TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos direitos humanos, de quem é a responsabilidade

Por:   •  6/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

UEM – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Curso: Administração Pública – Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado

Professor: Elflay Miranda

Acadêmicas: Suely Seidler

Aplicação dos direitos humanos, de quem é a responsabilidade: do Estado, do Governo, do Administrador público ou da sociedade civil?

O presente trabalho visa identificar os responsáveis pela aplicação dos direitos humanos, visto que há uma polêmica sobre a quem pertence esta responsabilidade: ao Estado, ao Governo, ao Administrador Público ou à sociedade civil. De acordo com França (2009, p. 31), ao longo da existência humana, avanços fantásticos nos ramos da ciência e da tecnologia demonstraram que a capacidade intelectual criativa do ser humano vem alcançando níveis altíssimos de progresso no âmbito material em nosso planeta, enquanto isso o cumprimento dos direitos humanos progride em passos lentos.

Falar de cumprimentos desses direitos é algo complexo, ideológico, pois se uma pessoa faz parte do “partido de situação” certamente buscará informações que justifiquem que os direitos humanos estão sendo aplicados e respeitados de acordo com a lei. Porém, se esta pessoa for do “partido da oposição” seguramente encontrará diversos motivos para condenar o Estado, o Governo e principalmente o Administrador Público pela omissão do cumprimento desses direitos.

Segundo Oliveira (2012. p. 16 a 21) o Direito, seja ele Público ou Privado, é um dos métodos pelo qual a humanidade se organiza em grupos sociais sendo que o Direito Público se divide em diferentes grupos, de acordo com as normas sociais: Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Processual, Penal e Direito Internacional Público. Enquanto o Direito Privado se subdivide em Direito Comercial, do Consumidor, do Trabalho, do Internacional Privado e em maior destaque está o Direito civil (Lei Nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), o qual abrange principalmente as normas jurídicas gerais sobre as relações pessoais, familiares e patrimoniais.

O Brasil é um país republicano, cujo Estado se divide em três poderes: Poder Legislativo, Poder Judiciário e o Poder Executivo. Para o bem comum o Estado tem a função de criar leis, fazê-las ser cumpridas e administrar os bens públicos. A união dos “Três Poderes” tem a incumbência de estimular o desenvolvimento do progresso material nacional, assim como proporcionar oportunidades claras a todos os seres humanos, sem distinção de sua etnia, sexo, condição social, ideológica, cultura, política, religiosa a usufruírem desse progresso.

Ao se falar de Direitos Humanos, compreende-se o direito de um cidadão usufruir plenamente, independente de sua posição social, dos recursos disponibilizados pela natureza ou por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e de tecnologias já consagradas.

Todo ser humano, perante a Constituição de 1988, tem seus direitos garantidos (Art. 5º), e os direitos dos refugiados são avigorados no Art. 1º, da Lei Nº 9.474, de 22 de julho de 1997:

Art. 1º Será reconhecido como refugiado todo indivíduo que:

I - devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país;

II - não tendo nacionalidade e estando fora do país onde antes teve sua residência habitual, não possa ou não queira regressar a ele, em função das circunstâncias descritas no inciso anterior;

III - devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país.

Diante do disposto acima, fica claro que o Estado tem a missão de avalizar que as leis escritas não venham a ferir os direitos essenciais à vida. E, o Governo tem a obrigação de garantir que todo cidadão goze de uma moradia digna, de uma alimentação saudável, do direito de ir e vir, de saneamento, cultura, lazer, educação. Portanto, a aplicação dessas leis deve ocorrer por meio do esforço de um trabalho mútuo entre o Estado, o Governo, o Administrador Público, o Setor Privado bem como toda a sociedade civil. Enquanto “um” apontar o “outro” como sendo o responsável pela aplicação dos direitos essenciais à vida, a desigualdade social tende a aumentar.

Rafael Molica divulgou, no portal de notícias de Record, no dia 20-10-2015, a existência de uma comunidade quilombola, localizada a 320 km de Brasília (DF), que vivem totalmente à margem de todos os recursos tecnológicos disponibilizados, nas últimas décadas, aos cidadãos. As pessoas dessa comunidade “são vítimas de uma realidade rodeada por corrupção, descaso público, abuso sexual e exploração do trabalho infantil. Sem acesso à água, luz e educação o grupo ainda vive como se estivesse no século 19”.

Molica descreve que o descumprimento dos Direitos Humanos nessa comunidade quilombola é um comportamento abominável: “os abusos também eram cometidos por poderosos do local como empresários da cidade, comerciantes, vereadores e secretário da prefeitura”. O caso foi denunciado às autoridades policiais a fim de melhor investigar a situação e punir os responsáveis pelo descaso cometido com estes moradores.

Vivemos em um país democrático, “regime em que há a participação popular e é marcado pela ideia de soberania popular, segundo a qual todo poder emana do povo” (art. 1, parágrafo único da Constituição Federal de 1988). Contudo, esta participação se faz presente quase que exclusivamente nas eleições, a partir daí, salvo raras exceções, a população fica à margem de qualquer que seja as decisões. O Brasil é movido por uma malha política. Tudo que fazemos está diretamente ligado com as decisões políticas tomadas na Prefeitura, na Capital do Estado ou no Distrito Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com