TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Investimentos com Base na IFRS e Comparativos de Previdência

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.450 Palavras (18 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 18

Desafio Profissional

Desafio Profissional apresentado no Curso Superior de Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera Uniderp – Polo de Apoio Presencial Santo André, como requisito para a avaliação das Disciplinas: Competências Profissionais; Contabilidade Avançada I; Contabilidade Gerencial; Contabilidade Internacional e Noções de Atividades Atuariais.

Orientadora: Neide Dias

Santo André/SP

2017

Sumário

1. INTRODUÇÃO 6

2. DESENVOLVIMENTO 8

2.1. Comitê de Pronunciamento Contábeis 8

2.2. Método de Equivalência Patrimonial 8

2.3. Lançamentos no livro diário 10

3. ÍNDICES E SUAS APLICABILIDADES 15

3.1. Liquidez geral 15

3.2. Liquidez Seca. 15

3.3. Liquidez Imediata 15

3.4. Liquidez Corrente. 15

4. RELATÓRIO DE ANÁLISE SOBRE OS ÍNDICES CALCULADOS 17

4.1. Risco de liquidez 17

4.2. Riscos de mercado 18

4.3. Risco cambial 18

4.4. Análise de sensibilidade 18

4.5. Risco de taxa de juros 19

4.6. Risco de crédito 19

5. GESTÃO DE CAPITAL 20

5.1. Indicadores de destaque 20

6. DIFERENÇAS ENTRE AS PREVIDÊNCIAS PÚBLICAS E PRIVADAS 22

6.1. Previdência Social 22

6.2. Previdência Privada 22

CONCLUSÃO 26

BIBLIOGRAFIA 27

Resumo

Este trabalho trata do perfil ideal do profissional da contabilidade gerencial, o mercado de trabalho no Brasil. A complexidade das Normas Internacionais de Contabilidade pelas empresas Brasileiras nos leva a um cenário de atualização no que diz respeito a suas competências. Este trabalho tem o objetivo de identificar o cenário apresentado pelos CPC 18 com correlação a IAS 28.

O presente estudo visa responder a seguinte questão: Será que as empresas, diante de uma situação de alteração da legislação e normatização vigentes, porém com a possibilidade de adotar práticas alternativas, adotariam estas novas práticas, em detrimento das antigas, promovendo uma contabilidade de fato e de direito plenamente idênticas, no tocante aos critérios de depreciação?

No tocante contexto da análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

1. O projeto vai se pagar?

2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?

3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

O objetivo deste é estabelecer a contabilização de investimentos em coligadas e em controladas e definir os requisitos para a aplicação do método da equivalência patrimonial quando da contabilização de investimentos em coligadas, em controladas e em empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures).

Este chamado então Pronunciamento deve ser aplicado por todas as entidades que sejam investidoras com o controle individual ou conjunto de investida ou com influência significativa sobre ela.

Palavras-chave: Análise de Investimentos, CPC 18, IAS 28, Coligadas e Controladas, Joint Venture.

Área do Conhecimento: Contabilidade Internacional e Contabilidade Gerencial

1. INTRODUÇÃO

Após leitura indicada no link do desafio, apreendemos um pouco mais sobre os impactos, reflexos, dificuldades e oportunidades no chamado processo de harmonização das normas contábeis, houve a identificação conforme leitura no dicionário, onde Aurélio (2002) evidência:

• Harmonização: ação ou efeito de harmonizar

• Harmonizar: pôr em harmonia.

• Harmonia: tornar harmônico; conciliar, disposição bem ordenada entre as partes de um todo;

• Padronização: Redução dos objetivos do mesmo gênero a um só tipo, unificando e simplificando, segundo um padrão ou modelo pré-estabelecido; ato ou efeito de padronizar; estandardização.

A Lei 6.404/76, também conhecida como Lei das Sociedades Anônimas, sofreu diversas mudanças, e a principal legislação responsável por essas mudanças foi a Lei .638/2007, que trouxe as alterações originadas pela adoção IFRS. A contabilidade como fornecedora de informações para tomada de decisão nunca esteve tão em foco, e o que se busca é harmonização dos padrões contábeis das empresas que demandam capitais internacionalmente. O resultado alcançado dessa harmonização foi o padrão único, de uma forma que atenda à demanda de diversos países, evidenciando a importância de ter normas contábeis únicas em um mercado financeiro globalizado, essas alterações afetaram principalmente o setor financeiro.

O processo de convergência vem sendo liberado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com