TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da evolução do pensamento contábil

Seminário: Análise da evolução do pensamento contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Análise da evolução do pensamento contábil. Compreensão de aspectos da atuação profissional, como a relação da Contabilidade com o seu ambiente de atuação, e as novas teorias contábeis e suas contribuições para a qualidade do processo de geração das informações contábeis. Identificação dos conceitos e funções da Contabilidade. Promoção de visão sistêmica da informação contábil. Objetivos

Levar os alunos a aprimorarem as competências essenciais para a análise crítica de situações diversas a profissão e a tomada de decisão, contribuindo com sua atuação durante o exercício profissional. Também tem o objetivo de resgatar os conhecimentos conceituais fundamentais da formação do Contador, dentro de um contexto estratégico contábil-financeiro inserido numa cultura voltada à criação e valor. Conteúdo Programático

1 História e Teoria da Contabilidade: Evolução histórica da contabilidade; Princípios fundamentais da contabilidade segundo o CFC e o CPC e sua aplicação prática.

2 Ética profissional: Código de ética profissional do contabilista, de acordo com o CFC.

3 Contabilidade financeira: Conceitos básicos; Escrituração; A influência das contas redutoras do ativo no resultado do exercício; Operações com mercadorias; Estrutura das demonstrações contábeis (balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, DVA, fluxo de caixa direto e indireto).

4 Análise das demonstrações contábeis.

5 Administração financeira: Conceitos fundamentais; tipos de negócios e métodos de tributação; o valor do dinheiro no tempo; risco e retorno; métodos de avaliação; orçamento de capital.

6 Sistema de tecnologias de informações: Conceitos fundamentais.

Observação 1: O conteúdo programático estabelecido se destina à revisão de conteúdo de disciplinas já existentes no curso de Ciências Contábeis, cuja escolha foi baseada na Diretriz Curricular emitida pelo INEP/MEC (descrita na Portaria nº 202, de 22 de junho de 2012. Publicada no Diário Oficial de 25 de junho de 2011, Seção 1, pág. 14. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2012/diretrizes/diretrizes_areas_bacharelado/diretrizes_ciencias_contabeis_n_202.pdf. Acesso em: 20 dez. 2012).

Observação 2: A bibliografia básica da disciplina se presta à revisão de parte do conteúdo programático. Ainda sim, os alunos devem utilizar os livros-texto das disciplinas retomadas (vide lista a seguir).

AZEVEDO, Marcelo Cardoso. Estrutura e Análise das Demostrações Financeiras. Campinas: Alínea, 2012. PLT 469.

GROPPELLI, A.A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração Financeira. São Paulo: Saraiva, 2009. PLT 204.

MARION, José Carlos. Teoria da Contabilidade. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2010. PLT 146.

PEREZ JÚNIOR, José Hernandez. Contabilidade avançada : texto e testes com as respostas. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PADOVEZE, Clóvis Luis. Contabilidade Gerencial Financeira. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2007. PLT 367. Procedimentos Metodológicos Indicados

Aula interativa em ambiente virtual de aprendizagem (plataforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com