TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas de atuação

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CIÊNCIAS ATUARIAIS        

3        CONTROLADORIA        

4        REGIME CUMULATIVO E NÃO CUMULativo de PIS E COFINS.        

5        ELISÃO FISCAL E EVASÃO FISCAL        

6        AUDITORIA INTERNA E EXTERNA        

7        A IMPORTaNCIA DOS CONTROLES INTERNOS        

8        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

      Com o tema Área de atuação abordada abaixo posso passar para vocês um pouco sobre o objetivo das ciências atuarias, sobre as principais características do profissional de atuaria, sobre a importância e a função da controladoria dentro de uma empresa, foi comentado também sobre o regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS e suas diferenças no impacto do planejamento tributário, elisão fiscal e evasão fiscal e por ultimo a importância dos controles internos e as características da auditoria interna e externa. Então a empresa EURO AUTOMAÇÂO INDUSTRIAL LTDA, com sua atividade de comércio e manutenção de máquinas industriais, solicitou minha ajuda para tirar suas dúvidas sobre como administrar melhor a empresa, principalmente sobre a questão do Planejamento Tributário.

            Após o estudo dos assuntos citados, o senhor José Carlos responsável pela empresa, saberá a melhor maneira de regime de tributação que deverá adotar na empresa, e a importância de cada item abordado que envolva a questão de atuaria.


  1. CIÊNCIAS ATUARIAIS

 O objetivo fundamental do profissional de atuaria é desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. É o estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de avaliar os riscos com relação às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensões, também como detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional define o nível de reservas que todas as empresas devem ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados, como por exemplo, o seguro de vida, seguros de danos, seguros de veículos, entre outros seguros privados.

As principais características do profissional atuarial é ter formação superior em Ciências Atuariais onde terá conhecimento em matemática atuarial, estatística, economia, finanças e administração, e precisa desenvolver capacidades de percepção ambiental, ter agilidade, capacidade em tomar decisões, comunicabilidade, entre outras qualidades.

No Brasil, a profissão do atuário é regulamentada pelo Decreto-Lei n° 806/89, Decreto 66.408/70 e normas complementares. Para atuar na área, o profissional graduado ainda deve estar inscrito em livro próprio, no Ministério de Trabalho e Emprego.


  1. CONTROLADORIA

O objeto da controladoria é fazer com que as atividades da empresa sejam medida e avaliada e com esses resultados acompanhar e comparar com o desempenho das outras empresas do ramo para mostrar aos gestores como seu resultado poderia ser maior e apontar as devidas correções nas atividades.

A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, então, a função é suprir com a demanda por controladoria.

Para ser um bom controller é necessário ter o conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, e produção. Este conhecimento vem de um controle preciso de indicadores da empresa, que envolvem um melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos, das finanças e da tecnologia da informação. O controle precisa envolver auditorias complexas e que chegam a um nível bem detalhado nos quais não aparecem nos relatórios contábeis. Precisa também demonstrar a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando a implantação de ações de melhorias. Precisa fornecer as informações em linguagem clara.

Então a função da controladoria nas empresas é: ajudar o processo de gestão dando suporte e apoio para projeções e simulações sobre eventos econômicos que possam afetar as decisões dos gestores, elaborarem a avaliação de desempenho, apoiar na avaliação de resultado, gerenciar os sistemas de informação e atender aos agentes do mercado através da interação com o meio externo.


  1. REGIME CUMULATIVO E NÃO CUMULativo de PIS E COFINS.

No planejamento tributário é muito importante saber quais impostos que as entidades recolhem ao fisco que podem de alguma maneira gerar créditos, podemos destacados o PIS e o COFINS, que são impostos incidentes sobre o faturamento, são definidos como aqueles que tributam as receitas no momento da entrega de bens ou serviços.

 No regime de Incidência Cumulativa a base de cálculo é a receita operacional bruta da pessoa jurídica, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos. Neste regime, as alíquotas de contribuição para o PIS é de 0,65%, e do COFINS é de 3%. Essas alíquotas têm base nas pessoas jurídicas de direito privado, e que apuram o IRPJ com base no Lucro Presumido ou Arbitrado.

No regime de Incidência Não Cumulativa, o regime de incidência da contribuição para o PIS foi instituído em dezembro de 2002, através da Lei 10.637/2002. E o regime de incidência da contribuição para o COFINS foi instituído em fevereiro de 2004 e a Lei que disciplina o regime de não comutatividade da COFINS é a Lei 10.833/2003, neste regime é permitido o desconto de créditos apurados com base em custos, despesas e encargos da pessoa jurídica. Suas alíquotas são de 1,65% para o PIS e 7,6% para o COFINS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com