TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das demonstrações contábeis

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Tão importante quanto elaborar as Demonstrações Contábeis é preciso saber analisar, saber “ler” o que as demonstrações podem retratar, cada tipo de demonstração fornece uma variedade de informações, e cada usuário irá buscar nas demonstrações as informações que lhe serão úteis, o presente trabalho busca fazer um levantamento histórico da Cia Gerdau S.A, bem como demonstrar a sua participação nos diversos cenários e como os mesmos a influenciam.

Desenvolvimento

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo, também exerce atividades de participação em outras empresas. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

De acordo com a BMF&BOVESPA, a Gerdau está no setor de atividade de Metalurgia e Siderurgia, no segmento de Nível 1 de Governança Corporativa.

Cenário Político e Econômico

 As alterações no mercado causado por instabilidade política e econômica afeta diretamente os negócios da empresa, as ações da Cia vem sofrendo queda na Bolsa de Valores de São Paulo, em virtude das operações da Lava Jato como afirma matéria publicada no site da Reuters Brasil;

“Localmente, o tom ainda é de cautela no cenário político, com investidores preferindo evitar grandes movimentos enquanto aguardam novidades no âmbito da operação Lava Jato e esperam avanços de reformas consideradas importantes para a recuperação da economia, como a da Previdência.” (Bohone, 2017)

        Apesar de o cenário nacional apresentar situações preocupantes de acordo com relatório mensal publicado pela Gerdau globalmente a situação pode ser analisada de outra forma: “[...]os sinais adicionais de ‘reflation’ (recuperação econômica e diminuição do risco de deflação) global ajudaram a suportar o sentimento de risco positivo nos mercados”.

        Cenário Tecnológico

        Para tentar sobreviver em cenários conturbados e desafiadores os gestores precisam buscar novas alternativas, sendo a tecnologia uma delas é o que afirma Jorge Gerdau: “A sobrevivência de uma empresa só vem com inovação. Sem isso, ela é condenada à morte. Líder sem processo de inovação não é líder.” (Watanabe, 2012)

A Gerdau traça estratégias para driblar o cenário de crise em que a indústria brasileira se encontra. Uma delas é o investimento em alta tecnologia.  

Além disso, os avanços contínuos das ciências de materiais e as tecnologias resultantes facilitam o aperfeiçoamento de produtos como o plástico, o alumínio, a cerâmica e o vidro, permitindo que estes substituam o aço.

Aspectos Demográficos / Ecologia / Concorrência / Outros

A indústria siderúrgica mundial é altamente competitiva com relação a preços, qualidade do produto e atendimento ao cliente. A exportação brasileira de produtos siderúrgicos sofre a influência de diversos fatores, incluindo políticas protecionistas de outros países, questionamentos dessas políticas perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), política cambial do governo brasileiro e taxa de crescimento da economia mundial. A indústria siderúrgica tem sofrido historicamente com o excesso de capacidade produtiva, que se agravou recentemente devido a um aumento substancial da capacidade produtiva nos países emergentes, principalmente China e Índia bem como em outros mercados emergentes, que podem impactar significativamente o preço do aço em outros mercados. Se a Gerdau não for capaz de se manter competitiva em relação à China ou outros países produtores de aço, seus resultados podem ser adversamente afetados no futuro.

As unidades industriais e demais atividades da Companhia devem cumprir uma série de leis e regulamentos federais, estaduais e municipais em relação ao meio ambiente que incluem controle de emissões no ar, descarte de efluentes líquidos e manuseio, beneficiamento, armazenagem, descarte e reaproveitamento de resíduos sólidos perigosos ou não, entre outros controles necessários à operação siderúrgica.

O descumprimento das leis e regulamentos ambientais pode resultar em sanções administrativas ou criminais, se as leis vigentes e futuras se tornarem mais rígidas, os gastos com ativos fixos e os custos para cumprimento da legislação poderão crescer e afetar negativamente a situação financeira da Companhia. Além disso, futuras aquisições poderão sujeitar a Companhia a gastos e custos adicionais para o cumprimento da legislação ambiental. 

Fornecedores

Com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, a Gerdau conta atualmente com uma rede de mais de 30 mil fornecedores, sendo 60% micro, pequenas e médias empresas, por essa razão, a Empresa apoia, desde 2007, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) para aprimorar o desempenho gerencial dessas organizações. A iniciativa, desenvolvida com entidades parceiras, abrange desde a realização de cursos e consultorias in loco, até a elaboração e acompanhamento da execução de planos de ação, as quais abordam temas relacionados à melhoria de gestão, qualidade e produtividade, estímulo ao empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade. 

            O programa possui impacto direto na competitividade da Gerdau, já que possibilita o recebimento de produtos e serviços com mais qualidade, a pontualidade nas entregas e o estabelecimento de relacionamentos de longo prazo.

Mercado Consumidor

A indústria do aço tem se mostrado cíclica e muito afetada pelas condições econômicas em geral, tais como a capacidade de produção mundial e as flutuações nas importações/exportações de aço e respectivas tarifas aduaneiras. Depois de um período contínuo de crescimento entre 2004 e 2008, a queda acentuada na demanda resultante da crise econômica global de 2008-2009 mais uma vez demonstrou a vulnerabilidade do mercado de aço à volatilidade dos preços internacionais de aço e matérias-primas. A demanda por produtos de aço sofreu uma redução em 2009, mas a partir de 2010, apresentou gradual recuperação, principalmente nas economias em desenvolvimento.      Em 2015, o setor do aço experimentou desafios devido ao excesso de capacidade instalada Global de aproximadamente 720 milhões de toneladas, desaceleração da China e entrada de aço importado, afetando os mercados do Brasil, América Latina e América do Norte, onde a Companhia atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com