TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade: Desde o advento da Teoria Cientifica de Taylor

Por:   •  31/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o advento da Teoria Cientifica de Taylor, até os dias atuais, a administração das empresas passa por um intenso processo de modernização. De acordo com Chiavenato (1983), a Administração revela-se como uma das áreas do conhecimento humano, mais impregnadas de complexidades e de desafios.

Motivado pela globalização e pelo avanço tecnológico, a gestão de empresas passou a ter uma nova modelagem, pautando os seus objetivos em informações, gerando um complexo sistema para que possam ser tomadas as melhores decisões.

Segundo Gil (1992), as decisões organizacionais são tomadas em três condições ambientais: certeza, risco e incerteza. Nas micro e pequenas empresas esta analise é ainda deficiente, devido ao pouco conhecimento das informações que circunda as empresas. Os ambientes de certeza existem quando às informações são suficientes para prever os resultados de cada alternativa antes da sua implantação. O desafio consiste em simplesmente localizar as alternativas que ofereçam a solução melhor ou ideal. Deste modo, a Contabilidade torna-se peça chave para criar os níveis de certeza adequados para se tomar a decisão.

Já os ambientes de riscosão aqueles em que os tomadores de decisão não têm certeza absoluta quanto aos resultados dos vários rumos de ação, mas tem algum senso das probabilidades relacionadas com a ocorrência. Essas probabilidades podem ser calculadas através de procedimentos estatísticos objetivos ou através de intuição pessoal, demonstrados nos inúmeros relatórios oferecidos por uma Contabilidade coesa e coerente.

Ambientes incertos existem quando os tomadores de decisão não têm informações a ponto de serem incapazes até mesmo de estimar as probabilidades das várias alternativas e resultados. Este é o mais difícil dos três ambientes de decisão. A incerteza obriga os tomadores de decisão a basear-se muito na criatividade individual e do grupo, para conseguir solucionar problemas, desta maneira a contabilidade serve de base para prever os índices e os resultados da tomada de decisão, no entanto as empresas de pequeno porte ainda são mal orientadas neste tipo de gestão de recursos.

Há muito tempo, as micro e pequenas empresas vêm sendo, alvo de atenção no cenário econômico, devido ao seu potencial de geração de renda e de emprego. De acordo com La Rovere (1999), esta atenção se intensifica à medida que os atributos de flexibilidade e rapidez de adaptação às demandas do mercado, características de muitas empresas são valorizadas. Assim, ampliação dos conhecimentos de gestão organizacional, passa a ser um instrumento de estímulo ao crescimento e à competitividade dos mais diversificados setores da economia nacional.

A sobrevivência de uma empresa, está relacionada à capacidade de antever cenários adversos ou favoráveis e realizar mudanças rápidas de rumo para se adaptar à nova realidade.Nessas circunstâncias, a escrituração contábil é fundamental para orientar o gestor nas decisões que precisam ser tomadas.

Portanto, com a análise dos mais variados ponto de vista e o maior número de informação possível, a Contabilidade pode tornar as Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), mais competitivas, melhorar as suas relações externas com seus clientes e fornecedores, findar com a sonegação fiscal e diminuir a mortandade dessas empresas no País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com