TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise das demonstrações financeiras

Por:   •  8/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

1 - INTRODUÇÃO

           O presente trabalho tem como objetivo geral discorrer sobre a importância, fechamento e conceito do Balanço Patrimonial nas empresas, como também demonstra o agrupamento das contas, esclarecendo e conceituando cada grupo de conta. Discorremos sobre Demonstração do resultado do Exercício ( Estrutura da demonstração, aspectos legais e dar exemplos práticos.

           Para o desenvolvimento do referente trabalho foram levantados os seguintes questionamentos:

          Aspectos gerais do balanço patrimonial? Conceito e qual sua finalidade? E como são agrupadas suas contas? E como descrito cima o conceito de cada uma. Quais os aspectos legais para a DRE.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 - Balanço Patrimonial

2.1.1 Aspectos Legais

          Segundo dispõe o art. 178 da lei das sociedades por Ações às contas no balanço serão agrupadas de modo a facilitar o entendimento e a analise da situação financeira da companhia. O balanço patrimonial tem por finalidade evidenciar de forma qualitativa e quantitativa, a situação patrimonial e financeira da empresa e dos atos registrados na escrituração contábil. Além disso, ele deve estar com a estrutura de acordo com a legislação vigente e com os princípios fundamentais de contabilidade.

          O balanço Patrimonial é constituído de Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido. O Ativo, por sua vez compõe-se de Bens e Direitos aplicados na entidade contábil. O Passivo e Patrimônio Líquido, registram todas as entradas(origens) de recursos na empresa.

          Para facilitar a interpretação e analise do Balanço existe uma preocupação constante em estabelecer uma adequada distribuição de contas em grupos homogêneas. A Lei das Sociedades por Ações dispõe uma estrutura de contas nacionalmente aceita ( inclusive por outros tipos de sociedade).    

2.1.2 Grupos de Contas

          As contas do Ativo são agrupadas de acordo com sua rapidez de conversão em dinheiro, de acordo com seu grau de liquidez (a capacidade de se transformar em dinheiro mais rapidamente).

           Em primeiro lugar, agrupam-se as contas que já são dinheiro (caixa, bancos, etc.), com as que se converterão em dinheiro rapidamente (títulos a receber, estoques, etc.). A esse grupo de contas denominamos Ativo Circulante. É um grupo de elevando grau de liquidez.

          Em seguida, serão agrupadas as contas que se transformarão em dinheiro mais lentamente. São ativos de menor grau de liquidez (valores a receber, mas que levam muito tempo para serem recebidos). Estas contas denominamos de Realizável a Longo Prazo, que faz parte de um grupo chamado Não Circulante.

          E em terceiro lugar, serão agrupados os itens que dificilmente serão transformados em dinheiro, que normalmente são vendidos, mas não utilizados como meio de consecução dos objetivos operacionais da empresa. Poderíamos dizer que, praticamente são itens com pouquíssima liquidez.

          As contas do Passivo e Patrimônio Líquido são agrupadas de acordo com seu vencimento, isto é, aquelas a serem liquidadas mais rapidamente, serão destacadas daquelas a serem pagas num prazo mais longo.

          Em primeiro lugar serão agrupadas as contas que serão pagas mais rapidamente (salário a pagar, impostos etc.). Esse grupo chama-se Passivo circulante.

          Em segundo lugar são agrupadas as contas, que serão pagas num prazo mais longo (financiamentos etc.). Essas contas são chamadas de Exigível a Longo Prazo e fazem parte do Não Circulante.

          Por ultimo, as contas que, praticamente, não serão pagas são obrigações com os proprietários da empresa. Esse grupo é chamado de Patrimônio Liquido.

2.1.3 Classificação das contas do Balanço Patrimonial

          Existem duas classes de contas: As contas do Ativo e as contas do Passivo

2.1.3.1 Ativo

           São todos os bens e direitos de propriedade da empresa, mensuráveis monetariamente, que representam beneficio presente ou beneficio futuro para a empresa.

  • Bens: máquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), ferramentas, veículos, instalações etc.
  • Direitos: contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, depósitos e contas bancariam (direito de saque), titulo de credito etc.

  1. Ativo Circulante

          No ativo circulante serão classificadas as seguintes contas: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte:

  • Disponibilidades: elementos do ativo que representam dinheiro ou que possam ser convertidos em dinheiro imediatamente.

Exemplos: Caixa, Bancos Conta Movimento e Aplicações Financeiras de Liquidez Imediata;

  • Direitos Realizáveis no Curso do Exercício Social Subsequente: podem ser divididos em direitos realizáveis reais (bens) e direitos realizáveis pessoais (créditos).
  •  Aplicações de Recursos em Despesas do Exercício Seguinte: são as despesas antecipadas (fato gerador ainda não ocorreu), tais como as despesas com seguros, salários, aluguéis, etc. Ou seja, são despesas cujos fatos geradores ocorrerão no exercício seguinte. No exercício atual, são classificadas no Ativo Circulante, devido ao comportamento que possuem, que é semelhante aos créditos da empresa.

  1. Ativo não Circulante

  1. Realizável a Longo Prazo

          No ativo não circulante realizável a longo prazo serão classificados os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia (art. 179, II, da Lei no 6.404/76).

          De acordo com o artigo 179, II, da Lei no 6.404/76, percebe-se que o Realizável a Longo Prazo pode ser dividido em dois itens:

  • Direitos realizáveis após o término do exercício seguinte: Duplicatas a Receber (Longo Prazo), Promissórias a Receber (Longo Prazo), Estoques (Longo Prazo), Despesas Antecipadas (Longo Prazo), etc.

  • Direitos derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas, sociedades controladas, diretores, acionistas e participantes no lucro da companhia. Estes direitos independem do prazo e não podem constituir negócios usuais na exploração do objeto da companhia.

  1. Investimentos

           Os investimentos são: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.

           Exemplos: Terrenos, Obras de Arte, Participações Permanentes, etc.

  1. Imobilizado

          Ativo imobilizado é o item tangível que: é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e se espera utilizar por mais de um período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com