TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Possíveis Causas das Variações

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.258 Palavras (18 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

1. Introdução        

2. Análise Vertical        

3. Análise Horizontal        

4. Análise das Possíveis Causas das Variações        

5. Técnicas de Análises por Índices        

5.1 Resumos dos Índices        

6. Análise pelo Método Dupont        

7. Modelo Stephen Kanitz  (Escala para medir a possibilidade de insolvência)        

8. Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa        

8.1 Determinação da Necessidade de Capital de Giro        

8.2 Prazo Médio de Rotação dos Estoques        

8.3  Prazo Médio de Recebimento das Vendas        

8.4  Prazo Médio de Pagamentos das Compras        

8.5  Ciclo Operacional da Empresa (Dias)        

8.6  Ciclo Financeiro da Empresa (Dias)        

9. Relatório Geral sobre o exame da saúde econômica, financeira e patrimonial        

10. Considerações Finais        

11. Referências        

        

  1.  Introdução

Apresentaremos nesta atividade complementar uma análise mais ampla, onde tiraremos conclusões a partir de diversas técnicas que nos permite avaliar uma empresa, principalmente no que diz respeito a sua rentabilidade, ao seu fluxo de caixa e sua real permanência no mercado. Estas análises oferece uma visão mais clara da situação financeiro-econômica da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos, mostrando sua evolução durante os anos. Com as análises da evolução da empresa é possível  projetar situações que a empresa possa vivenciar num futuro próximo.

Utilizaremos de todos os índices estudado em sala de aula e pesquisado na PLT, para apresentarmos um parecer sob a saúde financeira da empresa ROMI S/A mostrando a evolução da mesma, do ano de 2007 ao ano de 2008, avaliando se a mesma está apta para receber créditos e instituições financeiras.

  1.  Análise Vertical

A análise vertical, é considerada uma ferramenta fundamental da análise de estrutura patrimonial, consiste em determinar os percentuais de cada grupo de contas ou contas individuais do balanço patrimonial, em relação ao valor total do Ativo ou Passivo. Essa análise tende demonstrar ao analista, a proporção que representa cada conta em relação ao grupo contábil em que se encontra,  ou como comumente é mais utilizada, em relação ao total geral da demonstração analisada. 

Sua finalidade principal é apontar o crescimento da representatividade dos elementos patrimoniais do balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício da empresa, tendo como base de comparação o ativo total ou a receita bruta da empresa, a fim de caracterizar tendências.  Baseia-se em valores percentuais das demonstrações contábeis, toma como base para o cálculo do percentual de representatividade de cada conta, o valor total do ativo ou das receitas da empresa.

 [pic 1]

[pic 2]

        


[pic 3]

  1.  Análise Horizontal

A Análise Horizontal das Demonstrações Contábeis, visa  mostrar a evolução de cada conta (ou grupo de contas) em determinado período de tempos consecutivos. O objetivo da análise horizontal é conhecer a evolução das contas patrimoniais ou de resultado em comparação a um determinado período. 

A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com seu equivalente  de exercícios anteriores. Mede a evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, permitindo uma ideia da tendência futura. A análise horizontal é afetada pela inflação, é necessário transformar  todos os valores em valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das contas.

É recomendável que ambas as análises sejam usadas em conjunto, de fato ambas devem ser entendidas como uma única técnica de análise.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

  1.    Análise das Possíveis Causas das Variações

  •  Nas vendas

Analisando as variações nas vendas, verificamos que a Receita Operacional Líquida, teve um crescimento de 10,15% em 2008 em comparação a 2007, isso deve-se ao  momento positivo na indústria e pelo aumento das exportações em 32%.

  •  Nos custos dos produtos vendidos

A análise horizontal feita no ano de 2007 o custo dos produtos vendidos apresentou um aumento de 15,73% no ano de 2008. Na análise vertical em 2008 o aumento foi de 2,89% comparado ao ano de 2007. Os custos tendem a aumentar conforme a receita aumenta.

  •  Na margem bruta

A margem bruta da Companhia no ano de 2008 apresentou redução no valor de 2,9% em relação a 2007, influenciada pelas oscilações no cambio e no preço de vários insumos, atingindo 40,2% contra 43,1% em 2007, decorrente principalmente do impacto da crise econômica mundial.

  •  Nas despesas operacionais

Segundo a análise horizontal de 2007 para o ano de 2008 houve um aumento de 15,64% das despesas, enquanto que na análise vertical este aumento foi de 1,15%. Teve um aumento semelhante ao custo dos produtos vendidos, influenciado pela queda nas vendas no final de 2008 com o agravamento de uma crise econômica mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (463.9 Kb)   docx (618.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com