TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Demonstrações Contábeis

Por:   •  13/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

se de Demonstrações Contábeis1– Introdução Prof. Marcos Travassos

Introdução

É comum afirmar que a ADC é tão antiga quanto a própria contabilidade (+-4.000 a.C.). Claro, que expressa em sua forma primitiva aparecendo na necessidade do inventário e avaliação da riqueza dos rebanhos, por exemplo.

Todavia, só mais recentemente surge o ADC de forma mais sólida. É no final do século XIX que observam-se os banqueiros norte-americanos solicitando demonstrações (praticamente o Balanço) às empresas que desejavam contrair empréstimos.

E por exigir-se apenas o Balanço Patrimonial para análise é que se introduz a expressão análise de balanços, que perdura até nossos dias.

Com o tempo passaram-se a exigir outras demonstrações para análise para concessão de crédito, como a DRE que já foi chamada de Balanços de Resultado, ou ainda a DFC já conhecida como Balanço Financeiro. Isso só fortaleceu mais ainda a expressão análise de balanços. Entretanto, o BP continua sendo o centro da Análise Financeira. Num certo sentido, todas as demonstrações convergem para o BP.

Obs: A Lei no. 6404/76, das Sociedades por ações1, denominou as demonstrações contábeis de demonstrações financeiras, mas nesse curso poderemos utilizar qualquer das nomenclaturas usuais. Mas atenção: Análise de Balanços, Análise de Demonstrações Contábeis e Análise de Demonstrações Financeiras referem-se a mesma coisa.

As demonstrações financeiras são peças elaboradas a partir de dados da escrituração da entidade, logo, é necessário conhecer os elementos que o compõem.

O processo contábil encerra-se com a elaboração das demonstrações financeiras que é quando se inicia o trabalho do analista.

Roteiro da Análise das Demonstrações Financeiras – desenho dado em aula

1 Lei das Sociedades por Ações ou Lei das SA. Lei no. 6.404/76, atualizada pela Lei no. 11.638/07 e MP no. 449/08 (lei no.11.941/09)

Análise de Demonstrações Contábeis1– Introdução Prof. Marcos Travassos

É importante salientar que, embora as etapas do roteiro de análise apresentadas possam ser aplicadas a qualquer tipo de entidade, os resultados deverão ser interpretados individualmente, em função de cada situação particular.

O processo de análise encerra-se com a elaboração do relatório de conclusão, documento no qual o analista apresenta ao usuário da análise as conclusões obtidas.

Conceito

A análise de Demonstrações Financeiras é uma técnica contábil que consiste no exame e na interpretação dos dados obtidos nas demonstrações contábeis, com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos usuários.

Através dele é possível saber a situação financeira e econômica da entidade. A análise da situação econômica é feita com base nos elementos integrantes do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) que possibilita conhecer a rentabilidade obtida pelo Capital investido na entidade. A análise da situação financeira é feita com base nos elementos do Balanço Patrimonial, possibilitando- se conhecer o grau de endividamento, bem como a existência ou não de solvência suficiente para a entidade poder cumprir seus compromissos de curto e longo prazo.

A análise de Demonstrações Financeiras pode ser interna ou externa.

Interna é quando é realizada dentro da Entidade por seus empregados para atender gerentes e diretores auxiliando na tomada de decisão. É considerada a mais completa por ter acesso a outras informações de controle interno. Já a análise externa, é aquela realizada fora da entidade e tem por objetivo informar aos interessados acerca da situação econômica ou da estabilidade da entidade em função da concretização de negócios, concessões de créditos, financiamentos etc. É realizada por profissional externo da entidade, normalmente ligado a entidade interessada na análise e baseia-se apenas nas demonstrações contábeis e notas explicativas publicadas pela entidade.

Finalidade

A finalidade da análise de Demonstrações Financeiras é fornecer informações

úteis para a tomada de decisão.

Os usuários principais são:

Análise de Demonstrações Contábeis1– Introdução Prof. Marcos Travassos

• Bancos - verificar a capacidade econômica e financeira das entidades com as quais se relacionam. Analisando-se Direitos e Obrigações, pode-se verificar o grau de endividamento e capacidade de cumprimento dos compromissos de curto e longo prazo.

• Fornecedores – precisam conhecer a capacidade de pagamento e o grau de liquidez de seus clientes.

• Clientes – precisam conhecer as condições de seus fornecedores para o cumprimento dos contratos firmados.

• Administradores – é o usuário mais importante. Através da análise das Demonstrações Financeiras podem comparar sua rentabilidade junto aos concorrentes, podem antecipar o que fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com