TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E OS DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  7/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE – FCSGN[pic 1][pic 2]

Curso de Ciências Contábeis

RESPONSABILIDADE SOCIAL E OS DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Guarantã do Norte-MT

2016

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE – FCSGN[pic 3][pic 4]

Curso de Ciências Contábeis

Antônio Bacelar de Albuquerque

Cleiton Canofre

Daniel Pinto Costa

Dionathan Marques dos Santos

Mayara Bezerra Faria

Oziel Carvalho Costa

Rejani da Silva

Wesley Vitorino Barreto

RESPONSABILIDADE SOCIAL E OS DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho referente à disciplina de iniciação científica da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, como requisito parcial para obtenção de nota, sob a orientação da professora Esp: Keidiani Pereira e co-orientação do professor Esp. Pablo Oliveira de Souza.

Guarantã do Norte – MT

2016

INTRODUÇÃO

Muitas empresas estão percebendo que a responsabilidade social está crescendo no cenário empresarial brasileiro. Está em evidência que um posicionamento socialmente responsável é um diferencial competitivo que traz bons resultados. Nos últimos anos, esta ideia tornou-se uma questão estratégica, financeira e de sobrevivência para muitas organizações no País.

É observando esse novo cenário de empresas com responsabilidade social que surge o interesse de se pesquisar e compreender, como elas promovem melhorias no clima organizacional e nas ações dos direitos humanos, visando o bem-estar dos funcionários.

Visto que o clima organizacional refere-se aos aspectos internos da organização que levam a provocação de diferentes espécies de motivação em determinadas empresas, o clima organizacional depende muito da estrutura e cultura da empresa.

O desempenho é efeito da combinação de recursos: humanos, materiais, financeiros etc., para que os objetivos sejam alcançados é importante que as pessoas que trabalham nela saibam administra-los e que tenham vontade em realiza-los. Isso resulta num trabalho satisfatório quando o clima é bom, predominam as atitudes positivas como: alegria, entusiasmos, participações, dedicações, satisfação e motivação.

No clima ruim ocorrem as tensões, discórdias, desuniões, rivalidades, animosidades e etc. O clima é percebido nos atos e expressões dos funcionários na realização ou omissão de um trabalho.

Responsabilidade social são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas relevantes para a comunidade, contribuindo com a política social.

O auxilio pode chegar por meio de desenvolvimentos sustentáveis, projetos educacionais, trabalhos voluntários, criação de emprego e renda na comunidade, patrocínios, projetos culturais e etc. uma empresa que trabalha com um bom conceito de relacionamento com a população é tão importante quanto apresentar os produtos nos quais trabalham.

Por estas razões, esta pesquisa irá apresentar importantes temas como: Clima Organizacional, algumas atitudes de responsabilidade social empresarial, a ética no ambiente empresarial, como é tratado os direitos dos colaboradores, trabalho em equipe e liderança entre outros assuntos de extrema importância.

JUSTIFICATIVA

Os resultados aqui apresentados têm como intuito identificar o nível de cumprimento das ações relacionados à responsabilidade social das empresas para com seus colaboradores, através da metodologia de pesquisa de clima, identificando assim pontos críticos a serem trabalhados dentro do clima organizacional das entidades e aperfeiçoando os pontos positivos.

Portanto, dirigindo-se para a importância dos direitos humanos será indicado se o colaborador possui seus direitos respeitados pela empresa, como, por exemplo, usufruir de condições de trabalho dignas e de um ambiente empresarial saudável.

1. OBJETIVOS

1.1.  OBJETIVO GERAL

  • Verificar se as instituições financeiras são consideradas socialmente responsáveis, se elas desfrutam de uma boa imagem entre os funcionários e se as ações de direitos humanos, nas empresas estão sendo proporcionais há um local de trabalho de qualidade cada vez melhor.

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Demonstrar a importância das empresas que observam os direitos humanos.
  • Procurar saber a valorização da adversidade, o respeito às diferenças e a inclusão social.
  • Levantar pontos positivos a respeito da responsabilidade social nas entidades.

  1. METODOLOGIA

Através de pesquisa aplicada, o método utilizado será bibliográfico, através de pesquisas em artigos científicos e livros.

Segundo GIL (2002) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com materiais já elaborados, principalmente de livros e artigos científicos.

[...] o método é um conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança é economia, permite alcançar objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. (LAKATOS E MARCONI, 2003, p. 85).

Como técnica de pesquisa será utilizada um questionário, aplicados em três entidades de regiões distintas. A análise dos dados será feita através de gráficos.

  1.  CRONOGRAMA

ANO LETIVO: 2016

ATIVIDADES

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Escolha do Tema

-

Desenvolvimento do projeto

X

X

Entrega Projeto

X

Desenvolvimento

X

Pesquisa de campo

X

X

Tabulação de resultados

X

Conclusão da pesquisa

X

Entrega Trabalho Final

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (508.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com