TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Econômica de Mercado

Por:   •  10/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

JÉSSICA DA SILVA REGO – MAT. 20201300341

ANÁLISE ECONÔMICA DE MERCADO: Crise econômica mundial

RIO DE JANEIRO - RJ

2021

JÉSSICA DA SILVA REGO – MAT. 20201300341

ANÁLISE ECONÔMICA DE MERCADO: Crise econômica mundial

Trabalho da Disciplina [AVA 2] elaborado para compor a nota final das Avaliações Online (A1) da disciplina Análise Econômica e Mercado do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Veiga de Almeida.

Orientadora: Mestra June Maria Emeline Mesquita do Barreiro Rothstein

RIO DE JANEIRO - RJ

2021

Atuação do Governo Brasileiro em meio as crises de 1929 e 2008

No mundo capitalista, vivemos altos e baixos econômicos, nestes tempos difíceis, vivemos as crises de 1929 e 2008. Todas essas crises ocorreram nos Estados Unidos e estão se espalhando pelo mundo. Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos passaram a ser o principal exportador da recuperação da Europa, o que levou a uma forte valorização de suas empresas para suas empresas e a um aumento substancial da produção, tornando-se um país atraente para crédito e investidores. Com a recuperação na Europa, as empresas americanas viram seus produtos se manterem estáveis ​​porque as exportações caíram fortemente e o consumo no mercado interno não atingiu o ritmo de produção.

Como resultado, houve uma reação em cadeia, a empresa desvalorizou, bancos faliram, ações foram vendidas, muitos investidores retiraram fundos de contas no país e a Bolsa de Valores de Nova York entrou em colapso. O impacto da crise de 1929 também afetou o Brasil. Naquela época, o café, seu principal produto de exportação, parou no mercado brasileiro porque os Estados Unidos eram o seu principal consumidor e se tornaram um grande consumidor na crise. O preço do café no mercado internacional sofreu forte queda, o que tem forte impacto na economia brasileira.

Para proteger seus principais produtos de exportação, o então presidente Getúlio Vargas instituiu o Comitê Nacional do Café em 1931, com o objetivo de conter a queda do valor do café no mercado internacional.

A crise de 2008 começou em 1998. Os bancos não verificaram se as pessoas podiam pagar seus empréstimos. Eles podiam usar suas próprias casas como garantia. Naquela época, os imóveis continuaram se valorizando e os bancos começaram a comprá-los como títulos, que poderiam ser transferidos outros bancos e investidores, então eles recebem o dinheiro de volta antes mesmo de pagar o empréstimo. O maior problema é que as taxas de juros começam a subir, os preços das moradias começam a cair e as pessoas não

Os bancos conseguiram saldar as dívidas dos empréstimos, os bancos tomaram as suas casas, que por sua vez não foram avaliadas, e alguns títulos imobiliários perderam a força, títulos estes que foram adquiridos em todo o mundo.

O crescimento econômico do Brasil em 2008 foi forte. Pensei que não sofreria um grande choque econômico em face da crise, mas sofreu alguns choques importantes. Portanto, o governo posteriormente aprovou uma nova tabela de imposto de renda, reduziu o IPI da indústria automobilística, aumentou o salário-mínimo como uma ferramenta poderosa de distribuição de renda, orientou os bancos públicos a reduzir as taxas de juros e aumentar o crédito, expandiu o projeto Bolsa Família e lançou o projeto Minha Casa Minha Vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com