TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo: Uma Reflexão Obre a Contabilidade  Caminhando por Trilhas da Teoria Tradicional e Teoria Crítica

Por:   •  15/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo: Uma reflexão obre a Contabilidade  caminhando por trilhas da Teoria Tradicional e Teoria Crítica

O que é Contabilidade

O artigo foi desenvolvido por Sérgio de Iudícibus, na Revista de Administração e Contabilidade da Unisinus, a partir de estudos onde mencionam a existência e a continuidade da Contabilidade, para aprofundar conhecimento sobre tal objeto, utilizou-se uma metodologia dedutiva com base na Teoria crítica e seus pensadores na Escola de Frankfurt. Com um imenso conceito sobre o que é Contabilidade, observa-se diferentes especulações  para justificar a existência, a preservação e a continuidade da Contabilidade, diversos pensadores chegam ao contexto geral, onde seu principal estudo é visto como uma ciência, um sistema, uma técnica, ou até mesmo uma arte. Essas respostas advêm de percepções de estudantes na graduação ou na pós-graduação. Essas especulações nos mostram que a Contabilidade evidencia grandes proporções, mas que não sejam expressas com o mesmo sentido. Outros desafios diante dos mesmos estudantes foi questionar sobre “para que serve a Contabilidade”, e as respostas poderiam sugerir: calcular impostos, controlar o patrimônio, calcular o resultado. Também poderia perguntar, com atua a Contabilidade, as respostas poderiam ser repetidas, com pensamentos semelhantes, como por exemplo, elaborando balanços, as escriturações, realizando perícias,etc.

É notório acreditar que essas três perguntas servem como um alicerce, uma base mental, de pessoas que se dedicam ao estudo, ensino e pesquisa. Esse estudo apresenta um ensaio teórico, guiado por uma das teorias críticas, os filósofo Max Horkhemer, em seu artigo de 1937 “Teoria Tradicional e Teoria Crítica”, Junger Habermas, com sua “Racionalidade e comunicação”, e Axel Honneth em sua tese intitulada “Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais” (2003). Nesse sentido será perseguido um conceito sobre as perguntas anteriormente formuladas.

Ao longo dos anos existem diversas opiniões para definir o que é Contabilidade, a Associação Americana de Contadores, têm uma visão semelhante ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis, onde define que Contabilidade é uma estrutura conceitual básica para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis. Quando o CFC, aprovou a NBCT01 “Estrutura Conceitual Básica para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis” , podemos entender que esse conceito aplica-se a todos os profissionais de contabilidade, mas mesmo assim a NBCT01 mantém na Resolução 750, onde descreve que Contabilidade representa uma essência das doutrinas e teorias relativas da Contabilidade, sendo em seu sentido mais amplo de ciência social cujo o objeto é o patrimônio das entidades. O IBRACON, diferente do CFC que define contabilidade como ciência social, aprovou em 1986 a Resolução que fala que para eles não seria de grande interesse, se a Contabilidade é ciência ou não, pois para os usuários, tratar-se-ia de um sistema de informação útil para suas decisões: “A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.” (CVM, 1986).

Então adentramos a um impasse sobre o verdadeiro significado da Contabilidade, para a IAS/IFRS, trabalho conduzido pelo CPC e CFC, onde define a Contabilidade como ciência social baseada em princípios, mas já para o IBRACON, refere-se que não há uma sequência lógica de Postulados, Princípios e Convenções, piis apresenta duas premissas básicas, a continuidade e a competência. Qual seria a definição para a Contabilidade, poderíamos pensar que para ser uma ciência social, nãom poderia colocar como estudo o patrimônio das entidades, pois é algo que está fora dela, pois o patrimônio seria definido como resultado de suas próprias práticas contábeis, criando um círculo vicioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com