TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação do Sistema de Custos

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Gabriela Porto,

A dissertação a seguir tem como base o 30° capítulo do livro “Contabilidade de Custos” do Eliseu Martins e o Trabalho de conclusão de curso: “Dificuldades encontradas durante a implantação de sistema de custos: um estudo realizado com base em artigos do congresso brasileiro de custos” feito por Peterson Leandro Do Nascimento Felipe, Ana Paula Ferreira da Silva, Marco Aurélio Benevides de Pinho e Humberto Cavalcanti Andrade; ambos se referindo ao sistema de implantação de custos, sua importância e dificuldades.

        De acordo com o autor Eliseu Martins, o método de implantação de sistema de custos pode ser dividido em oito tópicos (quantificações físicas; reações; implantação gradativa, etc.), cada um deles contendo aspectos divergentes a se considerar durante a escolha do sistema a ser adotado, sendo eles:

  • Empresas acreditam que o sistema de custos trará resultados imediatos, o que é um equivoco e muitas vezes o que causa a falha da implementação. Adoção de um sistema demanda desenvolvimento, aprimoração e dedicação de todos os envolvidos, principalmente daqueles que geram as informações.
  • O registro de quantificações e volumes físicos é importantíssimo quando há a interpretação das informações, mas cada segmento empresarial usufrui desse registro de forma divergente, visando as atividades de seus setores.
  • A resistência das pessoas envolvidas para gerar as informações iniciais pode ser uma das maiores barreiras encontradas.
  • Toda informação provoca um gasto, por mais baixa que seja sua prioridade, pois todas demandam tempo para ser geradas, lidas e interpretadas.
  • A decisão de qual modelo usar depende de quem vai receber as informações na ponta da linha e o que fará com elas. Isso definirá o modelo.” É importante também definir o que a pessoa necessita para essa escolha.
  • Há reações contrarias e resistência quanto a implementação de um novo sistema, visando inclusive seu custo de funcionamento. É necessária a implementação gradativa com treinamentos preferencialmente pessoais.
  • Cada sistema precisa estar adaptado a uma situação especifica, pode ser que determinado método funcione com perfeição em uma matriz, porém na filial torne mais difícil a realização de atividades.

O TCC analisado tem como base de estudo os artigos apresentados pelo Congresso Brasileiro de Custos entre 1994 e 2011 (amostra contento trinta estudos de casos). O resultado deste estudo mostrou a existência de oito (oito tópicos como no livro escrito por Eliseu) principais dificuldades identificadas durante a implantação do sistema de custos; foi constatado também que as organizações públicas apontam um número médio de dificuldades maior para implantação de sistema de custos, quando comparadas com as organizações privadas. Os destaques do estudo são:

  • Encontrar dados: Dificuldade apontada por aproximadamente um terço dos participantes, na qual há a dificuldade da geração de informações por serem necessários dados antes não priorizados, se assemelha ao tópico “Custo do sistema” por citar que gerar informações demanda tempo e a falta de dados acaba custando o dobro. “Má informação e muitas vezes pior que nenhuma”
  • Processo de implementação: Citado pelos autores como o momento que define se vai haver sucesso ou fracasso, precisando de grande atenção e comprometimento dos gestores e demais envolvidos, relaciona-se com o tópico “apreciações gerais” no qual está descrito que é necessário, para o sucesso de um sistema de informações, que o pessoal envolvido na alimentação e funcionamento esteja comprometido.
  • Adaptação/Falta de interesse: Todos fortemente ligados ao tópico “Reação ao sistema”, como destaca Eliseu, é imprescindível para o bom funcionamento de um sistema, que todos os funcionários estejam inteiramente envolvidos e determinados a ceder as mudanças, o que nem sempre ocorre, pois, a maioria se sente fiscalizada, ou pior, que houve a perda da confiança previamente existente, passando a agir passivamente de má fé ou por falta de competências técnicas defasando as informações.
  • Falta de treinamento: Ligado ao tópico “Implementação gradativa”, diz que é necessário, inclusive para incentivar os funcionários e ajudar durante a adaptação a implementação gradativa dos sistemas com treinamentos pessoais para sanar integralmente todas as dúvidas.
  • Excesso de processos: Ligado ao tópico “Importação de sistemas”, pode ser que um sistema que funciona bem em uma matriz, quando adotado em uma filial prejudique o desenvolvimento das atividades por conter um excesso de diretrizes que não são necessárias para determinados departamentos.

Conclui-se que os dois temas se encontram alinhados e convergem em concordância em alguns pontos, principalmente na dificuldade da adaptação dos envolvidos durante a implementação, pois este passo é crucial, o mais importante durante a análise dos custos de uma organização por serem as pessoas envolvidas os responsáveis para que o sistema funcione.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com