TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de conhecimento prático no processo contábil

Seminário: Aplicação de conhecimento prático no processo contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIA DA CONTABILIDADE

João Pessoa/ PB

2013

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação à Distância

Curso de Bacharelado Ciências Contábeis

Professora: Ma. Juliana Leite Kirchner.

Disciplina: Teoria da Contabilidade.

Participantes:

Julianna Olimpio RA: 406043.

Geanne Dantas RA: 420605.

Thiago Ferreira de Lima RA: 410086.

Maiane Gomes RA: 414830.

Lauro José A. d Melo RA: 420600.

Emanuelle Almeida RA: 407419.

Tutor Presencial: Rodrigo Moreira.

Tutor EAD: Ivania Ferreira de Vaz.

João Pessoa/ PB.

2013.

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho de desafio de aprendizagem do 2º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – Uniderp (em João Pessoa/ PB) como requisito de aprendizagem, avaliação e aprovação da disciplina de Teoria da Contabilidade sob a orientação do Tutor Presencial Rodrigo Moreira e da Tutora EAD Ivania Ferreira de Vaz.

Professora da disciplina: Ma. Juliana Leite Kirchner.

João Pessoa/ PB

2013.

INTRODUÇÃO

A Contabilidade exerce hoje um papel de relevada preponderância sobre as pessoas. Tudo em nosso meio tem alguma relação com a Contabilidade, desde as faturas de água, luz, até as compras no supermercado ou ao abastecermos nossos veículos, assim como gastos com impostos e pedágios, tudo mexe com o nosso dia a dia.

Podemos conceituar a Teoria da Contabilidade como o estudo que tem por finalidade obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

Especificamente nesse trabalho trataremos sobre a Teoria da Contabilidade mais voltada ao ramo empresarial, isto será feito através da análise do Balanço de três empresas. Uma no ramo financeiro e duas no ramo industrial.

Apesar de ser um trabalho voltado para a área empresarial nosso grupo acredita que ele pode trazer grandes ensinamentos também para o nosso dia a dia.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O grupo entendeu que na mensagem do artigo indicado, é que a contabilidade precisa ser a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal dos usuários, avaliar da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre tendências futuras. Acredito sim, que o contabilista deveria sentar ao lado de investidores, bancários e empresários no momento em que se pensa sobre qual a melhor estratégia a ser adotada, pois ele tem informações privilegiadas e satisfatórias para detalhar aspectos passados e provisões futuras sobre a situação patrimonial e financeira das empresas. Claro que para isto também é necessário que o contabilista atue firmemente na constante atualização e na busca incessante da qualidade total.

Já que as empresas devem, publicar suas demonstrações financeiras.

E para verificar se a contabilidade está alcançando seus objetivos, são pesquisa quais os grupos de usuários para os quais, se acredita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade.

Como por exemplo: analistas de investimentos, para aconselhamentos sobre compras ou não de ações de determinadas companhias.

Obviamente estes têm utilizado cada vez mais as demonstrações contábeis, e por já possuírem conhecimento técnico aliado à larga visão de negócios é que, cada vez mais, precisam de informações complementares para auxiliá-los.

E com a obrigatoriedade de inclusão das notas explicativas em todos os informes publicados (mesmo que apenas no livro diário), independentemente do porte ou regime tributário adotado pela entidade.

Mas é certo que somente isto não suprirá todas as lacunas necessárias; e é aí que está o verdadeiro papel do profissional contábil. Gerar relatórios complementares e efetivamente auxiliar no processo de construção da melhor decisão sobre qual for o aspecto necessário.

Talvez a mais importante de todas as características contábeis é valorizar a essência de cada operação ao invés do que está descrito em um documento, nota fiscal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com