TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo contabilidade

Por:   •  9/8/2016  •  Artigo  •  4.575 Palavras (19 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 19

UTILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA

Cecília Nascimento Pires Alves

Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: cecilia_npas@yahoo.com.br

Claudia Jeremias Ávila

Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: claudiajeremiasavila@gmail.com

Daniela Corrêa 

Especialista

Professora no curso de Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

E-mail: daniela.correa1@unisul.br

RESUMO

A presença do profissional contábil é cada vez mais imprescindível para a sociedade e para as organizações, assim a ideia do profissional que somente preenchia guias e agilizava o pagamento deve ser deixada para trás. Atualmente, a principal característica desta profissão é o crescimento aplicado no desenvolvimento humano e social. Desse modo, o contador deve estar qualificado para acompanhar as mudanças e se adaptar às novas realidades. A contabilidade representa o principal meio de controle empresarial e, segundo especialistas, falta profissionais qualificados no mercado de trabalho para a execução de várias tarefas, desde a escrituração até a auditoria. Com esse novo perfil de profissional, o mercado será ampliado, e a remuneração tenderá a crescer. O objetivo em conhecer a utilidade das demonstrações contábeis para os usuários da contabilidade na região sul catarinense foi atingido, através pesquisa bibliográfica  e estudo de caso por meio de um questionário aplicado a empresários da cidade de Imbituba. Das empresas entrevistadas, concluímos que falta interesse dos empresários em conhecer as demonstrações contábeis e acabam efetuando-as apenas por obrigação.

Palavras-chave: Carreira. Contabilidade. Mercado de trabalho.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente é crescente a competitividade entre as empresas. Por isso, há necessidade de que cada organização esteja atenta às demandas, obtendo o conhecimento do próprio negócio, fator esse, determinante para a sobrevivência. O desenvolvimento tecnológico e das corporações, a complexidade do ambiente econômico e o nível de incerteza têm dificultado esse conhecimento e, consequentemente, a gestão dos negócios.

Conforme Marion, (2009, p.25): “A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.” Para que haja a sobrevivência das empresas, as mesmas necessitam de informações que forneçam subsídios para tomada de decisões. Na atualidade, o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação.

Antes mesmo da habilidade do homem em escrever e calcular, ele já manifestava, por meio de inscrições e pinturas, as suas noções de qualidade e quantidade das coisas.

A contabilidade nas empresas serve para nortear a tomada de decisões, e diante deste contexto, o contador deverá desenvolver habilidades e competências necessárias para sobreviver a este novo cenário. O objetivo desse estudo é verificar a utilidade das demonstrações contábeis para usuários da Contabilidade na região sul de Santa Catarina. Sendo que, com todas as mudanças envolvendo a contabilidade como o uso das normas internacionais, é importante verificar se os usuários da contabilidade estão fazendo uso destas informações para que possam ter o controle da sua empresa e principalmente para auxiliá-los na tomada de decisões.

Este projeto foi elaborado para verificar a utilidade das demonstrações contábeis para os usuários da contabilidade na região sul de Santa Catarina.

A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Foram entrevistadas empresas da região de Imbituba por meio de questionário objetivo enviado via email.

Este artigo está estruturado na primeira sessão com a Introdução, seguida da Revisão da Literatura na parte de numero 2. A terceira sessão é Metodologia da Pesquisa, 4 é analise de dados, e por ultimo, na quinta sessão, as considerações finais.

2 REVISÃO DA LITERATURA

        Marion (2006, p.26) considera a contabilidade como um instrumento pelo qual ajuda a administração de uma empresa nas tomadas de decisões, avaliando e analisando todos os dados econômicos da organização a partir de relatórios. As demonstrações contábeis se caracterizam como os próprios relatórios ou sumários que evidenciam os aspectos econômicos e ou patrimoniais.

 As principais demonstrações contábeis têm por finalidade realizar um balanço patrimonial, caracterizando assim os bens e também a posição financeira de uma determinada organização. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um tipo de demonstração que evidencia os lucros e ou prejuízos em um tempo de exercício pré-determinado, comparando assim despesas, receitas e outras atividades econômico-financeiras do período. (Bruni e Famá, 2006, p.77).

2.1 Contabilidade como ciência da informação

A informação é encarada, atualmente, como um dos recursos mais importantes de uma organização, contribuindo decisivamente para a sua maior ou menor competitividade. De fato, com o aumento da concorrência tornou-se vital melhorar a capacidade de decisão em todos os níveis.

Segundo Bill Gates apud (PEREIRA:1997), “informação é algo que alguém deseja saber, e está disposto a pagar por ela. A informação não é tangível nem mensurável, mas é um produto valioso no mundo contemporâneo porque proporciona poder”.

Com a finalidade de assegurar seu controle e fornecer aos seus gestores as informações necessárias à ação administrativa, bem como, aos proprietários do patrimônio e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela organização para alcançar os seus fins, Marion (2009 p. 28) “acrescenta que todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (424.4 Kb)   docx (453 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com