TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome: Fabíola Cortez Duarte

RA: 1583970047

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional – Sertãozinho SP

2015

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentando à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional – Sertãozinho – SP

2015

(2.1 a-) O que é escuta ativa?

Escuta ativa é quando você se esforça conscientemente não apenas para ouvir as palavras, mais sim para entender completamente a mensagem que está sendo recebida. Para isso acontecer você tem que prestar atenção no que está sendo dito, para que a interpretação da mensagem não seja errada. Durante a comunicação deve haver muita atenção, pelo fato de formar contra argumentos quando a outra pessoa parar de falar. A falta de foco sobre o que a outra pessoa está dizendo, e o sentimento de se sentir entediado entre outras coisas dão abertura para a falta de escuta e entendimento. A escuta ativa é uma forma de estimular mudanças nas pessoas, quando pessoas se sentem ouvidas, elas tendem a mudar suas atitudes em relação a si próprias e em relação aos outros. Sentem-se valorizadas, menos defensivas, menos autoritárias, mais flexíveis e mais abertas.

  1. (B-) Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.
  1. Primeiramente observar todas as reações emocionais presentes, escutar e compreender a mensagem inteira que seja verbal ou não verbal e por fim, resumir e pontuar o que foi dito pela outra pessoa.
  2. Observar todas as reações emocionais presentes e toda atenção em relação à comunicação não verbal, procurar verificar motivações, interesses, emoções, necessidades, valores e crenças.
  3. Resumir e pontuar o que foi dito pela outra pessoa, ou seja, dar o Feedback para o interlocutor e sempre dar sua opinião sobre o que foi dito, críticas e elogios.
  4. Escutar ativamente envolve: sempre evitar julgar os outros fazendo perguntas, buscando sempre informações sobre o outro e procurar sempre dar sua opinião.

3.1

Observei nas características do problema citado acima, que a escuta ativa está um pouco bagunçada da parte de Joana, que está um pouco “nervosa’’ com a situação em que se encontra”, fica um pouco complicado para passar a mensagem, pelo fato de suas alterações emocionais atrapalharem um pouco a comunicação, mais Paula está disposta e aberta para receber e entender a mensagem. Quando uma pessoa é escuta ativa, não necessariamente somente entendera com palavras, mais sim gestos, comportamentos, atitudes tudo isso faz um conjunto de uma boa relação de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com