TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos métodos de Custeio Variável e Custeio ABC em uma escola Publica

Por:   •  24/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

GABRIELA TEIXEIRA DA SILVA

JOÃO PAULO VASCONCELOS MARCHINI

MAILSON AUGUSTO MATOS ALVES

TATIELI RODRIGUES FOGACA

Aplicação dos métodos de Custeio Variável e Custeio ABC em uma escola Publica.

CAMPO GRANDE - MS

2016


GABRIELA TEIXEIRA DA SILVA[pic 2]

JOÃO PAULO VASCONCELOS MARCHINI

MAILSON AUGUSTO MATOS ALVES

TATIELI RODRIGUES FOGACA

[pic 3]

Aplicação dos métodos de Custeio Variável e Custeio ABC em uma escola Publica.

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Universidade Uniderp.
Orientador: Prof. Esp. Antônio Ricardo Catânio


CAMPO GRANDE - MS

2016

SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL        

2.2        OBJETIVOS SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

        

INTRODUÇÃO

Uma boa gestão é e sempre foi fundamental para o bom andamento das instituições, sejam elas publicas ou privadas, e a contabilidade pode ser utilizada como uma importante ferramenta para essa boa gestão. Seguindo esta mesma linha surge a Gestão Estratégica de Custos, que pode ser considerada um conjunto de ferramentas utilizadas na tomada de decisão, com diferentes métodos.

Neste presente estudo pretende-se aplicar os métodos de Custeio Variável e Custeio ABC a Escola Municipal Hércules Maymone, localizada no município de Campo Grande, MS, a fim de auxiliar na gestão e também mostrar uma maior transparência, principalmente por se tratar de uma instituição publica.

 PROBLEMA

O Problema em questão a ser apresentado é identificar qual o mais adequado método de custeio, Custeio Variável ou Custeio ABC, à Escola Municipal Hércules Maymone.

OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL

Visando sanar a problemática apresentada a cima, apresenta-se como objetivo geral, analisar e identificar entre os métodos de custeio, Variável ou ABC, qual melhor se aplica a entidade referida.

 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS

A fim de alcançar o objetivo estabelecido acima tem-se como objetivos secundários:

  • Analisar e a presentar os métodos de Custeio Variável e Custeio ABC.
  • Apresentar e classificar os gastos e custos da entidade referida.
  • Comparar os resultados obtidos pelos métodos de custeio citados acima.

Apontar qual o melhor método à ser aplicado

JUSTIFICATIVA

O tema pesquisado se mostra importante, pois tem como finalidade demonstrar o gerenciamento de custos como uma relevante ferramenta na administração.

 Para a instituição estudada, este pode servir como um meio de analisar sua atual estrutura de custos e qual a melhor maneira de demonstra-los e gerencia-los, podendo assim traçar estratégias para a tomada de decisões tanto no tempo presente quanto no tempo futuro, dando maior clareza e transparência na utilização dos recursos públicos.

 Para nós enquanto acadêmicos, este trabalho possibilitara a aplicação dos estudos realizados em sala na pratica, contribuindo assim para uma melhor formação e crescimento profissional.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Dentro de um novo mercado globalizado e altamente competitivo, em que as tecnologias, estão rompendo as fronteiras aumenta as negociações. A preocupação das empresas se volta, então, em ter uma gestão eficaz e eficiente, com a finalidade de obter um desempenho excelente.

Para tanto é necessário estabelecer estratégias, desenvolver novas ferramentas de análises que ajudem na tomada de decisão.

A contabilidade de custos apresenta vários sistemas de custeio em que determinados métodos são aplicados apenas para fins gerenciais, pois possuem restrições impostas pela legislação para fins contábeis. Esse desenvolvimento de métodos se deve à necessidade de as organizações, hoje, buscarem ferramentas que auxiliem na avaliação de desempenho de forma que apoie a tomada de decisões.

Custeio Variável (ou Custeio Direto) e o ABC (Activity Based Costing), o primeiro não é aceito para fins tributários e contábeis, apenas para fins gerenciais; o segundo pode ser utilizado tanto para fins contábeis quanto para fins gerenciais.

Os dois métodos são confrontados em seus aspectos gerenciais, contrapondo as vantagens e desvantagens de seu uso dentro das organizações.

As organizações enfrentam o movimento do mercado globalizado, surge, então, a necessidade de desenvolver e utilizar ferramentas que auxiliem na tomada de decisão.

Um dos tormentos, para as empresas, que se referem aos custos é, fazer o planejamento, ter o controle e analisar o desempenho se tornam imprescindíveis para sua sobrevivência no mercado.

A contabilidade de custos apresenta vários métodos de custeio, é importante que a empresa tenha conhecimento sobre as vantagens e desvantagens desses sistemas, do método de custeio variável e o ABC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com