TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de investimento

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.210 Palavras (17 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO À DISTÂNCIA CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SEMESTRE: V

ANALISE DE INVESTIMENTOS: ATPS

CAMPO GRANDE / MS

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO À DISTÂNCIA CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SEMESTRE: IV

CLAUDIANE RUFINO BENITE Ra 428317

ERIKA DA SILVA SANTOS Ra 438253

MARCILEIZE SARAIVA DE SOUZA Ra7928690779

ANALISE DE INVESTIMENTOS: ATPS

Trabalho apresentado a Universidade Anhanguera - Centro de Ensino à Distância Interação, sobre Analise de Investimentos. Tutor presencial Nilton de Mello Santos e professor EAD Me. Jefferson Dias.



CAMPO GRANDE / MS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

I – CAPITULO

I.I – O QUE SÃO E OS TIPOS DE INVESTIMENTOS

I.II – DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

I.III – DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

II – CAPITULO

II. I – FLUXO DE CAIXA RELAVANTE

II. II - PLANILHA DE CALCULOS E ESTIMATIVAS

III – CAPITULO

III. I – TAXA SELIC

III. II – TÉCNICAS  DE INVESTIMENTOS E CALCULOS DA TIR,VPL e PAYBACK DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

III. III – AVALIAÇÃO DO RESULTADO DO VPL

IV – CAPITULO

IV. I – EFEITO DA INFLAÇAO NA ANALISE DE INVESTIMENTOS

IV. II – AVALIAÇAO DOS EFEITOS DA INFLAÇÃO DO IR E DEPRECIAÇÃO SOBRE O PROJETO ELABORADO

IV. III – ANALISE DE RISCO DO PROJETO, PELA ANALISE DE SENSIBILIDADE

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS será elaborado um projeto de investimento, o qual será avaliado a viabilidade econômica com base nos estudos da disciplina, utilizando os cálculos da TIR, VPL e PLAYBACK.

Com essas informações, temos todos os elementos necessários para fazermos os cálculos e tomar decisões a respeito da viabilidade econômica do projeto elaborado e verificar os efeitos da inflação na análise do investimento, avaliação dos riscos referentes o projeto elaborado nesta ATPS.

No decorrer do trabalho utilizamos cálculos e planilhas para facilitar o entendimento, e mostrar como as diversas opções para analise do investimento que ajudam a definir o caminho a seguir, se o projeto é viável ou não e seus rendimentos.

Assim mostramos nesta ATPS como tomar a decisão certa a respeito de um projeto e  quais os cálculos de definem a melhor decisão a tomar  e como a inflação, o imposto de renda e a depreciação interferem na analise do investimento.

I.I  - O QUE SÃO E OS TIPOS DE INVESTIMENTOS

Investimento nada mais é do que utilizar de recursos como dinheiro ou títulos no tempo presente para receber futuramente um retorno maior do que foi aplicado.

Os investimentos são de grande importância para as organizações e para a economia, pois estes não têm como crescer se não investir, já que as maiorias das empresas gastam muito no presente, para que no futuro recebam lucros. Dessa forma é necessário que o administrador analise as melhores opções de investimentos, tais como a econômica, a financeira e a do ambiente empresarial.

  • A econômica garante a rentabilidade e o risco desse investimento, ou seja, recebem um lucro maior, porem com menor risco do que foi investido.
  • A financeira analisa qual a disponibilidade dos recursos próprios ou de terceiros, ou seja, quanto terá de dinheiro inicial para investir.
  • A de ambiente empresarial determina o local onde esse investimento gerara lucro, por exemplo, a construção de uma fabrica num determinado local onde as indústriasserão produtivas, que não afetam o meio político, social e cultural.

Apesar de existir diversos tipos de investimentos, temos três grandes categorias que os definem, são eles:

Investimentos públicos: Ocorre quando o governo ou entidades publica disponibilizam recursos para o bem estar social, sejam elas para a construção de escolas, hospitais, creches, praças, parques, não tem retorno monetário, e sim retornosocial.

Investimentos privados: Ocorre quando pessoas físicas ou jurídicas disponibilizam recursos a fim de gerar retorno monetário a quem investiu, por exemplo, fabricas ou lojas particulares, sendo este tipo de investimento o que mais emprega e o que mais gera tributos.

Investimentos mistos: Ocorre quando há fusão do investimento governamental com o privado, rendendo tanto retornos sociais para a sociedade quanto monetáriopara o setor privado.

I.II – DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

A proposta de negócio que o grupo escolheu é um investimento muito vasto e amplo no retorno das finanças.

Escolhemos como projeto de negócio a fabricação e comercio de calças jeans, visando o vasto campo de vendas que esse produto tem, a razão social será:

  • Razão Social- EMC INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA
  • Nome de Fantasia: MODA E ESTILO
  • Endereço da empresa: Rua Muriaé, 159 – Bairro São Francisco – Campo grande – MS.

I.II – DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

O principal produto a ser fabricado será o jeans em primeira linha.

Principais características:

  • Produto de boa aceitação pública.
  • Ótima qualidade.
  • Valor acessível ao consumidor.
  • Produção em larga escala.

II. I – FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

O fluxo de caixa serve para controlar as movimentações financeiras das organizações, em um determinado período. Todas as técnicas de analise de investimentos são baseadas no conceito de fluxo de caixa e este se considera somente os valores pagos ou recebidos, pois se trata do futuro.

Quando queremos saber se uma empresa esta com o caixa positivo ou negativo utiliza                                                                   mos a analise de fluxo de caixa. Quando o saldo é positivo mostra-se que a empresa conseguiu quitar suas obrigações e tem dinheiro no caixa. Já quando o saldo for negativo esta empresa teve gastos maiores que o esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (278.1 Kb)   docx (514.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com