sem êxito, levando assim a solução de investir na indústria de base que incentivou o crescimento da industrialização brasileira.

  • Crise dos ano 80 ou Década perdida

Nos anos 80, alguns países da América Latina, incluindo o Brasil, tiveram baixa no crescimento do PIB, alta inflação e mercados voláteis, deixando a economia estagnada, sendo nomeada a Década perdida. As causas dessa crise possuem vários fatores somatórios: Medidas tomadas durante a Ditadura Militar, a diminuição na produção de petróleo causando alta nos preços e um segundo choque do petróleo. Todos os fatores informados causaram o aumento na dívida externa, pois os países, inclusive o Brasil, precisavam financiar o desenvolvimento econômico de alguma maneira.

.

Qual o impacto da crise no Brasil?

Durante essa década, o Brasil teve uma redução na média do PIB, se 7% nos anos 70 para 2% nos anos 80, ocorrendo também a elevação das taxas de juros internacionais e aumento do déficit público.

O fim da Década perdida para o Brasil foi marcada pelo fim da Ditadura que foi incentivada com o decorrer dos acontecimentos nas décadas de 80 na economia, sendo retomada a democracia brasileira por eleição indireta e uma nova instituição foi estabelecida, restabelecendo aos poucos a retomada do controle econômico no Brasil, porém não por muito tempo.

  • Crise financeira de 2008

A crise financeira de 2008 ocorreu devido ao aumento de valores imobiliários que não coincidiam com a renda populacional, consequentemente zerando os bancos para empréstimos diante das dívidas que a sociedade não conseguia pagar de forma generalizada. Sua principal causa foram pessoas que não tinham condição de quitar o crédito, dos empréstimos concedidos por instituições, realizarem a compra de imóveis superfaturados. Essas pessoas não possuíam condições de quitar o valor total de um imóve, teve o status de suas rendas gerados pelos altos gastos do governo americano com Guerras e a quebra de instituições de crédito impactando vários bancos que começaram a não ter dinheiro para mais empréstimos. E politicamente essas consequências geraram movimentos populistas e anti sistemas na Grécia, um dos países mais afetados pela crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com