TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de investimento

Por:   •  13/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.061 Palavras (25 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVESIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL

UNIDERP INTERATIVA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROF. Me. Jefferson Dias

PROFª. TUTORA A DISTÂNCIA:

PROFª. TUTORA PRESENCIAL: Jesislane Ferraz Costa

POLO: Caxias - MA

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Delivan Rocha Silva - RA 438387

Gean Correia de Oliveira – RA 446429

Max Sandro Braga Serra – RA 437225

Raimundo Nonato da Silva Morais – RA 407963

CAXIAS – MA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2 TIPOS DE INVESTIMENTOS        

2.1 Valores imobiliários        

2.2 Ações        

2.3 Debêntures        

2.4 Fundos de investimentos        

2.5 Clube de investimento        

3 OUTROS INVESTIMENTOS        

3.1 Poupança        

3.2 CDB’s e RDB’s        

3.3 Títulos Públicos        

4 HAMBURGUERIA        

4.1 Equipamentos mais comuns usados para montar uma hamburgueria:        

4.2 Investimento inicial para montar uma hamburgueria        

4.3 Pessoal necessário para o funcionamento        

4.4 Fornecedores para hamburgueria        

4.5 Produtos Comercializados        

5 FLUXO DE CAIXA        

5.1Conceito        

5.2 Fluxo de caixa relevante        

6 TAXA SELIC        

6.1Técnicas de Investimentos        

6.2 Cálculo do VPL, TIR        

7 O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS        

7.1 Imposto de renda e Depreciação na Análise de Investimentos        

8 CONCLUSÃO        

INTRODUÇÃO

A análise de investimentos é um importante auxílio aos gestores, pois tende a evidenciar os prós e contras de um determinado projeto, tanto no presente, quanto em projeções futuras, ajudando-os nas tomadas de decisões. O principal objetivo deste estudo é demonstrar a importância da análise econômica financeira de investimentos, aplicando três métodos: TIR (Taxa Interna de Retorno), Valor Presente Líquido (VPL) e Período de Retorno de Capital (Payback) em uma hamburgueria. Sua concepção foi baseada numa pesquisa de mercado, no município, onde foi possível identificar o público alvo, horários de maior fluxo, investimento em propaganda, projetar os faturamentos, tudo isso para analisar a viabilidade do empreendimento. As informações desta pesquisa foram de vital importância para a elaboração das projeções: fluxos de caixa mensal (primeiro ano) e dos quatro anos subsequentes.

Este trabalho apresentará uma fundamentação teórica sobre o tema, refletindo sobre as vantagens e desvantagens de cada método utilizado e destacará como eles foram de grande valia para o êxito da hamburgueria. A análise de investimento tem o propósito de estudar todo o capital investido em um determinado projeto e mapear os seus resultados futuros. A análise de investimento é o modo de antecipar, por meio de estimativas os resultados oferecidos pelos projetos. Empregar um conjunto de técnicas que possibilitem comprovar os resultados de diferentes alternativas e auxiliar a tomada de decisões.

Os métodos quantitativos de análise econômica de investimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: os que levam em conta o valor do dinheiro no tempo e os que consideram essa variação por meio do critério do fluxo de caixa descontado. Em razão do maior rigor conceitual e da importância para as decisões de longo prazo, dá-se atenção preferencial para os métodos que compõem o segundo grupo. Ainda a avaliação de um ativo é estabelecida pelos benefícios futuros esperados de caixa trazidos a valor presente mediante uma taxa de desconto que reflete o risco de decisão. Exceção é geralmente feita, no entanto ao método do tempo de retorno do investimento (período de payback) o qual apesar de ser formalmente enquadrado no primeiro grupo, tem grande importância decisória e permite ainda seu cálculo em termos de valor atualizado.

2 TIPOS DE INVESTIMENTOS

O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e a sociedade. A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos. Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

Os principais são:

  • Público - recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas com o intuito de gerar bem-estar social;
  • Privado- recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado com o intuito de gerar retorno monetário aos seus investidores;
  • Misto -recursos disponibilizados em aporte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

2.1 Valores imobiliários

2.2 Ações

Ação é um valor mobiliário, emitido por sociedades anônimas, que representa uma parcela do seu capital social. O proprietário de ações emitidas por uma companhia é chamado de acionista e tem status de sócio, tendo direitos e deveres perante a sociedade, no limite das ações adquiridas. Apesar de todas as sociedades anônimas terem o seu capital dividido em ações, somente as ações que forem emitidas por companhias de capital aberto, as quais possuem registro na CVM, poderão ser negociadas publicamente. O investimento em ações pode ser individual ou coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com